
Por Mariana da Rosa/Playpress
Projeto foi apresentado no primeiro dia do Fórum Internacional Software Livre - FISL17
Doutoranda fala sobre o Jabuti Edu (Camila Cunha)
Reforço para a coordenação motora, aprendizagem sobre matemática, raciocício lógico e robótica. De um jeito divertido e lúdico, professores utilizam o software livre para auxiliar no desenvolvimento das crianças pequenas em muitos aspectos. O assunto foi tratado durante a palestra da doutorando em Informática na Educação, Patrícia Fernanda da Silva, que apresentou o projeto de programação Jabuti Edu.
- As crianças estão imersas nas novas tecnologias. Mas isso é observado em casa. Na escola, ainda é pouco utilizado esse recurso para a aprendizagem. O Jabuti Edu é isso, um jeito lúdico de utilizar tecnologia para auxiliar no ensino e no desenvolvimento das crianças. É um meio de levar a robótica para crianças de quatro e cinco anos, com plataformas simples e utilização do Linux, por exemplo - explica Patrícia.
Entre os benefícios destacados pela palestrante estão, ainda, o desenvolvimento da criatividade nos pequenos estudantes.
- É muito importante trabalhar isso em crianças pequenas, pois amplia muito o conhecimento delas. Nas aulas com o Jabuti Edu, elas conhecem seus limites, conseguem utilizar linguagens orais para brincar e se comunicar, elas elaboram perguntas e contam histórias. Além disso, ajuda a ensinar sobre raciocínio lógico e apresenta os números de maneira prática. Elas utilizam a criatividade para brincar - salienta.
Os passos para a fabricação e a utilização do Jabuti Edu são livres e com facilidade para qualquer professor.
0sem comentários ainda