Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Organização

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio

Realização

LinguÁgil no Twitter

410 Gone

LinguAgil

Tela cheia

Programação

13 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 7386 vezes

Geral

Turno 5a-feira (16/09)
6a-feira (17/09)
Sábado (18/09)
Manhã/Tarde Mini-cursos

Mini-cursos

Palestras / Boteco LinguÁgil

Noite Dojo LinguÁgil
Dojo Noosfero -

Palestras - Sábado (18/09)

Local: UniJorge - Campus Paralela [mapa]

Hora Título Palestrante Slides
8:30 Abertura - Linguágil - Misturando Linguagens e Agilidade
Organização
9:00 Pessoas - você provavelmente não as entende ainda Fábio Akita
09:50 PHP e o Desenvolvimento Mobile Web Bruno Fernandes Pereira (vulgo PorKaria) Link
10:40 Iniciativa Ágil no Governo do Ceará Henrique Landim
pdf
11:30 Agilizando Desenvolvimento Java com Demoiselle
Cleverson Sacramento "Zyc" e Marlon Carvalho
pdf
12:20 Intervalo para almoço

13:30 Por que Python?
Marco André Mendes
link
14:20 Dicas de Desenvolvimento Web com Ruby Fábio Akita link
15:10 Linguagens, certificações e etc.: onde devo me especializar? Guilherme Chapiewski
16:00 Coffee-break
16:30 Boteco Linguágil - É a agilidade só o princípio de algo muito maior?

Todos os Palestrantes

Coordenação: Alexandre Gomes

18:00 Retrospectiva Boteco Todos
18:30 Encerramento Organização

Mini-cursos 5a-feira (16/09 das 8 às 12h - 13:30 às 17:30h)

Local: UniJorge - Campus Costa Azul [mapa]

Atenção: O mini-curso de Java EE 6 foi transferido para a UniJorge Paralela. Os demais continuam no Costa Azul.

Thread Título Carga Horária
Instrutor Slides
Agile
Dinâmicas Ágeis
8h Márcio Albuquerque
RoR Ruby 4h (manhã)
Antonio Terceiro (Colivre)

pdf / code

RoR Rails 4h (tarde)
Alberto (Caelum)
Java Novidades da Java EE 6
8h Cleverson Sacramento "Zyc" e Marlon Carvalho

Mini-cursos 6a-feira (17/09 das 8 às 12h - 13:30 às 17:30h)

Local: UniJorge - Campus Costa Azul [mapa]

Atenção: O mini-curso de Python foi transferido para a UniJorge Paralela. Os demais continuam no Costa Azul.

Thread Título Carga Horária Instrutor Slides
Agile Conhecendo o Scrum na Prática
8h Henrique Landim pdf
Python Python para Programadores
8h Marco André Mendes
PHP
Iniciando no Desenvolvimento Mobile Web
4h (manhã)
Bruno Fernandes Pereira (vulgo PorKaria)
LinguÁgil
Sith Refactoring - O BigUpFrontDesign contra-ataca
4h (tarde)
Guto Maia

Coding-Dojo

Nunca ouviu falar sobre Coding-Dojo? É uma técnica de treinamento que remete as artes marciais. O dojô é o local onde os movimentos da luta são repetidos a exaustão, sempre fazendo pequenas melhorias a cada repetição. O treino deve reunir pessoas para resolver um problema simples de programação em conjunto, usando apenas um computador ligado a um projetor. Duas pessoas (piloto/copiloto) começam a resolver o desafio enquanto os outros assistem e participam apenas tirando suas dúvidas. Periodicamente, piloto deixa o computador para dar lugar a outra pessoa, enquanto o co-piloto toma seu lugar. [Fonte: Dojo Floripa]

Inspirado no post Apelo: parem de "ensinar" Comp. I nas faculdades!, há cerca de 2 meses a galera do LinguÁgil começou a realizar seções de Dojo, registradas no recém criado grupo Dojo-Bahia, aberto a quem quiser participar. No evento, serão duas oportunidades com vagas limitadas! Serão na UniJorge - Costa Azul.

Dojo LinguÁgil - 16/09 - 19 às 21h Dojo Noosfero - 17/09 - 19 às 21h
Junte-se a nós nesse treino de programação envolvendo Mobile, é tudo o que podemos dizer por enquanto. Ainda estamos trabalhando no desafio, mas você já pode se inscrever e não vai se arrepender.

Noosfero é uma plataforma web para redes sociais, um projeto de software livre desenvolvido em RubyOnRails, utilizado no site do próprio LinguÁgil. Neste Dojo você poderá conhecer melhor o Noosfero e como se tornar um contribuidor.

