Seja um inspirador! Ou: A inspiração deveria ser a base da comunidade colaborativa

24 de Setembro de 2014, por Valéria Barros

 Original aqui.

  

Sou uma esponja. Leituras dinâmicas, discussões e infelizmente pouca reflexão sobre conteúdo. Com tanta informação, adquiri o hábito de descobrir as histórias de vida de quem eu sigo.

Se me perguntarem quem me inspira, de cabeça te diria 5, do âmbito espiritual ao profissional. É normal nos inspirarmos em histórias alheias e tentar nos aproximar ao máximo do sucesso retratado.

Histórias inspiradoras me motivam a ir em frente



Empreendedorismo e inovação serão temas da Semana do Software Livre no Tecnopuc

28 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Entender as relações entre empreendedorismo, inovação e tecnologias livres é um dos objetivos da Semana do Software Livre no Tecnopuc. O evento gratuito pretende reunir profissionais e estudantes da área de T.I. interessados no tema e estimular a criação de novos projetos empresariais utilizando metodologias ágeis. Palestras e oficinas acontecerão de 9 a 11 de setembro no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), no prédio 99A da universidade, em Porto Alegre.



Vídeo do Richard Stallman falando sobre Software Livre no TEDx Geneva 2014

28 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Você está em busca de uma maneira fácil de explicar aos outros o que o Software Livre é e porque isso é importante? Ou talvez você esteja se perguntando porque eu devo ficar preocupado com a liberdade dos usuários de computador? Se sua resposta for sim, então essa palestra do RMS no TEDx é o que você está procurando!



Assista o documentário: O menino da internet - a história de Aaron Swartz

28 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

O filme narra a história do jovem Aaron Swartz (1986-2013), um jovem programador norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação.



Saiu a LibreOffice Magazine 12

28 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Atravessando fronteiras

Qual foi nossa surpresa ao receber a colaboração de Keith Curtis, um ex programador da Microsoft, que atendeu a um chamado que fizemos nas listas internacionais para que colaborassem com artigos para essa edição. Ele nos presenteia com um artigo em que descreve sua colaboração para o código do LibreOffice. Veja que isso reflete como as pessoas estão se dando conta de que, o trabalho colaborativo e voluntário, é extremamente dignificante e significante para diminuir as diferenças.

E a cada nova edição, vamos descobrindo coisas muito interessantes sobre a utilização do LibreOffice nas empresas. O interesse em comunicar, ao quatro ventos, também é crescente. Houve um tempo em que isso era dito em voz baixa. Hoje isso soa em terra, no ar e ao mar. Um exemplo é a EMGEPRON – empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa. Usa o LibreOffice, bem como, criou extensões necessárias para utilização em seus documentos. Prova que o LibreOffice adequa-se a todas as necessidades. Quer outro exemplo de utilização? Há o artigo da Cooperativa Central de Crédito Rural – Cresol que utiliza o LibreOffice para facilitar e agilizar o trabalho diário de seus colaboradores.



Software Livre e Mercado de Trabalho - Parte I

18 de Agosto de 2014, por Valéria Barros

Enviado por Valéria Barros:

Muita gente me pergunta sobre a minha decisão de participar tão efusivamente do movimento de software livre (isso significa dar o sangue para fazer eventos saírem do papel, investir tempo e dinheiro em projetos e afins). Minha resposta vem em forma analítica. Basta olhar minha vida profissional.

Quando entrei na comunidade, era apenas uma adolescente apaixonada por programação, mas sem saber nada além do que me ensinaram no curso.

Por sorte, conhecia muita gente da comunidade, na época grande, em Goiânia. Fui ao primeiro FLISOL com 15 anos e de lá pra cá, decidi me firmar cada vez mais.



Opinião de Reinaldo Bispo: Porque eu não pirateio mais software

14 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Por Reinaldo Bispo:

Olá tudo bom com vocês?

Esse post é um relato pessoal de quando eu percebi que não havia mais necessidade algum de piratear software para fazer coisas de minha rotina. Você é livre para concordar, ou relatar a sua opinião sendo ela contrária a minha ou não.

