Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Computerworld

404 Not Found

PC World

404 Not Found

IDG Now!

404 Not Found

Info

Invalid feed format.

Tux Chile

Connection refused - connect(2) for "www.tux.cl" port 80

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

5 anos de ODF OpenDocument Format

4 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 614 vezes

No último dia 1 de Maio, comemorou-se o aniversário de cinco anos de aprovação do ODF 1.0 pelo OASIS ODF TC, e muitos textos interessantes foram publicados desde então. Esperei alguns dias para publicar o meu, e vejo que fiz bem, pois fazendo um apanhado do que foi escrito sobre o assunto vemos que o ODF realmente mudou o mercado de suítes de escritório.

 

Na minha opinião, o mais completo dos textos publicados é do Rob Weir, pois ele traça uma linha histórica sobre os aplicativos de escritório desde seu início nos anos 70 até os dias atuais. Esta história pode ser sumarizada através da figura abaixo, e nela podemos ver que o mercado viveu um apagão durante a década de 90.

 

Office Suites Timeline

 

O segundo artigo que destaco é de David LeDuc da ODF Alliance. Nele é feito um comparativo entre as suítes de escritório existentes no mercado, as versões do ODF desenvolvidas desde então e a evolução na adoção do padrão feita pelos países.

 

5  Years of ODF - Timeline


Me surpreendi ainda hoje com um artigo publicado no blog de um outro amigo, Roy Schestowitz, que decidiu ilustrar seu artigo com a foto abaixo, do Presidente Lula com o boné do ODF. Esta foto foi tirada no FISL 10, e quem fez e entregou o boné ao Presidente foi meu incansável amigo Vitório Furusho, que recebeu o ODF Awards no ano passado, em reconhecimento ao trabalho que tem feito pela divulgação e adoção do ODF no Brasil.


President  Lula ODF Cap


Eu acompanho o desenvolvimento do ODF diariamente há 3 anos, e lhes afirmo que apesar da pausa para comemorar os 5 anos de sucesso, temos muito trabalho ainda pela frente. Cada dia que passa o ODF conquista mais e mais usuários, e incomoda cada vez mais aqueles que lutam para manter o “status quo”.


Aqueles que acompanham meu blog devem ter notado que eu não escrevo nada por aqui há uns bons meses, e muitos já me questionaram o motivo deste sumiço.


Passei por uma série de dificuldades na minha vida profissional e elas me trouxeram uma série de problemas na minha vida pessoal nos últimos meses, e se não fosse pelo apoio incondicional que recebo da minha família e de meus amigos, confesso que já teria jogado a toalha e desistido de batalhar tanto pelo ODF e pelos padrões abertos como fiz nos últimos anos. As dificuldades foram tamanhas que simplesmente perdi a vontade de escrever. É muito triste ver que por mais que eu tenha feito, ainda encontro uma série de portas fechadas para que eu possa dar continuidade ao meu trabalho, mas acho que este é mais um obstáculo que conseguirei driblar.


Confesso a vocês que é muito, mas muito difícil mesmo para um Latino Americano conseguir espaço e condições de trabalho justas para se dedicar como tenho me dedicado ao ODF e aos padrões abertos, mas a teimosia nata que temos é nossa principal força.


Fico feliz em ver que hoje, com o ODF completando 5 anos, nós latino americanos estamos saindo do rol de meros usuários de tecnologia da informação para participarmos cada vez mais do desenvolvimento internacional de padrões e tecnologia. Se alguém me dissesse que isso seria fácil, eu certamente não teria topado o desafio.


Parabéns ODF, parabéns OASIS ODF TC e parabéns a todos os amigos que têm batalhado tanto para levar o ODF para o mundo todo.


Roubando uma frase do genial Raul Seixas: “Eu tô tão lindo porém bem mais perigoso, aprendi a ficar quieto e começar tudo de novo: o que eu quero, eu vou conseguir !”


Aos inimigos, reforço um recado dado há alguns anos: Sou brasileiro, e não desisto nunca !


* fonte: blog de Jomar Silva

* Clique aqui para download do documento original ...

* Leia mais no blog de Rob Weir....

* Leia mais no blog Bob Sutor ...

* Leia mais no blog de Roy Schestowitz ...

* Leia mais no blog Trezentos ....

* Leia mais no Planeta ODF....


Tags deste artigo: jomar odf alliance broffice lei 15742/2007 paran iso 26300 furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.