Ir para o conteúdo

FISL16

ou

eu vou!


Tela cheia

Área das Comunidades

3 de Julho de 2015, 2:00 , por Paulo Meirelles - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 633 vezes
Licenciado sob CC (by)

Programação da Área das comunidades

Muitas atividades para interagir em área aberta!

Quarta-feira (08/07)
10:00 - 10:20 Rede: A utopia das redes de conhecimento universal
                     
Descrição: O objetivo é falar sobre a motivação da manutenção da utopia das redes de conhecimento na educação para os novos tempos. Promovendo a criação de redes de conhecimento integradas e interativas do ensino fundamental ao ensino acadêmico e pesquisa. Sob a premissa que a informação e o conhecimento adquiridos nos centros de ensino são patrimônio da educação.
                       Palestrante: Neil Ferreira
  Comunidade: Partido Pirata
10:20 - 10:40 SDR: Rádios definidos por software
  Descrição: Os SDRs permitem tornar a camada física de comunicacões eletrônicas tão maleáveis quanto as superiores. Esta palestra irá abordar o funcionamento desta tecnologia e suas principais aplicacões e vantagens.
  Palestrante: Bernardo Donadio
  Comunidade: Hacklab UFRGS
10:40 - 11:00 Transformando o Portal do Software Público em um ambiente de desenvolvimento de software colaborativo
  Descrição: O objetivo da palestra será discutir os principais objetivos do desenvolvimento de software colaborativo e como potencializar suas características através da integração de serviços
  Palestrante: Arthur Del Esposte, Athos Ribeiro, Lucas Kanashiro
  Comunidade: Portal Do Software Publico Brasileiro
11:00 - 11:40 Quiz - Chamada das comunidades para participar
11:40 - 12:00 Troubleshooting KVM VMs Tema: Servidores / Administração
  Descrição: Esta apresentação aborda ferramentas e técnicas para a observação de máquinas virtuais com o hypervisor KVM. Dá-lhe um modelo mental de arquitetura KVM para que você saiba como chegar ao fundo de perguntas sobre o comportamento da máquina virtual e performance. As áreas abrangidas incluem atividade convidado CPU, RAM, disco I/O, o tráfego de rede, e o monitor QEMU. Exemplos são baseados em situações da vida real, muitas vezes encontrados pelos usuários KVM.
  Palestrante: Cândido Raphael
  Comunidade: oVirt
12:00 - 12:20 Qual sabor (ou distribuiçao) escolher?
  Descrição: Ok, não uso gnu/linux ainda mas quero usar, qual distribuição devo escolher? Uma bate papo de um pouco da historia, passando pela estrutura do sistema operacional GNU/Linux, até a seus vários gerenciadores de janelas (KDE, Gnome(s), Mint, Cinnamon...) e aplicativos que podem ser usados ao inves dos presentes naqueles outros sistemas operacionais. Logo, explicitando, exemplificando e tirando duvidas dos presentes, sem intençao de flame war :D
  Palestrante: Luiz Henrique Rauber Rodrigues
  Comunidade: TchêLinux
12:20 - 12:40 HTML5 – Introdução
  Descriçao: Falar um pouco sobre novas funcionalidades do HTML5, apresentar alguns aplicativos desenvolvidos baseado nas novas funcionalidades e dar algumas direções para quem quer buscar mais sobre desenvolvimento front-end.
  Palestrante: Alan Velasques Santos
  Comunidade: TchêLinux
12:40 - 13:00 Debian pode não ser tão difícil como falam: relatos de utilização
  Descrição: Quando se fala em Distribuições GNU/Linux para desktop (ou seja, pra usuário final), se fala logo em Ubuntu, Elementary OS, Linux Mint... "nada de Debian, pois 'debian é dificil'", é o que comentam por aí, o que faz com que um esteriótipo de "não vou fazer conseguir usar" se espalhe de boca em boca. Mas, os tempos são outros, e o Debian cresceu muito no mundo dos Desktop's também. Esta palestra mostra de maneira prática que o Debian pode não ser tão difícil como falam por aí. Uma palestra ótima para quem está querendo migrar para outro sistema operacionais com uma estabilidade de rocha que é usado como servidor mundo à fora.
  Palestrante: Wellton Costa de Oliveira
  Comunidade: Debian
13:00 - 13:20 Emuladores de jogos no Fedora
  Descrição : Será mostrado os emuladores no fedora , para quem gosta de jogos mais retro
  Palestrante: Daniel Lara
  Comunidade: Fedora
13:20 - 13:40 Marco Civil da Internet a desserviço da sociedade
  Descrição: O Marco Civil da internet (Lei 12.965/14) respeita os principios do Partido Pirata? Falaremos sobre como pode ser nocivo à sociedade
  Palestrante: Claiton Neisse, Ederson Brilhante
  Comunidade: Partido Pirata
13:40 - 14:00 A Comunidade Curitiba Livre e suas ações.
  Descrição: Apresentar a comunidade Curitiba Livre, como surgimos, quem somos, qual nossa atuação e o que planejamos para o futuro.
  Palestrante: Daniel Lenharo de Souza
  Comunidade: Curitiba Livre
14:20 - 14:40 Problemas da vigilância em massa
  Descrição: Você sabe quanto custa para monitorar seus dados na internet?  Descubra como é fácil fazer a vigilância em massa nos dias atuais e como você pode estar vunerável.
  Palestrantes:Neissi Torres Lima e Renata Nobre
  Comunidade: Pixelated
14:40 - 15:00 Bancos de dados com SQL para jornalistas.
  Descrição: motivação e incentivo a jornalistas para que aprendam SQL a fim de melhor explorarem as potencialidades trazidas pelos dados abertos. Tema: dados abertos.
  Palestrante: Leonardo Leite
  Comunidade: PoliGNU
15:00 - 15:20 Mais GNU, menus Linux
  É chegada a hora de impedir o avanço do pensamento permissivo do Open Source que mina o endimento ideológico do Software Livre.
  Palestrante: Anahuac
  Comunidade: FLISOL
15:20 - 15:40 Be Joomla!Tema: Dinâmica de comunidades em SL
                  
