Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

III Encontro Regional SUL da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas acontecerá de 4 a 7 de outubro em Porto Alegre

30 de Julho de 2017, 16:09 , por Mariel Zasso - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 962 vezes

Share

A Casa Colaborativa Vila Flores (acima), no bairro Floresta, em Porto Alegre, é um dos espaços que participou de um dos encontros SUL anteriores da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas (Foto: Sheila Uberti – ShareFest Porto Alegre/Flickr)

 

[Editado em 11 de agosto de 2017]

 

Pelo terceiro ano consecutivo, as Produtoras Culturais Colaborativas da região sul realizarão seu encontro anual em Porto Alegre. As Produtoras Culturais Colaborativas são uma tecnologia social que reúne um conjunto de metodologias para que grupos autogestionários transformem seus espaços de atuação em empreendimentos criativos que oferecem produtos e serviços de audiovisual, produção cultural, comunicação comunitária e formação em cultura digital. A edição deste ano do encontro tem o reconhecimento e apoio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, através do edital Cultura e Redes, realizado em 2015, cujos recursos foram liberados somente este ano.

Um dos princípios norteadores da rede é o uso e o fomento do Software Livre como posicionamento político e ideológico com base nos princípios da ética hacker: colaboração, conhecimento e liberdade, e assim esse seria o terceiro ano em que o Encontro das Produtoras Colaborativas da região sul aconteceria junto ao FISL. Apesar do adiamento do FISL (saiba mais), a programação do encontro das produtoras culturais colaborativas se mantém.

O III Encontro Regional SUL da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas contará com debates, oficinas, install fest e atrações culturais e terá a participação das produtoras colabrativas da região Sul, representantes das produtoras das regiões Norte e Nordeste do Brasil e parceiros locais que trabalham com produção cultural, software livre e economia colaborativa. A ideia, ainda não confirmada, é também fazer um percurso de visitar a Casas Colaborativas da região metropolitana de Porto Alegre, conforme aconteceu nos encontro de 2016.

Se você também se interessa por discutir a importância da liberdade de projeto para coletivos digitais, a criação de bancos sociais com a Plataforma Corais.org, os arranjos locais de produção cooperativa, sustentabilidade de projetos de cultura livre e outros temas de interesse da economia solidária, não pode perder essa oportunidade. A programação do III Encontro de Produtoras Colaborativas e as atividades culturais são gratuitas, abertas ao público geral. As atividades acontecem em vários locais de Porto Alegre e região metropolitana. Aguarde a programação completa!
  

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.