Beef Chart por flomar disponível em Open ClipArt Library

Não é tanto tempo assim mas é tempo suficiente pra eu assumir que consegui parar de comer carne*. Vou descrever minha experiência sobre como parei e quais foram minhas principais motivações.

Motivações

1) Benefícios a minha saúde

A saúde está diretamente relacionada a alimentação. Se eu como muita porcaria é certo que num futuro (talvez próximo, talvez distante) irei colher os frutos desta má alimentação. O consumo de carne está relacionado a vários problemas de saúde e por isto eu resolvi parar. Em 21 Motivos Para Ser Vegetariano o autor diz:

"16- As seguintes doenças são comuns em comedores de  carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon,  câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros  e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer ."

2) Atrocidades cometidas contra os animais

Na produção de carne e produtos alimentícios a base de animais são cometidos atrocidades que agente não vê na TV. É impressionante como os animais são tratados e como se chegou a esse ponto.

Além das conversas com Humberto Júnior e Aurélio Heckert sobre este tema bastou eu assistir ao documentário A Carne É Fraca para ficar convencido.

Como parei

Sempre pensei que seria necessário, antes de parar de comer carne, enriquecer minha dieta com bastante vegetal, verdura, e essas coisas saudáveis que eu nunca dei muita bola. Mas ao ler um pouco sobre o assunto vi que não é necessário ter uma dieta tão perfeita assim, a carne não tem tantos benefícios nutricionais quanto eu pensava e tirar ela da minha dieta não iria causar nenhum prejuízo. A maioria das coisas que li estão linkadas no blog do Aurium que fez um ótimo resumo sobre Vegetarianismo citando várias fontes interessantes.

Foi assim que em Fevereiro/2010 tomei a decisão de parar de comer carne*, cortei completamente a carne e seus derivados e tenho vivido muito bem até aqui sem sofrer nenhum trauma.

Benefícios percebidos

Ainda não tenho resultados práticos em relação a minha saúde mas uma coisa mudou imediatamente: passei a me preocupar mais com o que como no dia-a-dia e procuro fazer uma alimentação mais saudável e balanceada.

Pretendo ir a um médico nos próximos meses fazer uma bateria de exames para verificar se estou com carência de alguma vitamina, mineral ou qualquer outra coisa, provavelmente irei postar aqui os resultados.

* Ainda continuo comendo peixe, alguns acham que não é carne mas é! Porque não paro de comer peixe também? Ah, porque eu não quero.