Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Luakit

18 de Outubro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 341 vezes

Há algum tempo atrás, tive conhecimento do luakit(1), um navegador escrito em Lua licenciado pela licença GNU GPLv3(2), através do meu amigo Jundaí. Depois que vi Marx mais Rogerio utilizarem e gostarem assim como o Jundaí, resolvi tomar coragem e instalá-lo na minha máquina com o sistema GNU/linux com a distribuição Debian versão Wheezy (32 bits).

O mais legal de tudo é que no momento em que escrevo esse post, tem pacote debian nos repositórios oficiais das versões Wheezy e Sid com a versão 2012.03.25-1 (no site do projeto tem uma versão mais recente).

Instalando através do aptitude:

#aptitude install luakit

Trata-se de um simples browser, porém bastante rápido consumindo poucos recursos e no meu caso, bastante útil quando acesso a internet através de conexões lentas, por exemplo 3G de algumas dessas operadoras aí sem fronteiras, fora de seus pacotes pós-pagos.

Nos primeiros contatos tive a impressão de uma certa semelhança com outros navegadores em modo texto, como o w3m(3), outra coisa também que assusta é utilizá-lo sem ler a documentação, uma vez que ele é todo baseado em atalhos de teclado. Ele tem suporte a abas (ou guias). A única coisa que não gostei da versão a qual utilizo é a falta de uma configuração de remover os cookies após fechar o programa, fora algumas vezes que travou, mas acredito que foi devído ao tipo minha conexão mesmo, no caso 3G.

Em fim, depois de superado a barreira inicial é só conferir se é uma boa alternativa ao chromium(4) para uma navegação básica, deixando as demandas mais críticas por segurança para navegadores mais maduros como iceweasel(5) e etc.

Links:

(1) http://mason-larobina.github.com/luakit/

(2) http://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.html

(3) http://w3m.sourceforge.net/

(4) http://www.chromium.org/

(5) http://www.geticeweasel.org/useragent/

Sugestão de leitura:

http://www.linuxjournal.com/content/luakit-extensible-micro-browser

http://crunchbanglinux.org/forums/topic/11206/luakit/


Tags deste artigo: dicas browsers luakit

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.