Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

getaddrinfo: Name or service not known

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

ODF Open Document Format comemora 5 anos!

3 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 844 vezes

01 de maio de 2010, comemoramos o quinto aniversário do Formato Aberto de Documentos ( especificação OpenDocument v1.0) aprovado como padrão pela  OASIS. Em homenagem a este aniversário, a ODF Alliance preparou um resumo cronológico das etapas-chave do ODF nos últimos cinco anos.

Parabéns e feliz aniversário, ODF OpenDocument Format!

ODF completa cinco anos: Uma retrospectiva sobre a caminhada de um padrão maturo,  Open Document Format .

http://homembit.com/wp-content/brazil-odf-lula.jpg


01 de maio de 2010, marca o quinto aniversário da OpenDocument Format (OpenDocument especificação v1.0) aprovação OASIS como um padrão.

Apesar de toda a história do ODF remonta bem antes deste cinco anos período como um padrão da indústria reconheceu, esta data marca o oficial início de uma campanha pela liberdade documento que muitas pessoas provavelmente não esperava que seria tão resistente, nem tão significativa. ODF foi criado sobre os princípios que a interoperabilidade ea inovação foram primordiais, e que estes são baseados em padrões abertos. Não coincidentemente, a criação do ODF coincidiu com o crescente apoio de abrir Arquiteturas de TIC, que cresceu a partir do modelo Web, onde o padronização de HTML, um padrão aberto, royalty-free, permitiu que a Web para ser uma plataforma aberta que permitiu muita inovação em cima dela. O chave foi a interoperabilidade, ou a possibilidade de múltiplas partes para se comunicar eletronicamente, sem a necessidade de que todos eles executar o mesmo aplicativo software ou sistema operacional. Também fundamental para o desenvolvimento do ODF foi a introdução do OpenOffice.org, a suíte de escritório open source que primeiro implementou o formato, eo surgimento de XML como amplamente apoiada padrão fundamental para descrever dados estruturados.

Na era pré-ODF, Office inovação aplicativos de produtividade, mas todos tinham interrompida. A ". Doc" emergiu como um fato-de-mas o formato proprietário, mas só funcionou bem com as aplicações de um fornecedor na operação de um vendedor do sistema. Naquela época, as pessoas, mais importante, os governos didn't tem muito controle de seus próprios documentos e havia pouca escolha de aplicações.

No entanto, nos últimos cinco anos, o ODF tem levado diretamente para a corrente ambiente onde os governos ao redor do mundo cada vez mais
compreender e apreciar o valor ea utilidade dos formatos abertos, e mais
os governos têm feito soluções abertas baseadas em padrões essencial
característica de suas estratégias de administração em linha e arquiteturas abertas TIC. Como um resultado, o ODF é hoje parte integrante do movimento global aberta.

Cinco anos, 27 governos e múltiplas aplicações mais tarde, ODF está bem estabelecido, embora continuamente um trabalho em andamento, como qualquer formato digna. Não só o ODF ultrapassou até mesmo as expectativas de muitos adeptos iniciais, pode dizer sem dúvida que tem ODF
alteraram permanentemente a evolução dos formatos de documentos para melhor. De Naturalmente, os próximos cinco anos serão provavelmente ainda mais importante, como mais os governos continuarão a implementar os seus quadros em aberto. Enquanto nós não pode olhar para uma bola de cristal para prever os próximos cinco anos, após uma resumo das realizações do ODF, incluindo uma linha do tempo desses marcos dos últimos cinco anos.

Parabéns e feliz aniversário,

ODF: Normalização - Após a aprovação inicial do OASIS ODF 1.0 em maio
1 de 2005, o ODF foi submetido à ISO / IEC JTC1, para aprovação, onde foi
aprovado por unanimidade como uma norma internacional maio 2006.
Fevereiro 2007 viu a aprovação do OASIS ODF 1.1, trazendo várias melhorias de acessibilidade. ODF 1.2, com metadata RDF web semântica, uma linguagem de fórmula de planilha detalhada e outros recursos está prevista para ser aprovado pela OASIS mais tarde, em 2010.

Governo Adoções - ODF se tornou amplamente reconhecida e cada vez mais aceito pelas autoridades do sector público que cada vez mais compreender e apreciar o valor ea utilidade dos formatos abertos, enquanto tornar os governos mais abertos soluções baseadas em padrões essencial característica de suas estratégias de eGovernment. Como resultado, o ODF é hoje um parte integrante do movimento global aberta. Até à data, vinte e sete governos (nacional e provincial) adotaram pró-aberto ODF políticas de normalização. Estas adoções ter ocorrido por meio de leis, decisões do executivo, as iniciativas de quadros de interoperabilidade, ou a política exigir ou recomendar o uso do ODF entre e agências de governo e em suas interações com o público.

Application Support ODF - ODF é amplamente implementado e disponível em todas as principais plataformas, incluindo editores de desktop tradicionais, bem como web e aplicações móveis. Neste momento, todas as suítes de escritório principal suporte ao ODF, como fazer um número crescente de dispositivos móveis. A ascensão do ODF e demanda por formatos abertos coincidiu, não por coincidência, na nossa opinião, com uma proliferação de novas aplicações de produtividade de escritório não visto desde o PC foi introduzido pela primeira vez na década de 1980.

* traduzido por Google translator.

* Clique aqui para download do documento original ...

* Leia mais no blog de Jomar Silva, aqui .....

* Leia mais no blog de Rob Weir....

* Leia mais no blog Bob Sutor ...

* Leia mais no blog de Roy Schestowitz ...

* Leia mais no blog Trezentos ....

* Leia mais no Planeta ODF....


Tags deste artigo: marino furusho openoffice broffice odf alliance odf jomar

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.