Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

Linux Espanha

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Serpro adota VoIP: mais de 2500 ramais implantados

8 de Abril de 2012, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 1106 vezes

 

Número corresponde a 97% da primeira fase de implantação da tecnologia, presente em oito unidades da empresa

O Serpro atingiu recentemente a marca de 2529 ramais do projeto Voz Livre, utilizando a tecnologia de comunicação de Voz sobre IP (VoIP). O número corresponde a 97% da meta estabelecida para a primeira fase de sua implantação. A tecnologia será implantada em todas as unidades da empresa.

http://www4.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/tema-1/antigas%20temas/tema-196/imagens/Fachada%20Serpro%20-%20Regional%20Curitiba%20-%20Tema%20196.jpg

Essa forma de telefonia já é usada em oito localidades do Serpro: nos escritórios de Rio Branco e Macapá, na sede, em Brasília e em cinco das onze regionais: Florianópolis, Rio de Janeiro (Andaraí), Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. A implantação do serviço iniciou-se em 2011, com os procedimentos para a aquisição dos equipamentos. Também foram necessárias obras de adequação nos edifícios onde o VoIP foi implantado, como novo cabeamento e infraestrutura de rede lógica e elétrica.

O projeto de migração dos antigos ramais telefônicos para a nova tecnologia encontra-se no início da segunda fase. O marco inicial dessa etapa é a implantação na regional Fortaleza, que começou no último mês de março, com conclusão prevista para o final de abril. “Para as demais localidades há o planejamento de iniciar a implantação até o final deste ano. Isso incluirá todos os escritórios e regionais”, informa Saulo Martins, da Superintendência de Suporte e Consultoria em Infraestrutura de TIC (Supsi) do Serpro.

VoIP com software livre

A tecnologia VoIP permite que ligações telefônicas sejam realizadas via internet, diminuindo a dependência da estrutura física normalmente associada a ramais telefônicos convencionais. No Serpro, é utilizado um Software Livre, o Asterisk, que simula uma central telefônica virtual e ramais parecidos com telefones comuns.

As vantagens do Voz Livre são significativas: reduz-se a dependência da rede de telefonia comum e adicionam-se funcionalidades antes presentes apenas em ramais digitais, como a identificação de chamadas e a capacidade de realizar conferência com mais de três participantes. A resposta dos usuários vem sendo positiva: “a maioria dos empregados já se adaptou bem aos novos aparelhos e reportam estar satisfeitos com o serviço”, observa Saulo.

Fonte: Serpro - Curitiba

Site oficial do Asterisk: Asterisk

Site do Asterisco Paraná: Asterisco Paraná

 

 


Tags deste artigo: asterisk paraná voip internet celepar asterisco

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.