Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Adeus, papel! Tela Social substitui programação impressa e ainda promove a interação entre participantes

10 de Maio de 2014, 14:18 , por Paulo Santana - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 109 vezes

A plataforma Tela Social - uma solução em sinalização digital, totalmente desenvolvida em software livre – vem ocupando cada vez mais espaço em eventos. No 15o Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), realizado entre os dias 07 e 10 de maio, em Porto Alegre, as tradicionais programações impressas foram totalmente substituídas pela tecnologia, que, além de ser ambientalmente correta, ainda possibilita uma comunicação mais interativa e criativa com os participantes do evento.

A Tela Social é utilizada pelo Fisl desde 2011 e, nesta edição, está ainda mais dinâmica e interativa. São cinco tv's que exibem a grade de palestras, sendo que três delas ainda contam com a integração das redes sociais Twitter e Instagram. Todas as fotos e mensagens postadas nas duas redes, com a hastag “fisl15”, são automaticamente exibidas nas telas, despertando o interesse em colaborar com o projeto. “A interação entre participantes deixa de estar apenas entre o nicho de amigos. Para eles, ver suas publicações sendo exibidas nas telas desperta a sensação de realmente fazer parte do evento”, afirma Marcio Galli, criador do projeto

Mas o diferencial da Tela Social está mesmo na programação do evento, já que a utilização dessa tecnologia permite a atualização em tempo real. “O foco do projeto foi substituir a programação impressa, reduzindo a utilização de papel e o custo com impressão. Com a Tela Social, qualquer alteração de sala ou horário é atualizada instantaneamente”, explica Galli. Para aprimorar a interação com os participantes, a grade foi dividida em cores: verde para as atividades que já encerraram, azul para o que está acontecendo e cinza para os próximos eventos.

Outro destaque da Tela Social no Fisl 15 foi a utilização do Raspberry Pi, computador de tamanho reduzido que, além de barato, apresenta um baixo consumo energético e uma boa performance. Essa integração também possibilitou reduzir o custo de implementação da solução.

Programação na palma da mão

A versão impressa da programação do Fisl foi extinta, porém ela continua ao alcance das mãos dos participantes, agora na versão digital. Além da Tela Social, também foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis, com todas as informações da grade do evento. A aplicação móvel da Tela Social está disponível no Play Store.

Galli explica que a proposta foi criar uma experiência em tempo real para os participantes, já que o app permite aos usuários manipular as informações de interesse. Assim como a Tela Social, as alterações na grade também são feitas em tempo real. “O participante pode selecionar as palestras que deseja participar, verificar se houve alguma alteração na grade e receber um aviso prévio sobre o horário da palestra selecionada, por meio da sincronização com a agenda do Android”, finalizou.

Fotos Márcio Galli



<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>