Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Democratização da Cultura Digital Livre é destaque no FISL

8 de Maio de 2014, 11:29 , por Rafaela Melo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 74 vezes

Clipping da Portal de notícias do Gabinete INOVAPOA da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

  Foto: Cassiana Martins

Foto: Cassiana Martins.

A liberdade na Internet, inovação, compartilhamento de novas fontes de energia e segurança nas redes sociais foram os principais temas abordados, durante a cerimônia oficial de abertura do 15º Fórum Internacional Software Livre – Fisl, que aconteceu nesta quarta-feira, 7, no Centro de Eventos da PUCRS, com a presença de autoridades nacionais e internacionais e grandes pequisadores e estudiosos da area de Tecnologia da Informação e Comunicação. Completando 15 anos de história, o evento é promovido com exclusividade, na Capital gaúcha, pela Associação Software Livre.Org e segue até o próximo sábado, 10, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40).

Considerado o maior encontro de comunidades de software livre, tecnologia e cultura digital da América Latina, o tema central desta edição é “Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem”. A previsão é ter mais de 400 horas de programação para um público de aproximadamente 8.000 participantes, entre visitantes, palestrantes, oficineiros, expositores e voluntários.

O prefeito José Fortunati esteve presente na solenidade e aproveitou para destacar as iniciativas que transformaram a capital gaúcha numa referência em inovação e no uso de novas tecnologias para qualificar os serviços públicos.

“Porto Alegre acredita no software livre e tem trabalhado na abertura de dados, no compartilhamento de informações que possam ser utilizadas pelos cidadãos na criação de soluções inteligentes para a cidade. Nosso objetivo é promover e incentivar o desenvolvimento de novas ferramentas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Fortunati.

O chefe do executivo citou o OpenData, que fez com que a cidade seja uma das pioneiras no Brasil na abertura de dados.

 Fortunati também ressaltou o compartilhamento de softwares desenvolvidos e outras informações relacionadas, pelo repositório de códigos no GitHub, que entrou em operação nesta quarta-feira, e reafirma a vocação participativa de Porto Alegre. O objetivo é permitir que outras cidades ou organizações aproveitem soluções desenvolvidas para a capital gaúcha e que possam ser úteis, além de estimular a comunidade desenvolvedora a contribuir com correções e melhorias.

Leia mais em “Prefeitura compartilha códigos com a comunidade desenvolvedora”

 Procempa - Durante o evento, o prefeito também anunciou o nome do novo diretor presidente da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). Nas próximas semanas, Mário Teza assumirá o cargo, substituindo Maurício Cunha, nomeado interinamente para realizar a reestruturação da empresa.

Ainda na cerimônia de abertura, a recente regulamentação do Marco Civil da Internet e seu funcionamento foi lembrada pelo idealizador do Fisl, o coordenador-geral da Associação Software Livre, Ricardo Fritsch.

“A Lei foi construída de maneira colaborativa e baseou-se nos preceitos da sociedade civil. Muitos dos seus colaboradores estão hoje aqui presentes”, ressalta Fritsch.

De acordo com o coordenador, a sociedade precisa de liberdade com privacidade e uma maior abrangência dentro das classes econômicas.

“É preciso disponibilizar a cultura digital livre para novas camadas da população e novos seguimentos sociais. O mais importante é conseguirmos driblar esta luta contra a espionagem. Vale lembrar que a tecnologia veio para auxiliar a sociedade. E tem que ser a tecnologia que liberta, seja em hardware, software ou energias livres”, reflete, enfatizando que nesta edição do Fórum tem um espaço onde mostra como a energia que existe na natureza pode ser reutilizada por computadores ou lâmpadas que ascendem com a força da natureza.

Fisl15 - As atrações do Fórum Software Livre giram em torno dos espaços de negócios, mostras de projetos e tecnologias livres, e atividades científicas, contempladas em áreas com programações gratuitas e encontros comunitários. Um dos destaques desta edição é o estande do executivo municipal, localizado bem na entrada do Centro de Eventos da PUCS. E outra atração muito prestigiada é a Sala Paulo Freire que a cada ano ganha novos adeptos e uma extensa programação bem diversificada, organizada pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia – Inovapoa.

O espaço conta com 39 horas de debates, incluindo palestrantes internacionais no espaço aberto ao público, oficinas e rodas de conversa sobre educação, conhecimento e cultura livre. O Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) coordena o evento pela Prefeitura, que tem participação permanente na comissão organizadora, em ação conjunta com as secretarias municipais de Educação, Direitos Humanos, Governança Local, Turismo, Cultura, Juventude, Acessibilidade, Gabinete de Comunicação Social, Fundação de Assistência Social e Cidadania, Carris, EPTC, com o apoio da Procempa.

A matéria original está disponível aqui.

 


Tags deste artigo: prefeitura municipal de porto alegre inovapoa

<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>