Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tux Chile

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

ODF no FISL 10

9 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2076 vezes

O FISL 10 foi para mim o melhor FISL de todos os tempos, e olha que já sou veterano no evento (sim, no passado circulei como mais um na multidão durante algumas edições do FISL e foi o clima e a liberdade que respirei por ali que me deram a coragem e o ânimo necessários para as batalhas que enfrentei nos últimos anos, mas esta parte da história vocês já estão cansados de conhecer).

Há dois anos, no FISL VIII eu fui á Porto Alegre com a missão de iniciar a divulgação do ODF no Brasil e de alertar a comunidade de software livre sobre um tal OpenXML que estava sendo avaliado pela ISO. Na época, pouca gente conhecia o ODF e praticamente ninguém sabia o que era OpenXML.

Neste ano fiquei muito contente em ver que ODF é uma unanimidade por lá e que muita gente está mesmo interessada em iniciar o desenvolvimento e a integração de ODF a diversos softwares já existentes. Existe muito trabalho ainda pela frente e comento um pouco dele no artigo que escrevi para a Revista Espírito Livre deste mês (para quem ainda não conhece, é uma excelente revista sobre o Mundo Livre, desenvolvida colaborativamente e usando apenas Software Livre).

Sem dúvida nenhuma o grande momento deste FISL foi a visita e o discurso do Presidente Lula. Feito “de coração” como disse o Jon maddog Hall, o Presidente mandou um recado bem claro á todos aqueles que achavam que Software Livre no governo Brasileiro era só um modismo: É uma diretriz de Estado, faz parte do nosso desenvolvimento tecnológico.

Para quem não pode estar em Porto Alegre, ou se lá estava não pode assistir ao vivo ao discurso, recomendo que o veja aqui ou sua transcrição aqui (deve ter gente até a agora na Microsoft com dor de estômago por causa dele…).

Após o discurso, quando saí da sala onde o Presidente discursou, fiquei muito contente em ver a alegria do Furusho, pois ele havia dado um boné do ODF ao Lula e ainda tirado fotos do Lula com o boné. É por esta e por outras que o Furusho mereceu (com M maiúsculo) o ODF Awards (e detalhe: foi iniciativa dele fazer os bonés e camisetas do ODF e aturar o empurra empurra todo para poder entrega-los ao Presidente Lula… admiro mesmo este japonês maluco :) ).

Lula ODF

Acho que depois deste evento, está claro não só para os brasileiros mas para o mundo todo que aqui em nosso país Software Livre e ODF são assuntos de Estado !!!

Vamos continuar trabalhando, pois agora temos um compromisso ainda maior :)

* fonte: blog de Jomar Silva - ODF Alliance América Latina


Tags deste artigo: lula oasis furusho jomar odf fisl

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.