Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Comunidades

Organização

Minha rede

Tela cheia

Palestra desenvolvimento

14 de Março de 2013, 0:00 , por Otávio Gonçalves de Santana - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 795 vezes



As inscrições para o FLISOL 2013 estão abertas, esse evento mais uma vez conta com a ajuda da comunidade brasileira, com profissionais com reconhecidos em todo mundo.
Umas das novidades desse evento é o primeiro encontro de javaScript da Bahia.

Guarde em sua agenda:

Evento: FLISOL 2013
Data: 27 de abril, sábado
horário: 8:00-18:00
Local: Faculdade AREA1
Inscrições:http://javabahia.blogspot.com.br/p/proximos-eventos.html


Confira abaixo algumas palestras que já estão confirmadas:

Palestra: Comunicação entre janelas em domínios diferentes utilizando postMessage
Descrição: window.postMessage é um método para permitir comunicação segura entre origens distintas (cross-origin communication). Normalmente, scripts em páginas diferentes apenas tem a permissão para acessar um ao outro se e somente se as páginas que os executam estão em localizações com o mesmo protocolo (usualmente ambos HTTP), número de porta (80 sendo a padrão para HTTP), e host (módulo document.domain sendo definido por ambas as páginas com o mesmo valor). window.postMessage provê um mecanismo controlado para driblar esta restrição de uma forma segura quando utilizado de forma correta. Com isso, páginas podem interagir com widgets web de forma mais rica, interativa e segura.
Palestrante:Caio Almeida (CaioSBA)


Palestra: Mapeando o mundo com o Google Maps API
Descrição: O Google Maps API é uma ferramenta da gigante da internet Google, que nos possibilita criação aplicativos para web e mobile de forma simples e descomplicada. Com a ajuda desta api, entre outros recursos, exemplificarei construção de um aplicativo web que têm por finalidade ajudar aos habitantes de Salvador a acharem e mostrarem os seus problemas de infraestrutura, saneamento e etc, fazendo assim com que seja mais fácil de resolvê-los.
Palestrante:Antonio Fernando Santos Ladeia


Palestra: Arquitetura de SPA (Single Page Application) utilizando ExtJs MVC e outros
Descrição: A apresentação demonstrará a arquitetura de uma SPA (single page application) utilizando ExtJs 4 com padrão MVC e boas práticas de programação: reusabilidade de código, modularização, localização (multi-idioma), parametrização, usabilidade, segurança e outras. O projeto permite que módulos de diversos propósitos sejam adicionados à aplicação de modo independente e dinamicamente. O foco principal da demonstração é a programação front-end, mas será apresentado a comunicação REST com API nas linguagens PHP e C#.

Palestrante:Victor Cardins

Palestra: melonJS: Uma alternativa Livre para o desenvolvimento de jogos em HTML5
Descrição: "Ainda hoje os jogos on-line são, em sua maioria, desenvolvidos em plataformas e tecnologias proprietárias que necessitavam de aplicativos adicionais para a execução. A tecnologia HTML5 por sua vez vem, também, para desbancar essa hegemonia no mercado dos games on-line. Trazendo alternativas livres e de ótima qualidade que competem igualmente, no mercado, com as ferramentas proprietárias, o HTML5, através das ferramentas, permite a socialização do desenvolvimento. Para o desenvolvimento de jogos na plataforma supracitada podemos utilizar diversas ferramentas assim como: o construt2 (versão free) e o melonJS. O melonJS é uma engine para jogos baseando em comunidade e que suas aplicações funcionam totalmente na maioria dos navegadores
Nessa palestra apresentaremos a inicialmente a tecnologia HTML5 (contexto histórico e suas potencialidades) para então explanar sobre o desenvolvimento de jogos on-line através do melonJS. Serão abordados tópicos sobre: Criação de personagens; movimentação; cenário e interação com objetos, cenário e inimigos."
Palestrante:Luis Gustavo de Jesus Araujo

Palestra: Criando aplicações com Angularjs
Descrição: Vislumbre um mundo onde o HTML fosse feito especificamente para web apps. Construido e mantido pelo grupo de engenheiros do Google, e usando o HTML como uma “template engine” para o javascript, namespaces, uma poderosa API, testes, compatibilidade com as bibliotecas javascript mais utilizadas, dentre outros. Esse é o Angularjs.
Palestrante:Wilson Mendes Neto


