Seja bem vind@, se você é um debiano (um baiano que usa debian) faça parte de nossa comunidade!


Programação preliminar do Debian Day 2012 em Salvador

1 de Agosto de 2012, por Desconhecido

Confiram a programação preliminar do Debian Day 2012 em Salvador. O evento acontece no dia 18/08 (sábado), no auditório da Faculdade Reginal da Bahia (UNIRB).

Veja a programação



Clips: a programação do FISL para dispositivos móveis

24 de Julho de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Todo ano acontece em Porto Alegre o o FISL (Fórum Internacional de Software Livre), maior evento de Software Livre da América Latina. Esse ano não vou participar, mas já estive lá em 2009 e 2010. A grade de programação do FISL é bastante extensa, pois o evento ocorre simultaneamente em mais de 20 espaços durante quase 10h diárias. Isso exige que durante o evento os participantes tenham sempre que consultar a programação para decidir o que vão assistir e saber  o local da atividade. A programação está disponível em duas maneiras principais: uma revista impressa, que é distribuída aos participantes, e o site do evento, porém a página da programação tem o inconveniente de não ser bem visualizada em telas pequenas como as de celulares.

Pensando em solucionar esse problema, eu e Davi Lima resolvemos desenvolver o Clips, um site com a programação do FISL 13 adaptada para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Encontramos um código no GitHub que era uma boa base para o que queríamos e trabalhamos em cima dele. Davi fez o layout base utilizando jQuery Mobile e eu trabalhei no código em Django. Colocamos o site online hoje e esperamos que seja bastante útil aos participantes do FISL. O código-fonte está disponível no GitHub. Pretendemos continuar melhorando o Clips para usá-lo em outras edições do FISL e também em outros eventos.

Acesse o Clips por http://clips.tk ou utilize o QR Code acima.

PS: Agradeço a Valessio pelas valiosas dicas e a todos que ajudaram a testar o Clips!



Wheezy is Coming

28 de Junho de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

The original image (in wallpaper resolution) was made^Whacked by my friend Aurélio .



II Noosfero Hacking Bar

6 de Junho de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

No próximo dia 09/06 (sábado) às 14h, a Colivre irá realizar o II Noosfero Hacking Bar (NHB) e convidamos a todos para participar desse evento.

O NHB é um evento lúdico, que tem o objetivo de reunir pessoas interessadas em discutir, desenvolver para o Noosfero e incentivar novo desenvolvedores.

Há algumas versões, o Noosfero apresenta alguns erros ao rodar os testes com Selenium . Então, decidimos que nessa segunda edição teremos uma meta a cumprir: O Selenium deverá funcionar corretamente. :D

Mas é claro que além de consertar os testes do Selenium, poderemos resolver alguns bugs e/ou pequenas funcionalidades.

O NHB seŕa realizado na Villa do Bem, então é desejável que as pessoas levem seus notebooks.  Para quem não quiser levar seu notebook, não tem problema, já que valorizamos a programação em par ;)

Mesmo quem não estiver em Salvador pode participar: estaremos no IRC, nos canais #noosfero-br (português) e #noosfero (em inglês) na Freenode.

Como se preparar para o evento:

  1. Se informe sobre Selenium. Um bom início pode ser este screencast: Using Selenium with Webrat and Cucumber
  2. Dê uma olhada na lista de bugs e funcionalidade fáceis em aberto, e escolha um(a) que lhe interesse.
  3. Tente já instalar o ambiente de desenvolvimento no seu computador antes do dia do evento pra ganhar tempo. Em caso de dúvidas, pergunta na lista de discussão.

Resumindo:

  • O quê: II Noosfero Hacking Bar
  • Onde: Villa do Bem (Rua São Paulo, 20, Pituba), Salvador/BA
    • A sala reservada é a "VIP 2",  Lá tem uma mesa e internet.
  • Quando: 09/06 (Sábado), às 14h


How to make a grad student freak out

20 de Maio de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

So that grad student has just submitted his thesis and you are invited to review it. With these quick tips, you can test the limits of the student’s willpower, and make his degree a little more deserved by putting him up for some constructive mind games.