Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

Computerworld

Invalid feed format.

Wwwhat's New?

Invalid feed format.

PC World

Invalid feed format.

IDG Now!

Invalid feed format.

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

No route to host - connect(2) for "drupal.usla.org.ar" port 80

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Pesquisa entre fabricantes de tablets com Android mostra pouco cumprimento dos termos da GPL

26 de Julho de 2010, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 559 vezes

Angus Gratton conduziu uma pesquisa entre 8 produtores de tablets com Android e descobriu que apenas um deles (a Barnes & Noble, que produz o Nook) está cumprindo os requisitos do licenciamento dos componentes GPL deste sistema.

Os outros (Archos, Pandigital e as chinesas Apad, Eken Group, Gome, Moonse e Smart Devices) não oferecem o código-fonte, embora alguns deles tenham respondido que pretendem fazê-lo no futuro (mas não ofereceram um cronograma).

Embora o Android em si (a máquina virtual Dalvik, os elementos de interface do usuário, etc.) esteja sob a licença Apache, ele inclui componentes GPL (como o kernel Linux), e os termos desta licença devem ser cumpridos, incluindo o que diz respeito à disponibilização do código-fonte.

O autor da pesquisa manifestou preocupação com a situação do código aberto no mercado de tablets com Android, e espera que surja ao menos um fabricante que se posicione como amistoso em relação ao código aberto.

Enquanto isso não acontece, a exclamativa conclusão dele é que quem tem interesse pelo código aberto e deseja um tablet pode estar melhor se comprar um iPad (pois a Apple cumpre a GPL e contribui com vários projetos de código aberto dos quais se beneficia) do que se optar pelos vários dispositivos com Android que ele listou. (via h-online.com)


Fonte: http://br-linux.org/2010/pesquisa-entre-fabricantes-de-tablets-com-android-mostra-pouco-cumprimento-dos-termos-da-gpl/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.