Descrição: O Joomla tem um coração pulsante. É a sua comunidade: http://volunteers.joomla.org. De todos os mais populares CMS, a nossa é a única comunidade totalmente Freedom Software. Do core as decisões de futuro e andamento, o coração pulsante do CMS opina e decide cada nova versão, lideranças e organização do micro ao macro, do local ao internacional. 
  Palestrante: Ariadne Pinheiro
  Comunidade: Joomla! Brasil
15:40 - 16:00 Computadores invisíveis: sistemas embarcados e suas aplicações
  Descrição: Palestra aborda computação ublíqua e sistemas embarcados, como computadores são aplicados em cada vez mais dispositivo que você nem imagina que tenha um computador.
  Palestrante: Marcos Luiggi Lemos Sartori
  Comunidade: Hacklab UFRGS
16:20 - 16:40 Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana com projetos abertos - Case MobiLab-SP (GAESI-USP)
  Descrição: Apresentação dos cases do Laboratório de Tecnologias e Protocolos Abertos para Mobilidade Urbana - MobiLab desenvolvidos em parceria pela Secretaria de Transportes do Municipio de São Paulo - CET e SPTrans, e pela USP, através Grupo de Automação e TI - GAESI. Será apresentado uma alternativa livre com arduino para rastreamento e monitoramento de ônibus.
  Palestrante: Thiago Paixão
  Comunidade: FLISOL
16:40 - 17:00 SEO no Joomla!Tema: SEO
  Descrição: Técnicas e dicas para deixar o seu website no topo das pesquisas nos buscadores
  Palestrante: Julyane Miranda
  Comunidade: Joomla! Brasil
17:00 - 17:40 Quiz 2º round

 

Quinta-feira (09/07)
10:00 - 10:20
KVM + Spice: enterprise ready Free Software VDITema: Servidores / Administração
                        
