Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Êxodo em massa de colaboradores do OpenOffice.org para LibreOffice

2 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1185 vezes

A comunidade OpenOffice.org declarou a independência da Oracle como membros e se uniram ao projeto LibreOffice, uma suite de escritório de código aberto. Em uma carta aberta publicada na lista de discussão  deOpenOffice.org, um grupo de mais de 30 colaboradores afirmaram a sua intenção de abandonar o código base da Oracle em favor de LibreOffice. Eles afirmam que o ambiente da The Document Foundation é mais abrangente e oferece gestão orientado pela comunidade, uma oportunidade para poder avançar no software.

O projeto LibreOffice foi lançado em 28 de setembro passado em meio a preocupações de que a Oracle não iria corrigir os problemas por muito tempo com o processo de desenvolvimento do OOo e modelo de gestão. O novo projeto é apoiado pela The Document Foundation, a nova fundação, que incluem pesos-pesados do mundo Gnu/Linux, como a Red Hat, Novell, Google e Canonical entre os seus apoiadores. O grupo esperava inicialmente que a Oracle iria concordar em participar, mas a gigante do software parece não ter interesse em encontrar um meio termo.

A Oracle insiste em que a participação nos dois projetos representa um conflito de interesse e respondeu para o LibreOffice por forçar aos membros da TDF que têm assento no conselho da comunidade OOo para se demitirem de suas funções eletivas na liderança OpenOffice.org. A atitude intransigente da Oracle já provocou um êxodo em massa de membros da comunidade OpenOffice.org, em grupo de colaboradores independentes para a LibreOffice.

"A resposta para nós desta carta é clara: queremos uma mudança para dar à comunidade, bem como o software que desenvolve a oportunidade de evoluir", a carta aberta, diz. "Por esta razão, a partir de agora vamos apoiar a The Document Foundation e como uma equipe para desenvolver e promover LibreOffice. Esperamos que muitos se juntem a nós nessa jornada."

A Oracle pretende continuar desenvolvendo ativamente o OpenOffice.org, com ou sem o apoio da comunidade. Os desenvolvedores LibreOffice continuará incluindo melhorias realizadas pela Oracle, sempre que possível, mas as estatísticas publicadas recentemente mostram que a maior parte do projeto, o código é proveniente de novos colaboradores, completamente. Como LibreOffice atrai mais desenvolvedores, parece improvável que o OpenOffice.org será capaz de manter o ritmo. Michael Meeks (Novell) destaca algumas das recentes melhorias do LibreOffice, tais como a melhoria da funcionalidade de exportação RTF, publicado recentemente.

A Oracle deixou bem claro que os colaboradores tinham que escolher entre OpenOffice.org e LibreOffice. Em função desse posicionamento sobre escolhas, parece-me que muitos colaboradores estão optando por LibreOffice.

por Ryan Paul
* fonte: ArsTechnica


Tags deste artigo: the document foundation openoffice sun oracle ryan paul tdf furusho libreoffice

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.