Com o objetivo de contribuir com a formação profissional de estudantes que desejam ingressar na área de Tecnologia, a IBM realiza o 4º Concurso de Mainframes para Estudantes do Brasil. Os alunos não precisam ter conhecimento técnico na plataforma para participar, mas é necessário cursar ensino técnico ou superior e ter mais de 18 anos. Além disso, o estudante precisa dispor apenas de um computador com acesso à internet para completar as provas.

O concurso será dividido em três etapas eliminatórias. As inscrições são gratuitas e vão de 14 a 28 de setembro. As atividades terão início em 1º de outubro e terminarão em 31 de janeiro de 2011. Nas três edições anteriores, o concurso recebeu um total de 7 mil inscritos.

Os interessados devem se inscrever pelo site http://www.ibm.com/br/systems/z/concursomainframe/. Serão aceitas as 4 mil primeiras inscrições. Na primeira fase, o aluno deverá mencionar a instituição de ensino na qual estuda e indicar um professor responsável. Ao final do concurso, o professor que receber mais indicações de estudantes ganhará um notebook Lenovo. O objetivo desta etapa é familiarizar os participantes com a plataforma Mainframe e com alguns comandos básicos do usuário. Não há critério de classificação para a segunda fase – todos os participantes que finalizarem a primeira etapa passarão, automaticamente, para as atividades da nova fase.

Na segunda fase os estudantes realizarão uma série de tarefas práticas no mainframe com apoio de um material de referência da IBM (em inglês). Os 100 primeiros participantes a concluir seus projetos seguirão para a terceira e última etapa, sendo que os 25 primeiros colocados ganharão um iPod Shuffle. Além disso, todos os participantes que finalizarem com sucesso a 2ª fase terão seu currículo cadastrado no Student Opportunity System (SOS) – portal de recrutamento do IBM Academic Initiative.

Com um nível maior de complexidade e simulando situações reais de um usuário profissional, a última fase também será composta pela realização de atividades no mainframe. Após análise das tarefas, os organizadores anunciarão os vencedores. O primeiro colocado do concurso ganhará um notebook Lenovo. Já o segundo e terceiro receberão um videogame Nintendo Wii.


Os primeiros finalistas também poderão participar do processo seletivo para estágio na IBM e, caso aprovados, irão trabalhar na divisão de mainframe da companhia, atuando na área técnica*. A IBM Brasil já contratou mais de 16 estudantes provenientes das três edições do Concurso de Mainframe - todos os estagiários que atuam atualmente com a plataforma ingressaram na empresa a partir do concurso.

IBM capacita profissionais em mainframe

A IBM Brasil tem investido cada vez mais na capacitação de profissionais na plataforma mainframe. Apenas este ano foram mais de 1300 alunos treinados de 57 instituições do país. No total, a empresa soma mais de 3500 alunos e 53 professores capacitados, dos quais 10% foram contratados pela IBM, por empresas parceiras ou clientes.

A plataforma mainframe tem registrado um crescimento constante nos últimos anos e o Brasil está entre os quatro maiores mercados em todo o mundo. “Nossa intenção é garantir que profissionais com conhecimento em mainframe ingressem no mercado para suprir a grande demanda existente, tanto da IBM quanto de outras empresas”, diz Paulo Perini, gerente de System z da IBM Brasil, divisão de mainframe da companhia.

Serviços

*Os finalistas estarão sujeitos à disponibilidade das vagas para a contratação e também às regras de avaliação da IBM como testes, dinâmicas e entrevistas pessoais.

Agenda

Inscrições: 14 a 28 de setembro de 2010
Fases Práticas (1, 2 e 3): 01 de outubro de 2010 a 31 de janeiro de 2011
Anúncio dos ganhadores: 25 de fevereiro de 2011

Sobre o Concurso

Para obter mais informações sobre o Concurso, visite o site http://www.ibm.com/br/systems/z/concursomainframe/ ou acompanhe pelo Twitter http://twitter.com/ibmconcurz e Facebook http://www.facebook.com/pages/Concurso-Mainframe-Brasil/148760301814824

IT Careers - Convergência Digital