Descrição: Apresentar o conceito de VDI, onde pode ser aplicado e seus benefícios, utilizando como ferramentas oVirt e o Spice abordando suas arquiteturas, funcionalidades e benefícios como solução e alternativa aos players de VDI existentes. Será apresentado 2 casos reais de uso diferentes de VDI utilizando oVirt e Spice. Em um dos casos o VDI como alternativa ao Windows Server Based Computing (WSBC) utilizados pela Microsoft e Citrix como forma de consolidar o gerenciamento e a execução das aplicações de desktop no servidor.
  Palestrante: Cândido Raphael
  Comunidade: oVirt
10:20 - 10:40 Servidores: você sabe como melhor hospedar seu site?Tema: Servidores / Administração.
  Descrição: Hospedar um site é fácil, não ter "dor de cabeça" com o host e o cliente é que é o difícil. Ao hospedar um site, não é só ao preço que você deve se atentar. Verificar itens como requisitos mínimos de funcionamento da ferramenta usada, versão do PHP e do MySQL em funcionamento e se a interface que você usará será Plesk ou cPanel, são "palavras" fundamentais para um cliente satisfeito e sua tranquilidade ao final e entrega do projeto
  Palestrante: Ariadne Pinheiro
  Comunidade: Joomla! Brasil
10:40 - 11:00 Novidades do Fedora 22
  Descrição: Apresentação das principais novidades do Fedora 22: Systemd, DNF, Kickstart changes e Development Tools que receberam grandes atualizações.  
  Palestrante: Marcelo Barbosa
  Comunidade: Fedora
11:00 - 11:40 Quiz 1º round
11:40 - 12:00 O Desenvolvimento do Portal do Software Publico em forma de contribuiçoes para projetos de software livre
  Descrição: O objetivo da palestra será apresentar a arquitetura do novo SPB, os principais softwares livres envolvidos e como o desenvolvimento do Portal coexiste e se relaciona com as comunidades desses softwares.
  Palestrante: Alexandre Almeida, Athos Ribeiro, Arthur Del Esposte
  Comunidade: Portal Do Software Publico Brasileiro
12:00 - 12:20 Movimentos abertos para comunicações privadas
  Descrição: O monitoramento extensivo de informações pessoais por parte de governos e empresas torna a necessidade de lutar pelo direito à privacidade cada vez maior. De ativistas e jornalistas até políticos, artistas e hackers, diversos movimentos buscam expor e combater esse problema. Conheça iniciativas que trabalham, cada uma à sua maneira, pela privacidade de todos na internet.
  Palestrantes: Bruno Wagner e Gabriel Albo
  Comunidade: Pixelated
12:20 - 12:40 Comprei meu primeiro Arduíno. E agora?
  Descrição:Mini-palestra voltada para para quem é novo no mundo dos sistemas embarcados e quer a fazer algo no início ao fim. Usa como exemplo um projeto de termômetro digital.
  Palestrante: Arateus Crysham Franco Meneses
  Comunidade: Hacklab UFRGS
12:40 - 13:00 Como conquistar um(a) parceir@ em eventos
  Descrição: Ao estilo bate-papo (talk) vou comentar algumas experiências e estratégias que aprendi para aproveitar melhor os eventos, conquistando parceiros para bons relacionamentos
