Sobre o evento

O Debian Day é a celebração anual do aniversário do Projeto Debian, que em 2012 completa 19 anos. O evento acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo, e tem o objetivo de discutir assuntos relacionados ao Debian, e principalmente, atrair novos colaboradores.

O Debian Day em Salvador:

  • Data: 18/08/2012, das 10:00h às 16:00h
  • Local: Auditório da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB). Av. Tamburugy, 474 – Patamares – Salvador/BA. Veja no mapa
  • URL para divulgação: http://deb.li/ddssa2012

Programação

  • 10:00» De volta as origens…Um overview sobre a relação entre o Debian e o Ubuntu. — Alexandro Silva
  • 11:00» Produção gráfica e Debian? Está tudo lá! — Aurélio Heckert.
  • 12:00-14:00» intervalo para almoço
  • 14:00» Debian: 19 anos e contando — Antonio Terceiro
  • 15:00» Perguntas e Repostas sobre o Debian — discussão

Resumos das palestras

De volta as origens…Um overview sobre a relação entre o Debian e o Ubuntu

Palestrante: Alexandro “alexos” Silva. Analista de segurança da informação, usuário do Debian e ex-membro oficial do Ubuntu, também contribuiu como sysadmin no Gnome SysAdmin Team.

Resumo: Todos sabem que o Ubuntu é um dos mais bem sucedidos projetos baseados no Debian, mas como iniciou-se está relação de amor e ódio, as grandes diferenças filosóficas, tecnológicas e de mercado, e o que esperamos para o futuro é o que será abordado nesta palestra.

Produção gráfica e Debian? Está tudo lá

Palestrante: Aurélio Heckert. Desenvolvedor, grafista digital e divulgador do software livre. Participa do time de desenvolvimento do Noosfero e Inkscape, além de colaborar com vários outros projetos e grupos de usuários. É co-fundador e colaborador do PSL-BA, TWikiBrasil, Inkscape Brasil e da COLIVRE – Cooperativa de Tecnologias livres.

Resumo: Muitos já falam sobre produção gráfica com SL e frequentemente citam Distros mais populares ou distros focadas em multi-media. Por que não usar Debian? O slogan “The Universal Operating System” não foi dado a-toa.

Debian: 19 anos e contando

Palestrante: Antonio Terceiro. Desenvolvedor Debian. Sócio da Colivre, onde Desenvolve software livre profissionalmente. Doutor em Engenharia de Software pela UFBA.

Resumo: uma visão geral do projeto Debian, seus valores e seu papel no ecossistema do software livre.

Perguntas e respostas sobre o Debian

Esta atividade será um debate livre. A idéia é tirar dúvidas, responder perguntas e trocar idéias sobre o Debian e como colaborar. Vale tirar dúvidas técnicas também.

Certificados de participação

Participantes que necessitam de um certificado de participação devem adotar o seguinte procedimento:

  • Fazer o download do modelo de certificado
  • Imprimir, preencher o seu nome e trazer o certificado impresso
  • Solicitar assinatura ao final do evento

Material de Divulgação

Sobre o projeto Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um projeto comunitário verdadeiramente livre. Desde então, o projeto cresceu e se tornou um dos maiores e mais influentes projetos de software livre. Milhares de voluntários de várias partes do mundo trabalham juntos para criar e manter software no Debian. Traduzido em 70 idiomas, e oferecendo suporte a uma grande variedade de tipos de computadores, o Debian se denomina o “sistema operacional universal”.