Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Joenio
Tela cheia

4 meses sem comer carne

30 de Maio de 2010 , por Desconhecido - 33 comentários
Visualizado 3326 vezes

Beef Chart por flomar disponível em Open ClipArt Library

Não é tanto tempo assim mas é tempo suficiente pra eu assumir que consegui parar de comer carne*. Vou descrever minha experiência sobre como parei e quais foram minhas principais motivações.

Motivações

1) Benefícios a minha saúde

A saúde está diretamente relacionada a alimentação. Se eu como muita porcaria é certo que num futuro (talvez próximo, talvez distante) irei colher os frutos desta má alimentação. O consumo de carne está relacionado a vários problemas de saúde e por isto eu resolvi parar. Em 21 Motivos Para Ser Vegetariano o autor diz:

"16- As seguintes doenças são comuns em comedores de  carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon,  câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros  e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer ."

2) Atrocidades cometidas contra os animais

Na produção de carne e produtos alimentícios a base de animais são cometidos atrocidades que agente não vê na TV. É impressionante como os animais são tratados e como se chegou a esse ponto.

Além das conversas com Humberto Júnior e Aurélio Heckert sobre este tema bastou eu assistir ao documentário A Carne É Fraca para ficar convencido.

Como parei

Sempre pensei que seria necessário, antes de parar de comer carne, enriquecer minha dieta com bastante vegetal, verdura, e essas coisas saudáveis que eu nunca dei muita bola. Mas ao ler um pouco sobre o assunto vi que não é necessário ter uma dieta tão perfeita assim, a carne não tem tantos benefícios nutricionais quanto eu pensava e tirar ela da minha dieta não iria causar nenhum prejuízo. A maioria das coisas que li estão linkadas no blog do Aurium que fez um ótimo resumo sobre Vegetarianismo citando várias fontes interessantes.

Foi assim que em Fevereiro/2010 tomei a decisão de parar de comer carne*, cortei completamente a carne e seus derivados e tenho vivido muito bem até aqui sem sofrer nenhum trauma.

Benefícios percebidos

Ainda não tenho resultados práticos em relação a minha saúde mas uma coisa mudou imediatamente: passei a me preocupar mais com o que como no dia-a-dia e procuro fazer uma alimentação mais saudável e balanceada.

Pretendo ir a um médico nos próximos meses fazer uma bateria de exames para verificar se estou com carência de alguma vitamina, mineral ou qualquer outra coisa, provavelmente irei postar aqui os resultados.

* Ainda continuo comendo peixe, alguns acham que não é carne mas é! Porque não paro de comer peixe também? Ah, porque eu não quero.


Tags deste artigo: carne saude vegerarianismo nontech

33 comentários

Enviar um comentário
  • 97ac6995bced3cf65c3579c9ae181723?only_path=false&size=50&d=404Rafael Nolasco(usuário não autenticado)
    26 de Janeiro de 2011, 1:17

    Boa matéria!

    Oi olá! Boa noite! Bom artigo! Estou virando vegetariano faz uns 6 meses ( + ou -) e queria saber como é o tempo de adaptação, pois como carne 4x/sema na, não cortei de vez das alimentações, porque vi em sites q deve ter um tempo de adaptação sem comer carne, daí o organismo vai se adaptando aos poucos, daí depois poderia cortar a carne de vez! Aguardo resposta se puder, tiau.


  • Hackergotchi-big_minorJoenio Costa
    26 de Janeiro de 2011, 17:02

    Re: Boa matéria!

    Olá Rafael!

    Bem... eu não esperei esse tempo de adaptação não. É bem verdade que tempos antes de parar as vezes eu fazia experiencias de não comer carne algum dia da semana, só pra testar pois o costume de ter a carne no prato todo dia é muito grande.

    Mas eu parei de repente, de uma hora pra outra. Não me considero um vegetariano, ainda como derivados de leite, mel e também peixe. Posso ser no máximo um quase Ovo-lacto-vegetariano.

    Mas se você tem insegurança ainda sugiro procurar um bom Nutricionista para auxiliar nisso, eu não conheço nenhum bom Nutricionista mas talvez você tenha algum aí na sua cidade.

    Abraços, boa sorte!


  • Hackergotchi-big_minorJoenio Costa
    1 de Fevereiro de 2011, 17:06

    Re: $me too.. estava a mais de 4 meses sem comer carne e frango...

    Ovo é mais barato que carne :)

    Mas não entendi porque gastando mais pra comer menos, carne ainda é um dos itens mais caros do nosso prato.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.