  Palestrante: Luiz Henrique Rauber Rodrigues
  Comunidade: TchêLinux
13:00 - 13:20 Como participar e organizar o FLISOL em sua cidade
  Descrição:  O coordenador nacional do FLISOL vai apresentar e dar dicas de como funciona o FLISOL e quais são os passos para participar e/ou organizar em sua cidade.
  Palestrante: Thiago Paixão
  Comunidade: FLISOL
13:20 - 13:40 Principios do Partido Pirata
  Descrição: Conheça, rapidamente, os principios do Partido Pirata e onde aportaram pela primeira vez.
  Palestrantes: Claiton Neisse, Ederson Brilhante
  Comunidade: Partido Pirata
13:40 - 14:00 O Novo Portal do SPB: Empacotamento, Implantaçao e DevOps
  Descrição: O objeto da palestra será apresentar desde práticas relacionadas a DevOps dentro do ciclo de desenvolvimento da equipe ate a estratégia de implançao da plataforma em servidores de produçao.
  Palestrante: Lucas Kanashiro, Athos Ribeiro e David Carlos
  Comunidade: Portal Do Software Publico Brasileiro
14:20 - 14:40 O coração por trás do Joomla!Tema: Dinâmica de comunidades em SL.
  Descrição: O que faz o Joomla! ser o que é? A sua comunidade. Conheça a comunidade Joomla! e descubra como se envolver no projeto e, quem sabe, ganhar uma viagem com tudo pago para Barcelona em 2016
  Palestrante: Ana Barcellos
  Comunidade: Joomla! Brasil
14:40 - 15:00 Alguns meios de ganhar dinheiro com software livre
  Descrição: Ao estilo talk (bate-papo) falarei de alguns modelos de negócios sobre software, e com a maior potencialidade de retorno financeiro em software livre, receita usada por muitos aí
  Palestrante: Luiz Henrique Rauber Rodrigues
  Comunidade: TchêLinux
15:00 - 15:20 Inteligência Artificial - Parte 1 - Desvendada
  Descriçao:  Introdução à inteligência artificial passando pelas áreas de conhecimento que compreendem a IA, e em que é o foco de cada uma.
  Palestrante: Alan Velasques Santos
  Comunidade: TchêLinux
15:20 - 15:40 Seu site é seguro?Tema: Segurança / Administração
  Descrição: O objetivo é mostrar os ataques mais comuns ao desenvolver e publicar um projeto usando Joomla e discutir boas práticas para manter seu site e aplicação online seguros.
  Palestrante: Ariadne Pinheiro
  Comunidade: Joomla! Brasil
15:40 - 16:00 Como ser uma palestrante (também no fisl)
  Descrição: Baseando-se em alguns anos mentind... palestrando por RS e Brasil, passarei ao estilo bate-papo, coisas e estratégias que fiz/faço e que podem ajudar a moldar a palestra e o palestrante
  Palestrante: Luiz Henrique Rauber Rodrigues
  Comunidade: TchêLinux
16:20 - 16:40 Inclusão digital na educação das gerações YXZ
  Descrição: o  objetivo é mostrar a importância de encontrar o ponto de conexão das gerações multitarefas e as consequências do analfabetismo funcional digital. Navegar para onde? Programar para que?
  Palestrante: Neil Ferreira
  Comunidade: Partido Pirata
16:40 - 17:00 Burocracia brasileira e o software livre: porque é difícil migrar o usuário?  
                   
