Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Topo Coisas da Ka

Tela cheia
 Feed RSS

Blog da Ka Menezes

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)
Vamos lá minha gente. Se é pra viver, tem que ser de verdade, e não no arremedo. Então, vou começar o exercício de viver o Noosfero, migrando meu blog para a Comunidade Software livre.

Campus Party: exploits, vilõezinhos insólitos

28 de Janeiro de 2014, 18:26, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Campus Party é, no minimo, interessante… para não dizer que é uma loucura transitar pelos corredores repletos de pessoas com seus computadores e outras tecnologias.

Mas o mais bacana, logo assim, no primeiro momento, são as pessoas que a gente conhece e os saberes que compartilhamos.

Logo conheci Mauro Risonho especialista em segurança na internet. Em apenas 30 minutos de conversa, ele contou sobre uns tais exploits, códigos que exploram vulnerabilidades dos sistemas nos quais são instalados… e sabe como essas coisas chegam até nossas máquinas? De maneiras que sequer desconfiamos: por arquivos PDF, MP3, jogos… qualquer informação que possa ser convertida em arquivo para trazes um exploit a ser usado de modo malicioso. E vejam bem, como eu disse antes: inclusive em PDF!

Para saber se os arquivos possuem esse vilãozinho instalado, Mauro explica como fazer no seguinte post. Parece complicado… mas é mais complicado lidar com as consequências desse código nos nossos sistemas…




Registros de amor infantil

14 de Janeiro de 2014, 22:03, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Faz algum tempo que Ian, meu pequeno de 3 anos de idade, insiste em verbalizar seu carinho pela colega Clarinha. Já afirmou ser sua namorada, e não raras vezes, pede para comprar presentinhos para ela. Frequentemente, sonha com a colega e com outros de seus coleguinhas da creche.

Em conversa com a mãe da menina, ela me disse que a própria Clarinha falou sobre casamento.

Nós, os adultos, tanto insistimos e brincamos com Ian sobre essa história, que ele parou de assumir o “relacionamento”. Ele chegou a dizer que tem outra namorada, Tarsíla e que sua antiga namorada, Clarinha, agora namora com seu melhor amigo, Sansão. Confuso, não?

E por ai, vamos observando com graça e curiosidade o desenrolar dessa socialização infantil. Crianças a partir de 3 anos de idade que vão se percebendo no mundo e verbalizando sua presença nela. Vão constituindo suas redes de relacionamento, fortalecendo afinidades, construindo imagens e representações próximas ao que presenciam no mundo adulto, e significando-as dentro das potencialidades do seu pensamento infantil.

Hoje, com tablet na mão, estava todo compenetrado. De repente, se levanta e mostra a obra de arte:
- “Olha mamãe, é Clarinha”.
E assim ele fez um registro pictórico da querida amiga. Além de estar nos sonhos e no coração do Ian, ela agora está guardadinha na memória metálica de seu tablet.

DSCN8581




Educação na URSS

10 de Janeiro de 2014, 17:14, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Em consequência do debate salutar resultante da participação na disciplina Projeto de Tese 1, no curso de pós-graduação em Educação da FACED/UFBA,  o colega Flávio sugeriu um livro que aborda o estudo da educação física e pedagogia na URSS. Como o arquivo é muito grande, é complicado enviar por email, por isso, segue disponível nesse link.

O Flávio é surpreendente, tem um monte de livros virtualizados na cabeça e obras raras digitalizadas no pendrive. E o melhor de tudo: ele compartilha sem problemas!

Valeu, Flávio!