Ir para o conteúdo
ou

Thin-logo

Comunidades

Organização

 Voltar a Blog FLISOL ...
Tela cheia Sugerir um artigo

FLISOL 2012!!! SUCESSO!!!

29 de Abril de 2012 , por Desconhecido - 1919 comentários
Visualizado 2143 vezes

Podemos dizer, com toda certeza, que o FLISOL 2012 Salvador foi um grande SUCESSO!

Como podemos ver abaixo, o evento lotou! Quase não tinha mais espaço livre! Com Aproximadamente 300 participantes!

Tivemos palestras de altíssimos níveis, com um público ávido por informação e participando bastante das apresentações.

Até mesmo com convidado de outro estado, que foi patrocinada pela Globo.com. Tiago trabalha na empresa e veio compartilhar suas experiências com SoftwareLivre dentro do portal Globo.com.

Tivemos também em nosso evento o Lançamento da 5º edição da distribuição Ekaaty. Muito bem recebida pelo público, que foi correndo instalar no Notebook na sala de InstallFest!

Tivemos as novidades que estão por vir no Fedora 17, com uma palestra sincronizada com o andamento das suas novas funcionalidades, o que gerou boas discussões.

Com apoio de voluntários, conseguimos instalar Software Livre nas máquinas dos usuários! Foram todos bem recebidos, até mesmo aqueles que queriam instalar Software Livre em seu Windows ou outro Sistema Operacional proprietário.

Ficamos muito feliz, pois um evento desse tipo, feito inteiramente pela comunidade, é algo bonito de ver acontecendo.

Para isso acontecer, foi muito importante o apoio da Faculdade FTC, através da figura dos seus representantes Lúcio Marcos, Pascoal e Antonio Marcelino. Muito obrigado pessoal, vocês foram demais.

Com o sucesso desse evento, já confirmamos nosso compromisso em fazer o FLISOL ano que vem, também na FTC, ou seja, não perca, pois cada ano será melhor! :D

Se você tem comentários, seja positivo ou negativo sobre o evento, comente abaixo! Estamos abertos a críticas, para fazer um evento cada vez melhor para todos nós! Pois lembre-se, esse é um evento feito pela comunidade e você pode fazer parte dela! Basta ter tempo e interesse!

Quanto ao certificado de participação, aguardem que receberão por email.

E sobre os arquivos de palestra, já já estarão disponíveis!


1919 comentários

Enviar um comentário
  • Edvan_minorEdvan de Barros Silva
    30 de Abril de 2012, 10:07

    Parabéns

    Essa foi a segunda vez que fui no FLISOL e vi uma evolução enorme. Estão de Parabéns mesmo!! Foi um Sucesso.

    Palestras muito boas, espaço adequado, apesar de ficar surpreso com a quantidade de gente que foi, mas as salas caberam todo mundo.
    Parabéns e com fé em Deus estarei novamente em 2013, 2014, 2015 e etc... :-)


    • Hackergotchi-rafaelgomes_minorGomex
      30 de Abril de 2012, 10:26

      Obrigado

      Obrigado Edvan,

      Nos da organização buscamos melhorar a cada ano. Agradecemos seu retorno.


  • 1922201_687462864632306_129054031_n_minorlobocode
    30 de Abril de 2012, 11:36

    Sinceramente, esperava mais.

    É a primeira vez que fui ao FLISOL-SSA. E como indago no título, sinceramente eu esperava mais. A pergunta inicial é: evento gratuito, voluntário é sinônimo de evento ruim de má qualidade? mal organizado? certamente que não! correto?

    Assim que o evento começou, fomos para a sala onde o evento seria introduzido. Até aí, tudo bem. Apesar do atraso, esse fator é relevante ( até porque foi um atraso pequeno ). Logo que saímos da auditório onde foi feita a introdução do evento, logo percebi que havia um rapaz distribuindo dvd's do Sistema Operacional livre OpenSuse ( que infelizmente, havia poucos para tanta gente ). E fomos conduzidos as salas de infra-estrutura e desenvolvimento.

    No meu caso, fui para a sala de desenvolvimento. A primeira palestra foi ( E tem isso no PHP? Novidades do PHP 5.3 e 5.4 ) com Márcio Albuerquerque. O problema dessa palestra é que o slide da qual foi usado para apresentar as supostas novidades do PHP, foi um slide já utilizado em eventos passados ja que o mesmo material foi feito em fevereiro de 2011. Não ouve então preocupação da parte do palestrante em atualizar,preparar um conteúdo a ser apresentado no FLISOL 2012? é algo a se pensar.