Descrição:  É uma provocação sobre como o Estado foi inserido no ciberespaço, com  sua burocracia, em sua maioria, incluída digitalmente com software  proprietário. Resulta em uma resistência com a migração para  SL devido a falta de conscientização sobre o ele e os benefícios  decorrente de quem o utiliza. Seria está a razão, ou apenas falta de  vontade política?
  Palestrante: Claudia Maria da Costa Archer
  Comunidade: Curitiba Livre
17:00 - 17:40 Quiz 2º round

 

 

Sexta-feira (10/07)
10:00 - 10:20 Não sou programador, como posso ajudar o Projeto Debian?
  Descriçao: Essa não é uma palestra técnica, mas visa explicar como o Projeto Debian trabalha em diversas frentes, permitindo que qualquer pessoa ajude com suas aptidões e desejos de trabalho.
  Palestrante: Luiz Guaraldo
                          Comunidade: TchêLinux
10:20 - 10:40 Desenvolvendo o portal do SPB dentro do Novo Portal do SPB
  Descrição: O objetivo da palestra será demonstrar como o novo portal proporciona e potencializa o desenvolvimento de software colaborativo alinhado com questões de gerenciamento de projetos ágeis e maduros. Além disso, será apresentado toda a organização da equipe de desenvolvimento do novo SPB que utiliza a própria plataforma para gerenciar e desenvolver o projeto.
  Palestrante: Arthur Del Esposte, Alexandre Almeida
  Comunidade: Portal Do Software Publico Brasileiro
10:40 - 11:00 Organize o Software Freedom Day na sua cidade
  Descrição: O Software Freedom Day (SFD) ou em português, Dia da Liberdade do Software é uma celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto (SL/CA). Nosso objetivo com essa festa é mostrar ao público em todo o mundo os benefícios de usar SL/CA de alta qualidade na educação, no governo, em casa, e nos negócios, ou seja, em todos os lugares! A organização sem fins lucrativos Digital Freedom Foudation (DFF) coordena o SFD em nível global, oferecendo apoio, brindes e um ponto de colaboração, mas times de voluntários em todo o mundo organizam os eventos SFD locais para atingir suas próprias comunidades. O SFD acontecera no dia 19 de setembro de 2015. Organize o SFD na sua cidade e faça parte dessa comunidade internacional.
  Palestrante: Paulo Henrique de Lima Santana
  Comunidade: Curitiba Livre
11:00 - 11:40 Quiz 1º round
11:40 - 12:00 Vagrant, LXC e Docker: Entenda as diferenças
  Descrição: Uma comparação entre virtualização, Linux Containers e Docker, abrangendo os conceitos básicos, forma de usar e problemas que cada um resolve.
  Palestrante: Paulo Diovani Gonçalves
  Comunidade: TchêLinux
12:00 - 12:20 Termos de uso em época de (falta de) privacidade
  Tema: políticas de privacidade e termos de uso.
Descrição: Em tempos de superexposição e cliques ultrarápidos, será que percebemos com o que "concordamos" ao aceitar os termos de uso das mega coroporações da era da internet? Serão feitas breves análises comparativas entre os termos de uso de Facebook, Google, Dropbox e Wikipedia. A ideia é incetivar a leitura crítica dos termos de uso e políticas de privacidade, bem como, discutir se existem alternativas a serem construídas coletivamente.
  Palestrantes: Haydée Svab e Diego Rabatone
  Comunidade: PoliGNU
12:20 - 12:40 Piratebay, o mais resiliente da galáxia
  Descrição: O objeto da palestra será o site de compartilhamento de links de arquivos em formato torrent que desde 2004 existe na internet. Será debatido o início, o crescimento e todos os problemas que o ThePiratebay sofre até hoje e qual será o futuro do tracker BitTorrent mais resiliente da galáxia. As prisões de seus integrantes e administradores, as perseguições feitas dos defensores do copyright(principalmente Sony e Warner), as condenações, as mudanças e melhorias, além das formas que foram usadas para evitar o fim do compartilhador de links mais popular do planeta. Finalizaremos apontando a importância do Piratebay para a livre circulação de conhecimento e informação.
  Palestrante: Francisco Prates
  Comunidade: Partido Pirata
12:40 - 13:00 Implantando criptografia na mão. Não faça isso em casa!
