Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Seja bem vindo Debian

2 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 246 vezes

Como alguns já sabem, sempre fui um usuário da arquitetura de pacotes RPM, pois comecei usando Gnu/Linux de verdade como o Fedora 6. Por todos esses dias, sempre havia trabalhado com servidores CentOS, o que sempre me deixava mais próximo do Fedora, mas na minha ultima mudança de contrato, fui para UFBA, onde todos os servidores são Debian.

A minha primeira impressão foi a melhor possível, pois ainda não havia testado o Debian a esse nível, pois nunca tive curiosidade.

Na verdade a comunidade Debian foi minha primeira frustração no “universo” do software livre, pois foi o primeiro grupo que busquei contato para começar a colaborar. Como é de conhecimento público, essa comunidade não é das melhores para iniciantes e levei uma bela “bordoada” ao fazer questionamentos tão iniciantes. No fim acho que serviu para alguma coisa.

Agora com mais experiência, vejo que o Debian é uma distribuição mais madura do que as outras, que em sua maioria tem foco no desktop. O Debian não tem um foco específico, pelo menos é essa minha visão, pois ele pode ser ajustado para sua vontade. Basta ter conhecimento para tal.

Agora no Debian, sinto mais controle sobre o SO, mais do que já tinha em outros Gnu/Linux. Sem ter feito nenhum teste para obter um dado preciso, apenas na sensibilidade mesmo, percebo que ele é mais leve, mais limpo.

O seu sistema de pacote, ninguém pode falar não é? RPM perde e feio para o DEB.

Hoje posso dizer que sou um feliz usuário e colaborador do Debian, pois não costumo apenas usar algo livre, sempre procuro contribuir de alguma forma.

Na conclusão, posso dizer que estou bem mais satisfeito com o Debian, dentre todas as distribuições de Gnu/Linux que já utilizei.


Fonte: http://techfree.com.br/wordpress/2010/07/02/seja-bem-vindo-debian/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.