Contribuindo sobre o Noosfero

Palestras

Pessoas - você provavelmente não as entende ainda

Gerentes ou programadores, ambos gastam muito tempo tentando entender processos e metodologias para aumentar a produtividade. Porém, toda metodologia fala apenas sobre os aspectos técnicos dos projetos, raramente os humanos. E a razão é simples: por que ignorar os problemas de pessoas é mais fácil. Mas se a maior partes dos problemas num projeto nunca é técnica, sempre é humana, o que fazer?

PHP e o Desenvolvimento Mobile Web

# O que é Desenvolvimento Mobile Web
# O PHP no mundo Mobile
- Integração Gateway (Envio de SMS)
- Qr-code
- Identificando o dispositivo móvel e seus recursos
# Construindo um site em versão Mobile
- Do Zero
- A partir de um CMS (Wordpress, Joomla e Drupal)

Iniciativa Ágil no Governo do Ceará

Estaremos apresentando o Modelo e o Processo de um caso de sucesso de uso do SCRUM no Governo do Estado do Ceará. A visão apresentada é de uma das empresas participantes do Projeto. De quem partiu a iniciativa? Como foi o modelo organizacional criado para possibilitar a contratação dentro de um escopo variável? Quais os envolvidos e suas atribuições? Como funciona o processo neste contexto? Conversaremos sobre essas e outras questões desse caso de sucesso.

Agilizando o Desenvolvimento Java com Demoiselle

Atualmente o framework está em processo de re-estruturação para atender aos novos paradigmas de desenvolvimento Java, aderentes à nova especificação JEE6. Dentre as novas tecnologias, estão: JavaServer Faces 2.0 (JSF2), Java Persistence API 2.0 (JPA2), Context and Dependency Injection (CDI), Servlet 3.0, Validation API 1.0, Facelets e muito mais. Além disso, o projeto dispõe de ferramentas que agilizam a preparação do ambiente de codificação na plataforma Linux, utilizando o Advanced Packaging Tool (APT).

O Demoiselle conta com uma série de extensões e componentes que potencializam a atuação do framework. Com o novíssimo componente crud é possível implementar casos de uso rapidamente, aumentando a produtividade no desenvolvimento Java. Se você ainda não conhece o Demoiselle, não perca esta oportunidade. Se você já conhece, prepare-se para descobrir um novo framework.

Por que Python?

Python é uma linguagem livre, que se caracteriza pela sintaxe simples, legibilidade do código e grande quantidade de módulos para os mais diversos fins. Embora pouco conhecida comercialmente, existem casos consideráveis de sucesso no uso de Python e de ferramentas que utilizam a linguagem como base. Serão apresentadas dez razões que levariam uma pessoa a iniciar o estudo ou aprofundar-se na linguagem de programação Python. Serão mostradas razões técnicas, casos de sucesso de uso no Brasil e no exterior e possibilidades de emprego ou negócios. Toda a apresentação foi desenvolvida a partir de ampla pesquisa e entrevistas com as pessoas dentro de organizações. O público-alvo desta palestra é composto por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento da linguagem, acadêmicos, professores e pessoas com interesse de uso de Python em projetos nas organizações.

Dicas de Desenvolvimento Web com Ruby

GQuando um site está lento, muitos programadores são rápidos em culpar a tecnologia utilizada. Invariavelmente alguém decide reescrever um sistema só por causa disso. Porém, a escolha da linguagem ou plataforma raramente é a razão da lentidão de um sistema. Nesta apresentação a intenção é mostrar uma série de técnicas, simples, que pode ser adaptada para qualquer linguagem além de Ruby.

Linguagens, certificações e etc.: onde devo me especializar?

Nesta apresentação falaremos do cenário atual do mercado em relação a linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento em geral, passando pelo que significam as certificações e como os profissionais de desenvolvimento deveriam se posicionar no mercado.

Boteco LinguÁgil - É a agilidade só o princípio de algo muito maior?

Não se sabe ao certo onde começa e onde termina a agilidade. Paralelo ao seu propósito original, de aprimoramento da qualidade do software mundial, emergem associados ao movimento ágil uma série de outros comportamentos que, em essência, pouco se relacionam à programação de computadores. A hierarquia entre empregados e empregadores está cada vez mais difusa. Conferências técnicas são cada vez mais locais para o debate de ideias, e não tecnologias. Por isso os termos "especialista generalista" ou "programação poliglota", que fazem parte da essencia da filosofia do LinguÁgil. Os especialistas do passado usam agora tecnologias das quais eram contra. E, 'nunca antes na história deste país' falou-se tanto sobre empreendimentos de TI. Afinal, até que ponto a agilidade se relaciona a tudo isso? Será ela o elemento catalizador para uma sequência de transformações da indústria? Ou terá sido apenas coincidência seu surgimento em meio a um novo modelo mental que se estabelece?