  Descrição: A facilidade de acesso e conscientização sobre a necessidade de privacidade e segurança através da criptografia está cada vez maior. Qualquer desenvolvedor pode implantar mecanismos de criptografia em seus projetos e se sentir seguro sobre o resultado, mas sem um conhecimento mais profundo, a maioria desses desenvolvedores estão colocando em risco seus sistemas e usuários. Entenda porque você não deve usar bibliotecas de criptografia de baixo nível, os riscos que isso pode gerar e algumas alternativas mais seguras pra quem não tem tempo de se aprofundar no assunto.
  Palestrantes: Bruno Wagner e Jefferson Stachelski
  Comunidade: Pixelated
13:00 - 13:20 Radar Parlamentar: práticas ágeis em um projeto de software livre Tema: desenvolvimento de software / dinamica de comunidades de SL
  Descriçao: Embora surgidas em contextos diferentes, e com motivações diferentes, há vários aspectos em comum entre as práticas ágeis e as práticas tradicionalmente adotadas em projetos de software livre. Nesta mini-palestra vamos abordar algumas dessas similaridades.
  Palestrantes: Leonardo Leite, Diego Rabatone, David
  Comunidade: PoliGNU
13:20 - 13:40 Extensões Gratuitas - Ferramentas incríveis para enriquecer o seu site Tema: Desenvolvimento de software
  Descrição: Neste bate papo irei explanar algumas extensões totalmente livres para otimizar seu website, portal ou ecommerce
  Palestrante: Julyane Miranda
  Comunidade: Joomla! Brasil
13:40 - 14:00 Inteligência Artificial - Parte 2 - Da curiosidade à academia
  Descriçao: Você tem curiosidade sobre o que é IA? Quer seguir o resto da vida trabalhando com isso? Então essa palestra é para você. Nessa palestra irei falar como e onde começar a estudar e trabalhar com IA e um pouco sobre minha caminhada nesta área da curiosidade até a academia.
  Palestrante: Alan Velasques Santos
  Comunidade: TchêLinux
14:20 - 14:40 Desktop é coisa do passado — Workflow com Gnome 3 Nome do
  Descrição: Algumas características do Gnome 3, como ele se afastou do Desktop metaphor e como suas workspaces dinâmicas podem ajudar na organização e produtividade.
  Palestrante:Paulo Diovani Gonçalves
  Comunidade: TchêLinux
14:40 - 15:00 Mulheres e Joomla!: uma combinação de sucesso Tema: Dinâmica de comunidades em SL
  Descrição: A "invisibilidade" da mulher nos meios de TI sempre foi uma constante no mundo, e muitas são as que abandonam seus sonhos e carreira por não se encaixarem nos padrões sociais de que "TI não é coisa pra mulher". De forma pioneira e independente, duas Joomleiras estão fazendo a diferença na comunidade Joomla pt-br, mostrando e conscientizando que "lugar de mulher é onde ela quiser": http://mulheres.joomla.com.br
  Palestrante: Ariadne Pinheiro e Ana Barcellos
  Comunidade: Joomla! Brasil
15:00 - 15:20 Concorrencia, paralelismo e afins com a linguagem cross-platform Racket: uma visão geral
  Descrição: A linguagem Racket (anteriormente denominada PLT Scheme) é muito amigável para ensinar conceitos de programação, a ponto de um estudante sem experiência prévia conseguir fazer um programa completo em seu primeiro semestre. Esta mini-palestra é uma visão geral de outras funcionalidades chave que esta linguagem permite.
  Palestrante: Ana Paula Carolino de Oliveira Mello
  Comunidade: Hacklab UFRGS
15:20 - 15:40 Painel comunidades
  Descrição: Apresentação dos projetos de cada comunidade e mini how-to de como participar de cada comunidade e de como participar de cada projeto
  Palestrante: Thiago Paixao e representantes das comunidades presentes
  Comunidade: FLISOL
15:40 - 16:00 Inteligência Artificial - Parte 3 - Crenças, desejos e intenções (Agentes)
  Descriçao: Matrix? Ex Machina? Não, talvez… Palestra para apresentar uma das áreas da Inteligência Artificial, Agentes inteligentes baseados na arquitetura BDI.
  Palestrante: Alan Velasques Santos
  Comunidade: TchêLinux
16:20 - 16:40 Como construir um site de sucesso Tema: Estratégia / Negócios
  Descrição: Neste bate papo irei mostrar técnicas e estratégias para a construção de um site bem acessado, otimizado e consequentemente de sucesso usando o joomla
  Palestrante: Julyane Miranda
  Comunidade: Joomla! Brasil
16:40 - 17:00 GitHub como portfolio pessoal
  Descrição: Como o Github pode ser usado como portfólio, demonstrando as capacidades do desenvolvedor e auxiliando na seleção pelas empresas.
  Palestrante: Paulo Diovani Gonçalves
  Comunidade: TchêLinux
17:00 - 17:40 Quiz 2º round

