Texto e foto: Barbara Nickel
Qual é a primeira ideia que um estrangeiro tem ao pensar no Brasil? Alguns podem dizer futebol. Outros, carnaval. É improvável que alguém relacione o país ao desenvolvimento de tecnologia. No FISL17, Etiene Dalcol veio para desafiar o senso comum.
A carioca de 27 anos é estudante de Engenharia de Software e uma apaixonada advogada da linguagem Lua. Com o título “Crescendo através do software livre e Lua”, a palestra de Etiene contou como, ao contribuir para a evolução da tecnologia nacional, a desenvolvedora conquistou oportunidades para seu próprio crescimento profissional.
Etiene foi enfática em relação ao poder do networking: é pelo efeito de rede que se dissemina a adoção de muitas tecnologias. É uma lógica simples: de que adiantaria você comprar um telefone se não tiver ninguém com quem falar? O mesmo ocorre com as linguagens de programação. Para que ganhem força, é preciso que mais pessoas usem. Por isso, Etiene dá uma dica simples para quem quiser apoiar o desenvolvimento de uma nova linguagem: use. Se não tem como doar dinheiro ou dedicar-se a desenvolver o código, apenas use.
Ao adotar a linguagem nacional, Etiene seguiu um conselho que recebeu de um professor de piano: valorize suas origens. Trata-se de uma afirmação política, mas não é só isso. Segundo a desenvolvedora, o que a levou para “o mundo da Lua” foi a qualidade excelente da linguagem e uma visão estratégica em relação à própria carreira. Foi uma vantagem importante entrar em uma comunidade local, disposta a trocar conhecimento, com acesso aos desenvolvedores e contatos profissionais. Mais uma vez, o poder do networking.
Etiene está no Twitter como @etiene_d e administra o blog comunitário http://lua.space Os slides de sua apresentação, com detalhes sobre o histórico e características da linguagem Lua, estão neste link: http://pt.slideshare.net/EtieneDalcol/crescendo-com-software-livre-e-lua
Etiene Dalcol: crescendo junto com a tecnologia nacional
13 de Julho de 2016, 18:58 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 744 vezes
Licenciado sob CC (by)
0sem comentários ainda