Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Tela cheia

O Evento

16 de Março de 2014, 0:16 , por Marcelo Lobo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 177 vezes

Áreas Temáticas:

  • Robótica Livre
  • Inclusão Digital e Responsabilidade Social

  • Segurança e Privacidade

  • Empreendedorismo

  • Comunidades

Histórico:

Fundada em 11 de setembro de 2003, a ASL.org (Associação Software Livre.org) é a entidade organizadora do Fórum Internacional Software Livre (FISL), maior evento de software livre da América Latina que acontece todos os anos em Porto Alegre - RS. Neste ano, entre os dias 7 e 10 de Maio de 2014. Em Belém, o Pré FISL 15 Amazônia também será organizado pela associação entre os dias 10 e 11 de Abril de 2014 no Instituto Federal do Pará - IFPA e tem como objetivo fazer o lançamento oficial do FISL 15 na região Amazônica. A entidade está a frente de outros projetos e iniciativas.

Seus objetivos são:

1. Difusão do Software Livre;

2. Experimentação de novos modelos sócios educativos e sistemas alternativos de produção e distribuição de Software Livre;

3. Estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologia alternativa, realização de eventos, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades supra mencionadas;

4. Promoção do desenvolvimento econômico, social e inclusão digital; 5. Desenvolver programas de educação profissional, qualificação, requalificação profissional voltado para as carências da população;

6. Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da liberdade de expressão, da democracia e de outros valores universais e o combate a qualquer forma de discriminação sexual, religiosa, econômica e racial;

7. Para atender as finalidades acima mencionadas, a entidade poderá celebrar convênios e/ou parcerias, com órgãos públicos e/ou entidades privadas.

Já o FISL, são 15 anos de história, e ao longo dessa trajetória de crescimento e aprendizado, o Fórum Internacional Software Livre esteve sempre propondo os debates mais prementes sobre tecnologia e liberdade. O sucesso é resultado do trabalho, da colaboração e do envolvimento de milhares de pessoas que acreditam nas soluções tecnológicas e educacionais livres, no conhecimento como bem público e na força de tecnologias de informação como ferramentas de empoderamento para a democracia.

Por isso, lutamos desde nossa primeira edição pela manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos, na luta pela internet livre e neutra. E embora não seja novidade nas nossas pautas, o tema deste ano será Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem.

Porto Alegre será mais uma vez o palco do maior encontro de comunidades de Software Livre no mundo, que são não apenas o público, mas também os realizadores desse nosso grande evento, que, cheio de ideias e garra, compartilham conhecimentos, inovações e também inquietações com uma motivação comum: a crença de que através do conhecimento cresceremos como uma humanidade mais justa.

O FISL não é feito somente pela Comissão Organizadora e pelas assessorias contratadas. Ele é feito pelas centenas de palestrantes que se oferecerem para somar seus conhecimentos, e investem seus próprios recursos para virem dos mais diversos cantos do Brasil e também de outros países.

Ele é feito por centenas de voluntários que oferecem sua inteligência e sua força de trabalho para colaborar na produção, na comunicação, na logística, e mesmo na divulgação do evento e das bandeiras do Software Livre pela rede, de suas próprias casas.

E ele é feito por dezenas de entidades civis, governamentais e privadas que acreditam que o Software Livre pode sim, mudar o mundo. E já está mudando!