Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Joenio
Tela cheia

Embarque na viagem das cooperativas do ano

29 de Março de 2015, 0:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 59 vezes

Desenho intercâmbio cooperativista

Em Novembro de 2014 a Colivre, cooperativa de tecnologias livres, empresa na qual sou sócio ganhou o prêmio de cooperativa do ano 2014 na categoria de Inovação e Tecnologia, este prêmio nos deu o direito a uma viagem de integração entre as cooperativas vencedoras, nesta viagem a Colivre foi representada por mim e Daniela Feitosa, neste post faço um breve relato desta viagem.

No dia 24 de Março chegamos a Brasília, lá visitamos a OCB, fomos recepcionados por Fernanda Belisário e Gabriela Prado, elas nos deram boas-vindas e convidaram para assistir a uma palestra de Martha Gabriel sobre estratégia de marketing, Marta falou da importância de cuidar da sua marca, pegadas digitais, sombra e diversos outros conceitos de marketing.

No mesmo dia, à noite, houve o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2015 com a presença de representantes da Ocergs-Sescoop/RS, sistema OCB, senadores, deputados, presidentes e superintendentes de unidades estaduais. A agenda apresenta as principais demandas do sistema cooperativo Brasileiro aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para o ano de 2015.

No dia 25, já em Porto Alegre, visitamos a Escoop - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, lá ouvimos uma bela apresentação do senhor presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, explicou sobre o sistema cooperativista, explanou sobre o surgimento das cooperativas no Brasil e nos ensinou bastante sobre os 7 princípios do cooperativismo, dando destaque especial a importância da intercooperação.

Em seguida o coordenador Derli Schmidt detalhou o funcionamento e a missão da escola, mostrando os cursos disponíveis e a metodologia de ensino altamente preocupada com a qualidade do ensino, com um viés acadêmico, preocupada em produzir conhecimento inédito e de qualidade sobre cooperativismo no Brasil. Nossa visita foi noticiada no site da Ocergs/RS.

No dia seguinte, 26 de Março, visitamos a Sicredi Pioneira, fomos recebidos pelo senhor Mário José Konzen, vice-presidente da cooperativa, ele nos falou sobre o início do sistema Sicredi e a força do movimento cooperativista na cidade de Nova Petrópolis/RS, a “Capital Nacional do Cooperativismo”. Citou detalhes do programa “A união faz a vida”, uma iniciativa do Sicredi com o objetivo de promover práticas de educação focadas nos princípios da cooperação e cidadania.

Em seguida, Mário Konza, nos convidou a conhecer a Cooebompa, uma cooperativa escolar formada por alunos da Escola Bom Pastor, uma iniciativa interessantíssima que deixou todos os representantes das cooperativas campeâs com os olhos brilhando de emoção. Tivemos a oportunidade de assistir a Assembléia Geral Ordinária e ver um show de organização e determinação! O professor e coordernador do projeto, Everaldo Marini, faz um belo trabalho e merece todo o apoio possível para continuar com o projeto.

Da lá seguimos ao Memorial Padre Amstad, o senhor Mário nos falou da vida desde padre, criador do sistema de crédito cooperativo no Brasil.

Na sequência visitamos a Cooperativa Piá, uma cooperativa agropecuária de leite e frutas, o presidente, Gilberto Kny, relatou a história da cooperativa e destacou a preocupação com os seus associados, em sua maioria pequenos produtores. A nossa comitiva experimentou alguns dos produtos da Piá, como iogurte e leite achocolatado, todos acharam uma delícia, infelizmente não pude experimentar já que não consumo leite ou derivados. A Piá bem que poderia produzir algo à base de soja ou alguma alternativa ao leite.

Saindo da Cooperativa Piá fomos conhecer um dos produtores associados, conhecemos a fazenda “Sítio do Leite”, eles produzem leite e dizem que fazer parte da cooperativa facilita a vida pois não precisam se preocupar com a venda já que a Piá garante a compra de toda a produção.

Dia seguinte, 27 de Março, último dia de viagem, visitamos o CAS, Centro Admistrativo Sicredi, vimos o funcionamento da cooperativa, seus princípios e valores, conhecemos a Biblioteca do sistema e o Datacenter. O Datacenter ocupa um andar inteiro do prédio e tem uma infraestrutura impressionante, mantida inteiramente pela equipe do Sicredi.

Ainda no Sicredi, seguimos para um almoço em grupo e partimos para o aeroporto de volta para casa chegando ao fim desta viagem ao mundo cooperativista na presença de ótimas pessoas, dedicadas a criar um mundo melhor, mais humano, mais justo, mais cooperativo.

Deixo um agradecimento especial ao sistema OCB pela ótima organização do evento e pelo convite, Belmira Oliveira, Fernanda Belisário, Gabriela Prado, Igor Vianna, Patricia Resende e Sheila Malta Santos.

Muito obrigado!

Agradeço também a todos os membros da nossa comitiva, representantes das cooperativas campeâs, foram momentos de muito aprendizado:

Um agradecimento especial a Sheila Malta Santos (OCB) pela imagem utilizada no título deste post, este desenhado foi criado por ela durante o vôo de ida ao evento.

Valeu Sheila, ficou muito bom!


Fonte: http://joenio.me/embarque-na-viajem-das-cooperativas-do-ano

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.