Batizado com o nome de um modelo de sucesso projetado pelo aviador Santos Dumont, o framework de desenvolvimento construído pelo Serpro representa um importante passo em direção à padronização de soluções.
O framework implementa o conceito de integração. Seu objetivo é padronizar o ambiente de desenvolvimento Java, sem o investimento de tempo em escolha e integração de frameworks especialistas. Isto resulta no aumento da produtividade e garante a manutenibilidade dos sistemas.
Histórico
Em 2005, a Celepar - Companhia de Informática do Paraná criou a Plataforma de Desenvolvimento Pinhão Paraná. O objetivo era organizar o processo de desenvolvimento de sistemas de informação pela empresa.
Em 2007, teve início uma parceria entre Celepar e Serpro. O objetivo do Serpro era avaliar o framework Java utilizado pela Celepar com foco nas necessidades internas da empresa. Em outubro do mesmo ano, o Serpro deu início à evolução desse framework.
Essa evolução se fez necessária diante do alto volume de demandas e atividades intrínsecas ao Serpro. A ordem de grandeza das necessidades do Serpro terminou por produzir um novo framework livre, alinhado e adequado ao escopo da empresa. Esse novo framework foi denominado como Framework Serpro. Em março de 2008, teve liberada sua versão 0.1 e em abril do mesmo ano foi criada a equipe de gestão do Framework Serpro. No dia 19 de novembro de 2008, a versão 1.0 foi finalizada e então batizada de Demoiselle.
O código-fonte foi liberado para comunidade de Software Livre, no dia 14 de abril de 2009. Nesse ínterim, toda documentação foi carregada no ambiente criado no Sourceforge.net e o processo de divulgação e chamada para a formação da comunidade teve seu início.
Leia íntegra da matéria a ser publicada na Revista Tema, em:
http://www.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/Tema/tema-196/materias/framework/?searchterm=demoiselle
0sem comentários ainda