Rubens Queiroz apresenta um exemplo prático de como criar redirects 301 (que apontam para o novo endereço de uma página sem “perder” os rankings de popularidade que o endereço velho tinha em sites de busca) usando scripts bem simples em PHP.

Começa assim:

Recentemente eu realizei uma mudança grande na forma como os arquivos da Dicas-L são nomeados. A nomenclatura que usei desde o início da lista, em 3 de março de 1997, tomava como base a data de veiculação. Por exemplo, a primeira dica teve o nome 19970303, consistindo de quatro dígitos para o ano (1997), dois dígitos para o mês (03) e dois dígitos para o dia (03). É claro que esta forma de batizar os arquivos transmite muito pouca informação para os visitantes do site.

Por esta razão, e com um atraso considerável, resolvi mudar o nome de todos os arquivos. Entretanto, como fazer para preservar os links que as pessoas foram criando ao longo dos anos, tanto em seus websites quanto em suas bookmarks pessoais? Eu sempre tive um grande cuidado de preservar todos os endereços originais, para evitar links quebrados nos sites das pessoas que fazem referência à Dicas-L.

A solução que descobri foi utilizar o código 301 de redirecionamento. Este código significa que a página foi “movida permanentemente” para um novo endereço. Além de tudo, este código é amigável com os mecanismos de busca, pois transfere a popularidade da página original para a nova página. (…) (via dicas-l.com.br)