Então, de antemão eu aviso que não faço uso mais do sistema operacional Windows em minhas máquinas, sim, eu tenho uma licença para Windows 7 Professional e uma para o Windows 8 ( que misteriosamente não funciona ) que me foi cedida pela HP na época que era um voluntário reconhecido por eles digamos assim.

Então, atualmente é totalmente possível viver sem o Windows, você pode instalar em sua máquina o GNU/Linux, BSD ou comprar uma máquina com OS X. Ah.. só que OS X é caro, é proprietário e não tenho dinheiro e blá blá. Eu não estou falando se é caro ou barato, estou falando de não piratear software e sei que você também poderia comprar uma licença Windows, mas convenhamos que uma pessoa ao falar que vai fazer isso é totalmente recriminada e irei falar o porque de eu achar isso uma idiotice.



Abertura do Call for Papers para o 2º Café com Software Livre em Blumenau

14 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Olá, é com grande satisfação que a Comunidade Blumenauense de Software Livre anuncia a abertura do Call for Paper para submissão de temas para palestras do evento deste ano, que irá ocorrer em 25/10/2014 no IBES SOCIESC em Blumenau.



Dia 16 de agosto tem Debian Day em várias cidades brasileiras

12 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

O Debian Day, em português Dia Debian, ou ainda Dia D, é um evento internacional realizado anualmente no dia 16 de agosto ou no final de semana mais próximo para comemorar o aniversário do Projeto Debian.



Ministério das Comunicações lançou o concurso INOVApps

12 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

No dia 01 Agosto 2014 o Ministério das Comunicações divulgou uma notícia sobre o Concurso INOVApps.

Segue abaixo uma descrição mais detalhada do concurso.

Dentre os objetivos da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos, promovida pelo Ministério das Comunicações, está o apoio ao desenvolvimento de aplicativos e conteúdos para dispositivos digitais. O objetivo é estimular pequenos desenvolvedores e empresas da área da economia criativa.

Essa ação que está alinhada à política nacional de uso de software livre e vem casada com a previsão de que smartphones beneficiados com isenção fiscal tenham um pacote mínimo de aplicativos nacionais embarcados.



Fotos e vídeos do Software Livre na Campus Party Recife 3 #CPRecife3

12 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

A área de Software Livre na Campus Party Recife 3 que aconteceu de 23 a 27 de julho de 2014 promoveu cinco palestras e um painel no Palco Pitágoras, e três oficinas no espaço de Workhops. Além disso, Jon Maddog Hall fez duas palestras no Palco Principal.



Inscrições abertas para o II Encontro Nacional do LibreOffice

7 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

A Comunidade LibreOffice do Brasil anuncia o II Encontro Nacional do LibreOffice, nos dias 26 e 27 de setembro de 2014, nas instalações do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo.



Ricolândia produz animação para a Comunidade LibreOffice Brasil

31 de Julho de 2014, por Paulo Santana

A Comunidade LibreOffice Brasil fez uma parceria com a empresa Ricolândia, sediada no Rio de Janeiro e desta parceria foi produzida uma animação sobre o LibreOffice. A animação teve o seu lançamento no Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ na segunda-feira (28/07/2014) e foi todo criado com ferramentas de código aberto.



TDC 2014 em Sao Paulo terá trilha de Software Livre

31 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Trilha Software Livre: Software Livre é a Forma Natural de Desenvolver Software em um Ambiente de Rede. E Você, Vai Ficar de Fora?



The Document Foundation anuncia o lançamento do LibreOffice 4.3

31 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Berlim, 30 de julho de 2014 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.3, o oitavo lançamento da suíte office livre após o nascimento do projeto em setembro de 2010, e do esforço combinado de milhares de voluntários e centenas de desenvolvedores. O programa chegou a um nível de maturidade que o torna adequado para todo tipo de instalação, especialmente com o suporte e orientação de empresas especializadas no software.