Ir para o conteúdo
ou

Logo-noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

404 Not Found

Tecno Libres - Cubas

No route to host - connect(2)

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Desenvolvedores do Expresso se reúnem no FISL 11 para discutir melhorias do sistema

28 de Julho de 2010 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Visualizado 510 vezes


Foto: Pedro Vieira/Celepar

Integrantes da Comunidade Expresso participam de forma organizada do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 11) em Porto Alegre

A suíte de comunicação Expresso, desenvolvida de forma pioneira pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), ganha cada vez mais adeptos em todo o País. A evolução da ferramenta conta atualmente com a colaboração de quase uma centena de comunidades de usuários e desenvolvedores. Representantes delas se reuniram no Fórum Internacional de Software Livre (FISL 11), em Porto Alegre, na semana passada.

O Expresso reúne numa só ferramenta correio eletrônico, catálogo, agenda, gerenciador de fluxo de trabalho e mensageiro instantâneo. Desde 2003, é usada oficialmente pelo Governo do Paraná, que distribuiu mais de 131 mil contas a servidores públicos. O governo federal e vários estados brasileiros também usam o Expresso.

Um dos coordenadores do projeto é o analista Nilton Bührer, da Celepar. Ele explica que encontros como esse discutem melhorias, diretrizes e novas implementações no Expresso. Na Celepar, uma das novidades é a integração do sistema de telefonia IP ao Expresso. “A troca de experiências e as discussões do grupo de desenvolvedores tem proporcionado inúmeros avanços, que vão do leiaute à implementação de novas funcionalidades”, disse Bührer.

Além da Celepar, que hospeda e administra o Expresso, a ferramenta é mantida por empresas como Serviço Federal de Processamento de dados (Serpro), Itaipu Binacional, Empresa de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb) e Dataprev.


Foto: Pedro Vieira/Celepar
Corinto Mefe, coordenador do portal Software Público Brasileiro, do Ministério do Planejamento, no estande da Celepar no Fisl 11.

COOPERAÇÃO — Diretores de empresas e órgãos parceiros visitaram o estande da Celepar no FISL 11 para ratificar compromissos de atuação conjunta. O coordenador do projeto Software Público Brasileiro, Corinto Meffe, do Ministério do Planejamento, destacou a importância da Celepar para a consolidação dos programs de código aberto no País e colocou à disposição da empresa as soluções hospedadas no portal.

Entre elas, estão aplicativos que visam auxiliar administrações municipais em várias áreas, e a a ferramenta Ases, que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, voltada a desenvolvedores e editores de conteúdo.

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni e o diretor de Operações do órgão, Nivaldo Cunha,lembraram que a Celepar tem uma identidade muito forte com o software livre. “O desempenho da empresa na implementação de grandes projetos, como o Paraná Digital e as soluções para o Detran, mostram que a política de software livre se mostrou viável no Estado”, afirmou Cunha. Ele e Mazoni são ex-diretores da Celepar.

O Serpro mantém parcerias com a Celepar em vários projetos, como no desenvolvimento do Expresso e na plataforma de desenvolvimento de sistemas Demoiselle.

O Fisl 11 encerra-se neste sábado (24), no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

* fonte: Celepar


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.