    A segunda palestra foi boa ... introdução ao projeto Projeto Demoiselle com Wilson Guimarães. Na verdade, daí em diante quase todas as palestras foram corridas. Tudo começou a ser ministrado nas coxas, acelerado de modo que a quem estivesse assistindo, não pudesse acompanhar os palestrantes. Este fator foi tão evidente que a partir do intervalo para o almoço em diante, mais da metade dos que estavam na sala de desenvolvimento sairam da sala revoltados. ( Inclusive um deles de forma bem marcante...pois o mesmo saiu da sala com o notebook aberto e com a tela do jogo "paciência" aberto ).

    Mas como é de se esperar. Sempre há surpresas em meia desorganização. A palestra dada por Michel Felipe foi fantástica o que acredito ter levado muita gente a se interessar em estar presente no evento NosqlBA.

    Enfim, a palestra não foi um sucesso ...poderia ter sido bem melhor. Infelizmente isso não se isola ao FLISOL-BA pois em SP há relatos de que também não foi lá essas coisas todas. Entretanto em outros estados, há casos de sucesso de fato. Não vejo coerência em alegar que o evento foi bom só pela quantidade de gente que esteve presente. Afinal, se haviam 300, mais da metade ou saiu bem antes do evento terminar, ou facilmente encontravam-se pessoas dormindo em ambas as salas.

    Isso sem contar a falta de respeito em usar Windows e Mac em evento com este nome "FESTIVAL LATINO AMERICANO DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE" na sala de desenvolvimento... uma vez que os patrocinadores em grande maioria são de comunidades de sistemas operacionais livres como o opensuse , debian, archlinux, fedora etc...

    Em um evento como este, muito tem a se ganhar quando o mesmo é feito com responsabilidade e organização. Não me arrependo de ter ido afinal, conheci pessoas, e poucas palestras realmente valeram a pena. Além disso, considero minha critica algo construtivo para que nas proximas versões esses fatores sejam levados em conta.


    • 1922201_687462864632306_129054031_n_minorlobocode
      30 de Abril de 2012, 12:11

       

      Fico imaginando se Richard Stallman fosse um convidado para o evento. Tenho certeza que ele haveria saído da sala de desenvolvimento bem no início. E olha que ele é referência mundial em software livre uma vez que é o fundador do Free Software Foundation e um dos fundadores do movimento.


    • 55_minorEduardo Daltro
      30 de Abril de 2012, 13:13

      Áudio

      Sem tirar também a questão do áudio, uma sugestão minha é, no próximo evento, disponibilizem equipamento sonoro para dar maior qualidade às palestras. Destaco também, as palestras sobre o Ekaaty e Fedora, que gostei muito. A qual não gostei nem da primeira, nem da segunda vez, foi a de Web Semântica, o palestrante nem se quer olhava para o público.


      • 1922201_687462864632306_129054031_n_minorlobocode
        30 de Abril de 2012, 15:18

        É...

        A de Web Semantica foi f... mesmo. Além do cara não olhar pros estudantes, ele jogou um slide cinza e laranja ( pqp, será que ele não notou que essa coloração arde os olhos ao invés de ajudar? ) , falava baixo ( mas aí culpa da galera de não organizar antes o esquema do som ) .... sem falar das cagadas citadas por ele ao destacar o assunto... nossa eu nunca ouvi tanta bobagem junta..estava justamente falando sobre web semantica com o pessoal presente...e eles ficaram boiando com os argumentos desse palestrante.


        • Hackergotchi-rafaelgomes_minorGomex
          30 de Abril de 2012, 18:39

          Equipamento de SOM

          O equipamento de SOM estava disponível, acho que foi escolha do palestrante em não utilizar.


    • Hackergotchi-rafaelgomes_minorGomex
      30 de Abril de 2012, 18:37

      Críticas são bem vindas

      Como costumo dizer, toda unanimidade é burra e críticas sempre são bem vindas em uma criação coletiva.

      Que bom que esperava mais, expectativa é algo bom. Demonstra que você acredita na organização!

      Evento colaborativo não é sinônimo de desorganização e eu acredito que sua opinião tem como objetivo apontar as falhas, para que possamos fazer um evento cada vez melhor. Ou seja, você agora está fazendo parte da organização, mesmo que indiretamente.

      Vamos aos pontos:

      Quanto a problemas com os palestrantes, está anotado as críticas, mas vou aguardar mais opiniões antes de realmente tomar alguma decisão para o ano que vem, pois nem tudo é tão exato e depende de pontos de vistas.

