Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Joenio
Tela cheia

Relato sobre o Rails Summit (e CONISLI) 2008

18 de Fevereiro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1322 vezes

Segue abaixo um relato do Rails Summit e CONISLI 2008 que ocorreram nos 15, 16 e 18, 19 de Outubro respectivamente. Este relato foi enviado para a lista de discussão (interna) da Colivre e Antonio Terceiro disse que daria um belo post de Blog, então segue o relato:

 

O evento começou com a apresentação de Gilberto Mautner co-fundador da Locaweb, Locaweb foi a organizadora do evento. Ele falou sobre o inicio da Locaweb, a ampresa começou fazendo um portal para agregar empresas de fabricação/costura de tecidos, a iniciativa foi um fracasso mas depois disso ele tinha uma infra-estrutura de servidores e começou a oferecer hospedagem para outros desenvolvedores e o negocio começou a andar. A Locaweb hoje é uma grande empresa de hospedagem e oferece suporte a ferramentes tanto livres quanto não-livres.

Em seguida veio a palestra de Chad Fowler (que eu gostei muito) o cara é músico profissional ( isso me fez lembrar um amigo músico que programa um pouquinho em Lisp :) ). Ele não falou muito sobre coisas técnicas, falou muito sobre a crise economica e como as pessoas ficam assutadas com isso, ele disse que ele nao se assusta mas muitos amigos dele estao assustados. Falou sobre a importancia de fazer algo diferente e se destacar, exemplificou isto mostrando alguns grandes músicos que em sua época foram tidos como loucos e odiados por alguns mas eram verdadeiros genios e disse que Rails é uma dessas coisas marcante e maravilhosa. Falou sobre a experiencia dele sobre ir morar na India e sobre o seu livro "My Job Went to India" (ele está preparando uma nova versão do livro). Ele também chamou os programadores Java de mediocres...

Tivemos entao a palestra dos caras da empresa Phusion (Ninh Bui e Hongli Lai). Eles falaram sobre Passenger uma solução para colocar aplicações Rails em produção, segundo eles é uma solução que escala. (Todos falaram sobre escalabilidade do Rails no evento).

Teve algumas palestras de programadores Java que estão se envolvendo na counidade Ruby/Rails, esse pessoal falou principalmente sobre JRuby e todos usaram o argumento que JRuby é mais rápido que o compilador do oficial do Ruby porcausa das otimizações da máquina virtual do Java, mesmo parecendo ser bastante parcial um cara chamado Fabio Kung fez uma apresentação muito legal sobre as estrategias de compilação, garbage collector, e outras coisas internas do compilador/interpretador Ruby e JRuby. Apesar de tudo sobre o que nós (eu) achamos de Java parece ser bem interessante a possibilidade de poder executar o Noosfero por exemplo em cima de um servidor de aplicações Java. Um ponto que Fabio Kung destacou bastante durante sua palestra é que a linguagem Java realmente é horrivel e cheio de burocracia e não está evoluindo por causa disso mas a arquitetura Java é muito boa.

Uma palestra que achei super interessante (talvez uma das melhores pra mim) foi George Guimaraes da empresa Pagestacker, ele falou sobre Deploy de aplicações Rails e citou o tema "Web operations" que é o assunto que trata de técnicas de manter aplicacoes Web em producao. Uma das coisas que marcou foi que Thin é melhor que Mongrel e mandou agente parar de usar Mongrel. Falou sobre como calcular o numero ideal de instancias de servidores rails para atender ao maior numero de requisicoes por segundo, ele demonstrou com graficos que nao adianta crescer aleatoriamente, a partir de um numero de instancias o numero de requisicoes por segundo começa a cair, no caso q ele apresentou o melhor número pra ele foi 8, quando ele aumentou pra 9, 10, ... o desempenho começou a cair. Indicou dois livros sobre planejamento "Guarrilla Cacity Planning" e "The art of capacity planning", este segundo com menor enfase matemática que o primeiro. Problema de desempenho nunca é resolvido ele apenas é adiado, um dia o sistema vei precisar ser expandido novamente. O email do cara é george@(NOSPAM)pacgestacker.com. O Pagestacker.com foi inicialmente feito em 48 horas.

Outra palestra interessante foi da empresa WebCO onde falaram sobre o portal blogblogs.com.br (este também foi feito inicialmente em algumas horas). Os caras disseram que estão crescendo bastante e estão contratando feito loucos, e deixou email para curriculo vagas@(NOSPAM)blogblogs.com.br. Eles estão desenvolvendo uma camada de abstração para motores de busca chamada Sapien, eles usavam ferret e tiverem problemas e estao mudando pra outra solução (nao lembro qual), e para não ter que mudar a aplicação toda vez que precisar mudar de motor de busca eles estão usando o Sapien (ainda não publicaram mas disseram q será software livre). O email do cara é mlemos@(NOSPAM)webcointernet.com

Bem, tiveram outras palestras mas não me lembro muito bem, acho que essas foram as principais pra mim, outra parte bacana do evento foi o Coffee Break e o Almoço que rolou dentro do próprio evento e foi uma boa hora pra se integrar (mesmo sendo meio anti-social) conheci 2 carinhas lá da Locaweb de uma equipe de desenvolvimento lá dentro, eles tem várias pequenas equipes de desenvolvimento e utilizam metodologia Scrum usando cartãozinho de baralho e tudo, eles disseram que a Locaweb é uma empresa muito boa para se trabalhar e que é tudo bem tranquilo lá.

Sylvestre Mergulhao transcreveu (de forma bem livre) em seu blog algumas das palestras do evento: http://mergulhao.info/tags/railssummit

O CONISLI foi péssimo (infelizmente), só assisti uma palestra do Piter Punk com o titulo "Fazendo as coisas funcionarem" foi bem interessante, ele comprou um notebook CCE daqueles que vem com Satux e um monte de coisa não funcionava, então ele deu varias dicas de como fazer funcionar, atualização de Bios (ele disse que muitos problemas são simplesmente bug na bios, e disse que em servidores a primeira coisa a se fazer é isso), corrigir bugs idiotas no drivers (sim, os desenvolvedores de drivers do kernel cometem erros). Como descobrir bugs de hardware (os desenvolvedores de hardware tb lançam coisas com bugs).

Tentei assistir uma palestra sobre Ubuntu mas depois que o cara falou a frase: "Ah, e tem esse programa legal que a Sun liberou, o Sun xVM VirtualBox" eu desisti e sai da sala.

Além desta palestra rolou o YAPC::Brasil (encontro brasileiro de desenvolvedores Perl). Foi um evento bem informal com várias pequenas apresentações sobre projetos pessoais dos membros da comunidade, Eden Cardim de Ilheus estava por lá e ensinou como jogar Golf, quem quiser jogar pode ir em http://codegolf.com/ e jogar golf em Perl, Ruby, Python ou PHP.

Foi isso!


Tags deste artigo: eventos rails ruby perl yapc
Fonte: http://ecosol.noosfero.com.br/joenio/blog/relato-sobre-o-rails-summit-e-conisli-2008

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.