Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Ano novo, agradecimentos e um chamado especial à moderação

2 de Janeiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 291 vezes

Caros amigos e leitores: durante boa parte da tarde de hoje me afastei do site enquanto colocava em prática o meu projeto de ano novo relacionado a aprender uma nova linguagem de programação, até ser interrompido por um contato enviado pelo leitor Bremm (obrigado!), avisando do que ele chamou de uma “bagunça na nota de falecimento” – em resumo, um ou 2 leitores enviaram pouco mais de 1 dezena de comentários desrespeitosos em uma recente nota de falecimento de um integrante da comunidade.

A remoção da lamentável pichação foi providenciada, e – apesar da costumeira ausência de assinatura junto ao que escreve – 1 dos participantes no desnecessário episódio já foi identificado, permanecendo a dúvida sobre se havia outro ou se ele simplesmente usou 2 proxies diferentes.

Mas o que me chamou a atenção positivamente, em meio a um episódio que sob todos os demais aspectos é lamentável, é que boa parte dos comentários em questão já estavam moderados negativamente (e ocultos) pelos próprios leitores.

Agradeço a atenção e participação de vocês neste sentido, e convido-os a repeti-las, usando os links disponíveis logo abaixo de cada comentário, sempre que considerarem apropriado.

Na mesma ocasião, percebi algo que há meses não via, talvez reflexo também do ano novo: haviam sido moderados negativamente também vários outros comentários de discussões que me parecem repetitivas, de bate-boca, fora do tema da notícia, incluindo exemplos como o de um leitor comemorando que seu “feitiço de invocação de troll” havia dado resultado.

Essas discussões repetitivas, muitas vezes focadas em desqualificar o oponente (usualmente chamado de “hater”, “troll”, “mimimi”, “fanboy”) ou apresentando insistentemente opiniões e expectativas como se fossem fatos, nascem de poucos participantes, e tem estado mais presentes nas áreas de comentários que ofereço há anos no BR-Linux, portanto é com felicidade que vejo a reação espontânea a elas surgir e se intensificar na forma de bom uso do sistema de moderação.

Quero lembrar que, além da moderação positiva e negativa, também dispomos de links para moderação baseadas em avaliação mais específica, ainda que subjetiva: fora do tema, repetitivo, desinformação, troll, flame, generalização ofensiva. Usem criteriosamente, e usem bem.

Aos que porventura forem objeto de moderações frequentes, peço que analisem qual o seu comportamento que motiva o fato, e o evitem por aqui. Na eventualidade de abuso do sistema de moderação, entrem em contato com os detalhes, para que eu possa analisar – tentar fazê-lo na própria área de comentários geralmente só amplia a fuga do tema da notícia.

Certamente não foi para hospedar este tipo de comportamento constante que optei por oferecer ao público as áreas de comentários, e conto com vocês para que continuem a participar da busca da qualidade nelas, em especial trocando o ato de responder a este tipo de provocação (o que só estimula ainda mais o responsável, protegido pelo anonimato) pelo de contribuir para a sua moderação negativa tão brevemente quanto possível.


Fonte: http://br-linux.org/2012/ano-novo-agradecimentos-e-um-chamado-especial-a-moderacao/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.