Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Giovani Ferr...
Tela cheia

Resumo da minha primeira Latinoware

22 de Outubro de 2015, 22:34 , por Giovani Ferreira - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 440 vezes

Participar da Latinoware foi sem dúvida alguma, uma ótima experiência, foi uma honra ter oportunidade de estar junto de pessoas tão importantes no cenário do Software Livre, nacional e internacional. Segue aí um pequeno resumo dos acontecimentos.

 

Mini DebConf

As Mini DebConf's tem sido uma ótima oportunidade para apresentar as pessoas como as coisas funcionam dentro do Debian. Desde a apresentação do que é o Debian, passando pelos variados temas que envolvem o projeto, as frentes de trabalho com tradução e empacotamento são algumas das opções apresentadas para quem quer colaborar com o Debian. Nesta edição contamos com a presença de 4 DD's (Debian Developers): Cascardo, Eriberto, Faw, e Terceiro. Muita gente se mostrou interessada em começar. Dentre as atividades programadas, participei de um debate sobre a entrada de novos membros no Debian, juntamente com Lucas Castro, Adilson Reis e Paulo Kretcheu, relatamos como são nossas contribuições e como fomos recebidos pelo projeto Debian além de discussões sobre outras formas de contribuição e organização de eventos locais.

Na sequência tivemos uma sessão de Perguntas e Respostas sobre o Debian com a participação de todos os palestrantes, um destaque foi o Faw (que dentre importantes funções que exerce no projeto é Application Manager) deu mais alguns detalhes de como é o processo para se tornar DD, comentou as diferenças das provas uploading e non-uloading.

 

Estande

Além da participação no debate, assim como no FISL, ajudei o pessoal com o Estande do Debian. É muito importante que o projeto tenha um Estande ou bancada, pois é um ponto de encontro que ajuda na afirmação do Debian dentro do evento, além disso, eu particularmente gosto muito ficar batendo papo com o pessoal que passa por lá. Além de muita conversa que rolou, distribuímos alguns adesivos e o Daniel Lenharo vendeu algumas camisetas.

 

Forensics Team, plantão tira dúvidas e DM

Neste curto período em que estou participando do projeto já tive a oportunidade de colaborar atualizando alguns pacotes e adicionando outros novos ao Debian. Um pacote novo é o pompem, que é um aplicativo que lista falhas de segurança de acordo com pesquisas realizadas em bases de dados sobre exploits. Com o empacotamento do pompem e pelo contato com Eriberto, pedi para entrar para o time de forense do Debian e agora vou adicionar esse pacote à base do Debian Forensiscs.

Além de tudo que rolou durante a Mini DebConf, ainda tivemos a oportunidade de realizar algumas sessões noturnas de revisão de pacotes no saguão do hotel, foi muito legal ver o Sponsor trabalhando ao vivo. Além de tanto aprendizado, ainda recebi uma boa notícia do Sponsor, sinalizando que, após trabalhar em mais alguns pacotes, poderei submeter ao DM já em novembro, nem precisa comentar tamanha satisfação.

 

Pessoas

Você estar e contato com outros palestrantes e membros de projeto é muito bom, pude conhecer e reencontrar muita gente. Ainda pude tietar um pouco, conheci o Aurélio Jargas e pedi para que autografasse o livro de expressões regulares. Também conversei com ele sobre o clitest e disse que quero empacotá-lo para o Debian em breve, será uma honra fazer isso.

 

Visita à usina

Nem só de nerdices vive o homem, na sexta-feira à tarde fiz uma visita à Usina de Itaipú, o que pode ser classificado como “Turismo Nerd” também. Muito interessante conhecer como funciona a usina. Uma pena foi o vertedouro abrir um dia depois, mas as capivaras salvaram o passeio (entendedores entenderão).

 

Enfim, nem tem como classificar a satisfação ao participar da Latinoware 2015, o que posso dizer é que 2016 estarei lá, e na próxima Mini DebConf também :-)


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.