Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

Computerworld

Invalid feed format.

Wwwhat's New?

Invalid feed format.

PC World

Invalid feed format.

IDG Now!

Invalid feed format.

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

No route to host - connect(2) for "drupal.usla.org.ar" port 80

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Transparência Hacker: Aplicação aberta vigia contas públicas

26 de Julho de 2010, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 601 vezes

Uma iniciativa apoiada no uso de aplicações abertas esta revelando dados desconhecidos das contas públicas no Brasil e dando dor de cabeça a políticos que têm aversão à transparência.

Chamada de Transparência Hacker, a iniciativa do programador Bruno Barreto e da relações públicas Daniela Silva está disseminando pelo país aplicações que permitem ler os dados publicados pelos sites oficiais de órgãos públicos, agregar e cruzar dados.

Um exemplo do trabalho feito pelos hackers é o serviço SAC SP. “No site da prefeitura de São Paulo, é possível a cada cidadão verificar o andamento de sua reclamação, mas não é liberado ver a reclamação de todos os munícipes. Criamos um robozinho que lê todas as queixas e seu andamento e as publicada de modo organizado na web”, diz Daniela.

O SAC SP também cruza dados e permite que o cidadão veja quais áreas (transportes, educação, saúde, etc.) geram mais queixas, em quais regiões há mais reclamações e quanto a prefeitura está gastando em cada área.

“Muitos políticos falam de transparência, mas na prática publicam dados pela metade, sem significado. Nossa ideia é organizar essas informações e revelar onde há falhas na administração pública, o que pode ser melhorado e combater desperdícios”, disse Bruna que apresentou o projeto Hacker Transparência durante a Feira Internacional do Software Livre (FISL), em Porto Alegre.

Como as aplicações são abertas, podem ser copiadas por outros programadores e adaptadas a diferentes realidades, diz Daniela. “Nós incentivamos que mais programadores abracem a iniciativa e ajudem a vigiar o poder público em seus bairros, cidades e Estados”, diz. (via info.abril.com.br)


Fonte: http://br-linux.org/2010/transparencia-hacker-aplicacao-aberta-vigia-contas-publicas/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.