Mini-Cursos

Dinâmicas Ágeis - 16/09 - Manhã/Tarde - 8 às 12h - 13:30 às 17:30

Este é um curso para quem quer ensinar métodos ágeis e não sabe como. É um curso para aqueles que querem ter um gostinho dos processos e práticas ágeis mais usados, mas ao mesmo tempo se divertir. Este curso abordará, na prática, como usar dinâmicas para ensinar SCRUM, XP, Lean, etc. Ao final, dicas de como construir sua própria dinâmica! Aprenda e ensine brincando!

Ruby - 16/09 - Manhã - 8 às 12h

Ruby é uma das linguagens com maior crescimento dos últimos tempos. Flexível, fácil, ágil e divertida. Aprenderemos nesse cursos os principais recursos e fundamentos desta linguagem 100% orientada a objetos, abrindo um grande leque de opções para desenvolvedor.

Rails - 16/09 - Tarde - 13:30 às 17:30

4 horas podem ser pouco para apresentar um framework, mas com Rails veremos que muito será feito. Nesse tutorial você verá não apenas um scafold, mas também modificará um pouco suas entidades e tela, criando uma pequena aplicação completa que vai fazer você finalmente entender o porquê de tanto hype em cima do Rails.

Novidades da Java EE 6 - 16/09 - Manhã/Tarde - 8 às 12h - 13:30 às 17:30

Conheça e pratique as principais novidades da nova especificação Java EE 6, abordando assuntos como JavaServer Faces 2.0 (JSF2), Java Persistence API 2.0 (JPA2), Context and Dependency Injection (CDI), Servlet 3.0, Validation API 1.0, Facelets, Enterprise JavaBeans 3.1 (EJB 3.1) e muito mais.

Qual será o foco deste mini-curso? O que a comunidade julgar mais interessante! Como vamos saber o que é mais interessante? Simples, clique aqui para acessar a enquete, votar e saber mais detalhes do que será tratado neste mini-curso.

Conhecendo o SCRUM na Prática - 17/09 - Manhã/Tarde - 8 às 12h - 13:30 às 17:30

O objetivo deste Curso é dar aos participantes um background suficiente para que estes tenham condições de aplicar os conhecimentos adquiridos em seus ambientes de trabalho. Neste sentido os alunos vivenciarão durante o Curso um ciclo de gerenciamento com o SCRUM através da realização de um projeto fictício, consolidando com a prática os conceitos que serão apresentados sobre o Ágil e o SCRUM.

Python para Programadores - 17/09 - Manhã/Tarde - 8 às 12h - 13:30 às 17:30

Curso aberto aos acadêmicos e público em geral. É interessante que o aluno já domine a programação estruturada e tenha uma base de programação orientada a objetos em qualquer linguagem. Serão apresentados os principais recursos da linguagem Python, incluindo comandos de entrada e saída, variáveis, tipos, estruturas de decisão e repetição, funções, manipulação de arquivos, estruturas de dados nativas (listas, tuplas, diconários), orientação a objetos (classes, objetos, métodos, etc.).

Iniciando o Desenvolvimento Mobile Web - 17/09 - Manhã - 8 às 12h

O curso aborda os serviços de Identificação de Dispositivo Móvel, Integração com Gateway para envio de SMS, Criação de Sites Mobile e Geração de QR-Code. Os serviços mais requisitados hoje no mercado do Desenvolvimento Mobile Web.

Carga horária: 4 horas
Plano de curso:
* Identificando o dispositivo móvel e seus recursos
- IsMobile
- Tera-Wurfl
* Integração com GateWay para envio de SMS
- cURL
* Criação de Site Mobile
- A procura do padrão Mobile
- Criando um site institucional simples.

* Criação de QR-Code

Sith Refactoring - O BigUpFrontDesign contra-ataca - 17/09 - Tarde - 13 às 17:30h

Este workshop pretende mostrar um lado negro da força agil. Deixar cair o manto do over-planning e big-up-front-design em prol de alcançar um design evolutivo de código.

Extremming Programming (XP) nos ensina a programar focado em testes (TDD), em passos curtos, em pares e a por último a refatorar. Contudo refatorar, exigem técnicas que beiram o estado da arte. Simplificar e adaptar o código ao ponto em que o custo de uma manutenção ou a inclusão de uma funcionalidade tenda a zero é quase uma utopia socialista de livros Marxistas – Viva la revolucion!

Tendo como base um projeto, com implementações em Java, PHP e JavaScript iram ser analisados os primeiros passos da refatoração. Cada passo será guiado pelos mal cheios de códigos encontrados. A escolha do projeto tem como premissa um código, que ainda com uma UML bem definida arquiteturalmente e completamente funcional o custo evolucionário seja alto.

Todas as metodologias ágeis tratam de melhoria continua, de meditar sobre um objetivo realizado e procurar oportunidades. Refatorar é um desses momentos de reflexão.

Sith Refactoring é voltado aos padawans pragmátivos e os jedi-master testers que se sintam tentados a conhecer o outro lado da força.


 

 


Tags deste artigo: linguagil programacao mini-cursos palestras

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.