Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Especialista ensina lições valiosas para evitar falhas em sistemas em larga escala

7 de Maio de 2014, 17:05 , por Paulo Santana - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 286 vezes

Militante do Software Livre e funcionária do Facebook apresentou o tema no primeiro dia de atividades do Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre

Militante da cultura de software livre e funcionária do Facebook, a palestrante do Fórum Internacional Software Livre (FISL), Fernanda G. Weiden, trouxe dicas valiosas para prevenção de falhas em sistemas de larga escala. A palestrante é administradora de sistemas e Engenheira de Tráfego no Facebook e trabalha com infraestrutura de grande escala, atualmente nos EUA no time de Production Engineering do Facebook, que é responsável por caching e segurança. Entre as lições, a palestrante chamou a atenção para necessidade de softwares estarem preparados para desastres, já que hardwares e outras estruturas são suscetíveis.

- Estar prevenido de dependências é importante. As vezes é uma simples questão de conversa entre equipes que evitam falhas- comentou.

A especialista falou também sobre a necessidade de testes sucessivos procurando reproduzir exatamente a situação que será colocada em prática na realidade. Ela alertou que em alguns casos, nos quais a produção está repleta de testes, é preciso organizar grupos evitando que as falhas sejam coletivas e afetem todo o sistema.

A outra polêmica é o momento certo de fazer o chamado "release", ou seja, de finalizar e colocar o serviço ou produto no mercado.

- Uma maçã podre é suficiente para estragar uma caixa inteira. Se toda semana saem "releases" é normal que saiam com imperfeições - completou Fernanda.

A palestra abordou ainda a nova realidade com relação às transformações e correções nos sistemas. Janelas de manutenção são praticamente obsoletas porque as evoluções e ajustes são feitos com os sistemas em funcionamento.



<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>