 

Sábado(11/07)
10:00 - 12:00 Mini-evento: #startupdojo
  Palestrante: Daniel Wildt
13:00 - 13:20   Debian - O SO mais próximo de 100% livre (quase uma Distro GNU), não limitado ao Kernel Linux e que roda com GNU Hurd
 
Descrição: Quando se fala de sistemas operacionais (tirando Windows, MacOSX e Solaris), caímos em Sistemas Livres como os com kernel BSD, como OpenBSD, FreeBSD, netBSD... e com Kernel Linux, entre os mais famosos, Ubuntu, Fedora, Linux Mint, ElementaryOS, Debian, entre outros... Entre esses SO's, se destaca o Debian por quatro características fundamentais: 1) O Debian é um sistema 100% livre. Se não contar o servidor contrib e non-free, ele é praticamente uma distro GNU, ousando até afirmar que ele seja a distro mais livre tirando as distro GNU. 2) O Debian não se limita ao kernel Linux, podendo rodar com o kernel o FreeBSD (kFreeBSD) e com o micro-kernel do GNU, HURD. 3) É um sistema que não tem uma empresa por trás, diferente do Ubuntu, que tem a Canonical, do Fedora, que tem a Red Hat, e do OpenSuse, que tem a Novell. 4) é um dos sistemas mais estáveis e seguros do mundo, rodando em servidores da NASA e Google, por exemplo, que necessitam de sistemas operacionais confiáveis, rápidos e estáveis. A palestra também aborda um pouco da experiência do novo Debian (Jessie) no FLISOL Francisco Beltrão/PR.
                         Palestrante: Wellton Costa de Oliveira
  Comunidade: Debian
13:20 - 13:40 Trabalho Remoto com Vikings: ferramentas e macetes de muito longe
  Descrição: Em quase dois anos trabalhando remotamente com suecos  aprendemos algumas táticas para driblar as dificuldades do trabalho  remoto em equipe, da diferença cultural e da comunicação com pessoas com  um background tão diferente para chegarmos em um time muito unido e  "próximo", apesar da distância e do fuso horário. Venha ver as manhas,  nossos erros e acertos.
  Palestrante: Miguel Grazziotin
  Comunidade: TchêLinux
13:40 - 14:00 Como Construir uma Rede Social utilizando o Joomla?
  Tema: Desenvolvimento de software
Descrição: Apresentação de uma proposta de rede social para os Estudantes de Engenharia (Projeto iniciado em disciplinas do Curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília).
  Palestrante: Jonatas Medeiros
  Comunidade: Joomla! Brasil
14:00 - 14:40 Quiz - Round final
14:40 - 15:00 Software livre e monopólios
  Descrição: Como a industria de patentes vem monopolizando o conhecimento e porque o software livre é a saída
  Palestrante:  Fá Conti
  Comunidade: FLISOL
15:00 - 15:20 Uma introdução a TDD - Desenvolvimento orientado a testes
  Descrição: Uma das abordagens mais em voga em qualidade de software,  TDD é um conjunto de práticas que visa manter seu código funcional  utilizando testes, mas não só isso.
  Palestrantes: Miguel Grazziotin
  Comunidade: TchêLinux
15:20 - 15:40
Como participar e fazer eventos da tchelinux
  Descrição: Neste bate papo regado a um bom chimarrão irei (e creio que outros juntos) falar como participar e fazer eventos da Tchelinux.org, um modelo que podem copiar a vontade :D
  Palestrante: Luiz Henrique Rauber Rodrigues
  Comunidade: TchêLinux
15:40 - 17:00 Livre para as comunidades

 

Grupos Selecionados e Localização na Área das comunidades

Como resultado da análise dos grupos que manifestaram interesse, de acordo com a chamada para a Área das Comunidade do FISL16, os curadores selecionaram os seguintes grupos:

01 = PHPRS

02 = Tchelinux

03 = Partido Pirata

04 = SoLiSC

05 = Hacklab UFRGS

06 = Joomla! Brasil

07 = Pixelated

08 = Mozilla Brasil

09 = PoliGNU

10 = FLISOL Brasil

11 = Desenvolvedores do novo Portal do Software Público Brasileiro (UnB)

12 = Django Girls + Python Brasil

13 = Debian Brasil

14 = Curitiba Livre

15 = Fedora

16 = oVirt

Planta da Área das Comunidades

  

Saiba como foi a Chamada para a Área das Comunidades!



<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>