      Quanto a velocidade das palestras, seria legal você ter notificado ao palestrante, indicado que não estava conseguindo acompanhar. Sei que posso parecer chato, mas isso é algo comum em colégio ou faculdade, não? Se não entendeu, pode solicitar para repetir ou diminuir a velocidade.

      Com relação a utilização de Windows e MAC nas apresentações eu particularmente não gosto da ideia, mas é algo a se discutir. Vou levar para o grupo.

      Felizmente nem todos nos deram o mesmo feedback que você, talvez por estarem em outra sala ou coisa do tipo. Sendo assim ainda considero um sucesso, mesmo em meio a tanto contratempo.

      Perceba que algumas falhas não podem ser encaradas que o evento foi simplesmente feito "nas coxas", falhas acontecem e devem ser corrigidas evento após evento.

      Sei que apontar falhas é algo espero, mas sinta-se a vontade também para propor melhorias.

      A organização do FLISOL agradece a presença e todas opiniões.


      • 55_minorEduardo Daltro
        30 de Abril de 2012, 19:18

        Gomex

        Elogiar também sobre a sua atuação, gostei da sua palestra, apesar de que não entendi muito, por estar pouco familiarizado com o tema. Uma dica que acho interessante é, a venda de produtos relacionados a software livre, como camisas com uma estampa do Tux, eu mesmo gosto dessas coisas, e acredito que muitos também.


        • Hackergotchi-rafaelgomes_minorGomex
          30 de Abril de 2012, 19:26

          Obrigado

          Obrigado pelo comentário! Realmente pessoas que não estão familiarizados com o assunto de administração de infra, não entenderão totalmente a palestra.

          Quanto a venda de camisa, sua opinião foi anotada, vou levar para o grupo.


    • Raul_minorRaul
      1 de Maio de 2012, 21:06

      Sistemas proprietários

      Amigo, o evento não se restringe ao uso de apenas sistemas abertos. Qual o sistema está rodando no computador do palestrante não vem ao caso, já que na maioria das vezes, o tal S.O. nada tem haver com o tema apresentado. Seria ótimo que ele aparecesse com um sistema aberto, mas isso foge a nossa responsabilidade.


      • 1922201_687462864632306_129054031_n_minorlobocode
        2 de Maio de 2012, 15:16

        Sistemas proprietários...

        Discordo. Para o nome que o evento leva, não é nem um pouco conveniente, coerente e até desrespeitoso usar software proprietario. E mais, o S.O é a base fundamental para se defender e incentivar o uso de software livre.

        Caso você use macOSx ou Windows para apresentar software-livre, dá a entender que software-livre é apenas uma segunda opção. Colocando-o como secundário no quadro da Tecnologia da informação, desenvolvimento , informática em geral. Além disso como disse antes, a grande maioria dos patrocinadores são de comunidade de S.O livre. Por isso usar macOSX ou Windows é tão desrespeitoso, uma afronta.


  • 55_minorEduardo Daltro
    30 de Abril de 2012, 19:20

    Mais fotos

    Vi que foram tiradas várias fotos, se puderem, disponibilizem mais, quero me ver alguma. =)


    • Hackergotchi-rafaelgomes_minorGomex
      30 de Abril de 2012, 19:24

      Fotos

      Estou reunindo as fotos. Assim que consegui pegar todas, criarei uma galeria e posto aqui!


  • Edvan_minorEdvan de Barros Silva
    2 de Maio de 2012, 7:32

    Certificado e Slides das Palestras

    Rafael,

    Vocês tem alguma data para entrega do Certificado e os Slides das Palestras?


  • Edvan_minorEdvan de Barros Silva
    10 de Maio de 2012, 6:47

    Certificado

    Senhores organizadores,

    Como está a questão do Certificado do FLISOL?


    • 55_minorEduardo Daltro
      16 de Maio de 2012, 22:13

       

      Verdade, até hoje não recebi o certificado. Isso irá me ajudar na faculdade, e há um prazo de entrega. Então, providenciem, por favor.


  • 2081f92ef12fc0192839f8dda40bc8d4?only_path=false&size=50&d=wavatarthiagosa17
    20 de Maio de 2012, 7:37

    MEU CERTIFICADO FOI ENVIADO EM BRANCO PARA MIM. SEM MEU NOME

    olá, meu certificado foi enviado para mim sem o meu nome impresso nele. com quem eu vejo para corrigir?
    thiagosa17@gmail.com
    Thiago Sousa de Andrade


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.