Palestra: Addicted to coffee(script)
Descrição: Apresentação da linguagem;
Do ""eye candy"" para primeiras decepções;
Das decepções à produtividade;
Derivações, ou ""do café a meta-anfetamina"";
O node.js, as swites de teste e o coffee;
Projetos reais em coffee;
Palestrante:Aurélio A. Heckert




Palestra: nodeNES - Construindo uma IDE para Nintendo 8 bits no Navegador
Descrição: Esta palestra vai ilustrar as motivações e hacks utilizados para construir uma IDE para o Nintendo 8 bits no navegador.
Não faz muito tempo que Javascript era considerado responsável por constantes erros e o maior culpado por sistemas não funcionarem adequadamente em todos os navegadores. Foi desculpa para a construção de frameworks de inversão de controle e outras ideias avessas.
Será uma jornada por compiladores, editores e interfaces em javascript. Por que você deve tratar o seu navegador como um ambiente de desenvolvimento, e neste caso, literalmente. Derubar mitos que Javascript não é necessário testar, ou até que é difícil testar.
-- PRESS START --
Palestrante: Guto Maia



Palestra: Introdução Prototipagem com Microcontrolador Arduino
Descrição: É uma palestra introdutória ao Microcontrolador Arduino, abordando seus conceitos básicos com as seguintes partes: O que é o Arduino como hardware livre, conhecendo a placa arduino e a sua estrutura (levarei até uma para amostra), conhecendo a IDE arduino e sua estrutura, fazendo um "Hello World" com LEds, conhecendo uma Protoboard, prototipando o HelloWorld na Protoboard e mostrando alguns exemplos o que houver ou sugestões.
Palestrante:Fernando Moreira (Mestre dos Magos))


Palestra: As principais novidades do Java EE 7
Descrição: Conheça as grandes mudanças e novidades que estarão presentes na nova versão da plataforma Java EE. As atualizações das especificações JMS, EL e JAX-RS. As novas especificações que serão incluídas nesta versão, como o JCache, a Batch API, a API para manipular objetos JSON, e a tecnologia Websocket para desenvolver aplicações HTML5 ricas.
Palestrante:Bruno Borges

Palestra: Integrando Python e JavaScript
Descrição: JavaScript, que durante muito tempo foi considerada somente uma linguagem de script para navegadores, voltou a ganhar atenção recentemente devido ao seu emprego em novos servidores, ferramentas e frameworks. Por causa disso, surgiram diversas iniciativas de integrar JavaScript com outras linguagens, como Python. Nestes casos, podemos aproveitar o melhor que cada uma pode oferecer e as soluções que já implementam.
Palestrante:Luiz Claudio



Palestra: Design on the Browser
Descrição: "Design On The Browser: uma maneira eficiente de aproveitar todas as etapas de um projeto web utilizando o real canvas, o browser. Através de ferramentas novas e técnicas que engajam o time de desenvolvimento é possível transformar os entregáveis de design em peças bem mais aproveitáveis."
Palestrante: Tassia Pellegrini

Palestra: Responsive Design, usar um framework ou não?
Descrição: Introdução ao responsive design, melhores praticas, dicas e truques.
E como utilizar a biblioteca JS correta para seu projeto.
Palestrante: Fernando


Palestra: Iniciando sua Jornada com Mule ESB
Descrição: Antes de iniciar a jornada com um dos Enterprise Service Bus mais leves do mercado, vamos dar um overview sobre o que é exatamente um ESB e em quais cenários você pode utilizá-lo, então começaremos a explorar o mule, e incentivar você desenvolvedor Java a dar os primeiros passos com essa poderosa ferramenta, que vem sendo usada em 35% das 500 maiores empresas do mundo e mostraremos um exemplo prático de como tudo funciona.
Palestrantes:Jean Donato / Claudio Escobar


Palestra: Desenvolvendopluginscom o jQuery UI e testando com o jasmine
Descrição: O jQuery UI é uma evolução do pattern de desenvolvimento de pluginspara o jQuery. Com o Widget factory é possível ter pluginsmais flexíveis para o jQuery e usando o Jasmine como ferramenta de BDD, é possível desenvolver melhores componentes jQuery com testes automatizados e ter uma aplicação web mais rica com menos bugs
Palestrante:Alexandre Magno Teles Zimerer