Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Marc...
Tela cheia

Compilador Open64 5.0 traz muitas novidades

10 de Novembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 247 vezes

Logo Open64Originalmente: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAxMzg

Open64, o compilador de código aberto (licenciado GPLv2) para C/C++ e Fortran que é apoiado pela AMD e foi desenvolvido também pela SGI, HP, e diversas universidades e organizações de pesquisa, atingiu um marco importante hoje. A versão 5.0 do Open64 foi disponibilizado com muitas mudanças.

Open64 pode não ser tão conhecido quanto o GCC -- ou tão popular, nestes tempos, como o LLVM/Clang -- porém esta por ai a quase uma década e ainda esta recebendo novos colaboradores e desempenha importante papel dentro da AMD, NVIDIA, Hewlett-Packard, e muitas organizações de pesquisa. O anúncio de lançamento do Open64 5.0 descreve as maiores mudanças nesta versão tais como melhorias na performance, novas otimizações, mudanças na infraestrutura e correções de erros. Open64 é oficialmente suportado nas arquiteturas i386, x86_64 e IA-64.

Algumas das mudanças mais especificas no "nível de baixo", que vale a pena apontar, são o suporte estendido a IA-64, melhorias na performance de ponto flutuante quando usado a opção -O3, vetorização aprimorada, otimização estendida do loop, otimização frame-pointer e muitas outras otimização no compilador. Também existe um suporte melhorado para a geração de código do conjunto de instruções SSE4, AVX, e FMA. Este irá beneficiar os CPUs AMD Bulldozer tais como o AMD FX-8150.

Outros itens no Open64 5.0 incluem "suporte compreensivo e otimizado para o processador Bulldozer", escalonador de registro "pressure-based" aprimorado, e um algoritimo "best-fit loop unrolling". O frontend GCC3 foi descontinuado assim como o suporte ao IRIX, e devem ser completamente excluído nos próximos lançamentos.

Para aqueles se perguntando porque usar o Open64 ao invés do GCC, para alguns casos os binários produzidos pelo Open64 podem ser mais rápido que o do GNU Compiler Collection. A maioria das melhorias de performance são para dispositivos AMD. AMD também mantém um branch do compilador Open64, que também será atualizado para a versão 5.0 em um futuro próximo. Open64 é também licenciado GPLv2 enquanto o GCC é GPLv3, o que deixou chateado algumas companhias que antes gostavam do compilador padrão GNU.

Anúncio de lançamento
http://sourceforge.net/mailarchive/forum.php?thread_name=7691DC9FC60C9E4F88A0BBCA628F55FF054B9A35C6%40sausexmbp02.amd.com&forum_name=open64-devel

Algumas análises do Open64
http://www.phoronix.com/vr.php?view=16637
http://www.phoronix.com/vr.php?view=16638


Tags deste artigo: gplv2 open64 compilador software livre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.