Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

FLISOL 2010 – Salvador

25 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 244 vezes

Assim como no ano passado, o FLISOL 2010 em Salvador foi um sucesso.

Com a presença das personalidades do Software Livre baiano e sergipano. Sim! Tivemos a presença dos nossos amigos Hugo Doria e Joaquim Espinhara ambos da ensolarada Aracaju, capital de Sergipe.

Hugo Doria apresentou junto comigo uma palestra sobre a ferramenta que eu e outros membros ajudamos a desenvolver, o HnTool, que é uma ferramenta que tem como objetivo efetuar uma varredura na máquina afim de encontrar vulnerabilidades de segurança e informações importantes para o administrador da máquina.

Palestra do HnTool com Hugo no Flisol 2010

O evento desse ano foi dividido em duas salas, uma mais focada no assunto segurança e administração de servidores, sendo que a outra foi em arte gráfica e desenvolvimento de aplicações.

Nosso “estrangeiro” Joaquim Espinhara apresentou sua palestra sobre segurança com o tema “‘Atacar’ e Proteger sistemas de informação utilizando Software livre e uma dose de Pitu”, que deixou o público na vontade do “Pitú” no final :P

Joaquim, o nosso "estrangeiro" em sua palestra

A maioria das palestras estavam com sala cheia, com uma  maior interatividade entre o público e o palestrante, se compararmos com a edição passada.

FLISOL Salvador com sala cheia

Esse ano o evento teve palestras com um maior nível técnico e tivemos um feedback positivo, já que os estudantes da capital baiana são “sedentos” por esse tipo de conhecimento.

Como sempre a instalação de software nas máquinas foi pequena, pois a maioria dos presentes já era usuário de SL.

Isso demonstra duas coisa, uma boa e outra ruim, mostra que temos uma boa base instalada de SoftwareLivre em nossa cidade, porém demonstra também que, infelizmente, não estamos conseguindo novos adeptos.

Apesar de tudo, posso afirmar que o evento foi realmente um sucesso, pois além de tudo serviu para reunir os colaboradores de software livre de Salvador, algo muito incomum por aqui.

Depois desse evento nos basta aguardar os hacklabs que pretendemos realizar em Salvador, caso tenha vontade/capacidade de desenvolver aplicações, fique “ligado” nas novidades por aqui.

Interessado nos slides das palestras? Estamos colocando aos poucos no link oficial do Flisol 2010.


Fonte: http://techfree.com.br/wordpress/2010/04/25/flisol-2010-salvador/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.