Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

Invalid feed format.

IDG Now!

Invalid feed format.

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

404 Not Found

Tux Chile

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Impressões do III ODF Workshop no Brasil

3 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3691 vezes

O público crescente que apóia o ODF estava presente no III ODF Workshop, que foi realizado na semana passada em Brasília, no Palácio do Itamaraty e na ESAF.

Celso_amorim_marino_marcich_clarice_coppetti

O evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, SERPRO e Caixa Econômica Federal, com a colaboração da ODF Alliance, reuniu representantes de governos de todo o mundo que já fizeram opção pelo ODF ou estão em processo de adoção do formato aberto para preservar o acesso aos documentos e registros, a escolha do padrão vem crescendo e também gera uma economia de recursos financeiros.

O primeiro dia do evento, 25, foi realizado no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e o segundo dia, 26, foi junto com outro evento internacional, II CONSEGI, na ESAF, a maior conferência internacional de software livre e governo eletrônico, organizada pelo Governo Federal.

Quem estava presente?

Participaram do Workshop, representantes do governo de doze países: Índia, Indonésia, Malásia, África do Sul, Argentina, Chile, Cuba, Equador, Peru, Paraguai e Venezuela, além do anfitrião, Brasil.

O que aconteceu?

O que foi diferente em Brasília em relação as edições anteriores, I ODF Workshop em Berlim em 2007 e Pretória, em 2008, foi o foco nas necessidades dos países em desenvolvimento, em particular a utilização de padrões abertos como o ODF para promover o desenvolvimento local e a independência em TIC.

Odf_workshop_ministro_celso_amorim_800x600

Foram compartilhadas pelos governos as melhores práticas sobre ODF (compilar diretrizes para a implementação, construção de novos modelos, em vez de converter as existentes, garantir o apoio aos usuários, garantir serviços de apoio em nível político, criar capacidade interna) objetivando sair do "ponto de apoio profundo de formatos proprietários" que os mantiveram na esteira de atualizações.

As palestras apresentadas no ODF Workshop serão publicados no site www.odfalliance.org/blog.

O que foi assinado?

A abordagem do Brasil para colocar em prática a política ODF deu outro importante passo com as assinaturas do Protocolo de Brasília.

Na presença do presidente Lula, instituições governamentais importantes do Brasil assinaram formalmente o Protocolo Brasília do ODF, ao assinarem o Protocolo os signatários se comprometem a usar o ODF internamente, uns com os outros e na sua interação eletrônica com terceiros e o público.

No segundo dia do evento, 26, o protocolo foi aberto para entidades do setor privado para adesões.

Já são 44 (quarenta e quatro) signatários do Protocolo Brasília ODF desde o seu lançamento em 2008 no I CONSEGI.

Clarice_coppetti_e_jomar_silva

Odf_clarice_furusho_paulo_maia

Os participantes do Protocolo manifestaram um forte interesse em "internacionalizar" a abordagem do Protocolo de Brasília ODF.

Quem foi reconhecido?

No início deste ano, a ODF Alliance reconhecia Vitorio Furusho da Celepar (Paraná - Brasil) e Anvar Sadah da IT@School. (Kerala - Índia) pelas suas contribuições para a adoção do ODF, a missão da ODF Alliance.

Dsc00468

Aproveitei a oportunidade para surpreender Furusho e entregar lhe o prêmio a ele em pessoa.

Furusho foi omnipresente, não desperdiçava nenhuma oportunidade para contar a história do ODF e demonstrando porque ele foi reconhecido por seu trabalho no desenvolvimento da comunidade sobre ODF.

O que eles estavam vestindo?

A moda ODF também deu um passo a frente. O chanceler brasileiro, Celso Amorim, recebeu um boné do ODF após seu pronunciamento de boas-vindas aos participantes.(vide fotos)

O interesse pelo ODF no setor público é mais forte do que eu imaginava, a julgar pelo entusiasmo apresentado e a quantidade de governos expressando interesse em sediar o próximo ODF Workshop.

Gostei da presença de muitos jovens estudantes interessados em TI - acho que a idade deles era na faixa de 12 aos 15 anos - chegaram de caravanas em ônibus fretados para assistir as palestras do II CONSEGI.

O Ministério das Relações Exterioes, o SERPRO e a Caixa Econômica Federal foram excelentes anfitriões.

A comunidade ODF é profundamente grato a eles por seus esforços consideráveis no sentido de tornar o evento um sucesso.

* fonte: ODF Alliance Weblog

* Veja mais fotos, clique aqui ...


Tags deste artigo: brasil jomar celepar mazoni brasília marino serpro paraná furusho amorim exteriores odf

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.