A Electronic Frontier Foundation é uma das poucas organizações ligadas ao mundo digital que eu acompanho, admiro e eventualmente contribuo (ultimamente as contribuições incluem também as doações feitas na compra de cada pacote Humble Indie Bundle) desde a década de 1990, especialmente devido à sua defesa dos direitos de liberdade e privacidade on-line.
Assim como ocorreu recentemente com o bom Doutor, a EFF também se posicionou sobre o que chamou de um grande problema de privacidade: os anúncios da Amazon que passaram a ser exibidos junto a resultados de buscas locais no desktop do Ubuntu.
A organização explica a razão, expõe em que pontos acredita que ocorrem os riscos, e apresenta uma lista de 3 itens que gostaria de ver satisfeitos em uma atualização do Ubuntu: a desativação por default da busca de produtos, a transparência sobre quais os dados armazenados e como são usados; e a presença de controles individuais para cada lente. (via omgubuntu.co.uk – “EFF: ‘Ubuntu Shopping Lens A Major Privacy Problem’ | OMG! Ubuntu!”)

0sem comentários ainda