Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Comunidade Dojo Paraná promoverá Coding Dojo durante o FLISOL 2015 em Curitiba

31 de Março de 2015, 11:09 , por Paulo Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 206 vezes

No dia 25 de abril a partir das 13h a comunidade Dojo Paraná promoverá um Coding Dojo, em uma sala próxima ao install fest do FLISOL em Curitiba.

Participantes: Qualquer pessoa interressada.

Você conhece o coding Dojo? Não! Então, vamos lá;

Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.

Em que linguagem é feito o coding Dojo?

O coding Dojo pode acontecer em qualquer linguagem, os participantes que irão decidir em que linguagem acontecerá o treinamento, não é necessário ser expert na linguagem escolhida, o coding dojo trabalha com as estruturas básicas da linguagem, o objetivo é finalizar o desafio e que todos compreendam cada linha do código.

Quais regras têm o coding dojo?

O coding dojo, tem uma metodologia, deve seguir a seguinte regra:

  • Programação baseada em teste: Antes de ser escrito uma implementação de código é escrito um teste. Isso é programação baseada em testes. TDD (Test-Driven Development).

  • Baby Steps: Nada de pular passos, tudo deve ser feito e testado, apenas passa-se para o próximo passo, quando o teste do anterior estiver OK e compreendidos por todos os participantes. Caso alguém não compreenda o que esta sendo feito, o mesmo tem o direito de pedir explicações.

  • Pair programming: A programação é feita em dupla. Um piloto e um co-piloto. O piloto é que esta com a mão na massa, o co-piloto ajuda dando palpites para conseguir que os testes passem, depois de passado o tempo determinado o co-piloto vira piloto e entra um novo co-piloto que esta na platéia, assim cria-se um rodizio.

Qual tipo de Dojo será usado no FLISOL?

Existem 3 tipos distintos de Dojo, o que iremos utilizar será:

Randori, onde o problema é resolvido ao vivo e acompanhado por todos, havendo um revezamento entre piloto, co-piloto e platéia. Entram na arena um piloto e um co-piloto que durante 7min iniciam os primeiros passos para resolução do problema, após esse tempo o co-piloto vira piloto e um outro co-piloto vindo da platéia entra na arena. Ao final, quanto o problema estiver sido resolvido e fatorado, faremos a analise do que foi positivo e negativo na pratica do Dojo.

Então é isso, regras básicas explicadas, agora é só começar a entrar em forma para enfrentar esse Dojo. Antes do início do Dojo é realizado uma explicação detalhada da prática do Dojo.

Mais informações sobre o Dojo Paraná:

https://github.com/dojo-parana

https://github.com/dojo-parana/dojo-parana

https://github.com/dojo-parana/dojo-parana/wiki




0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.