Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Software Livre e Open Source: qual a diferença?

6 de Julho de 2013, 0:00 , por Leonardo Foletto - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 982 vezes
Traduções

 

O fisl14 contou, ontem à tarde (5/7), com a participação do engenheiro de software Lincoln de Souza, que trabalha na yipit.com.

A palestra, que teve como tema “O que o Software Livre tem a aprender com o Open Source?” falou sobre as diferenças entre os dois formatos. Lincoln iniciou explicando a filosofia do Software Livre. Segundo ele, a livre troca de conhecimentos e de pensamentos é o que impulsiona o movimento. O palestrante também falou sobre o início dos anos 80, quando Richard Stallman formalizou pela primeira vez esta maneira de pensar o software sob a forma de quatro liberdades. “Executar, adaptar, redistribuir e melhorar são os pilares concretos que sustentam os programas de código aberto”.

Lincoln citou o Copyleft, uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais. “Apesar de algumas licenças garantirem liberdade, elas não fazem parte do que a comunidade de Software Livre acredita”, Lincoln também apresentou as diferenças básicas entre Software Livre e Open Source. “O Software Livre é radical e movido por liberdade. Além disso, busca a construção de um sistema totalmente livre. Já o Open Source é pragmático, baseado no modelo de software colaborativo e sustentabilidade econômica”, contou.

Os movimentos Creative Commons, Software Público Brasileiro e Cultura Digital, segundo ele, foram influenciados pela filosofia do Software Livre. “Esses movimentos herdaram algumas características dos programas de código aberto, como o uso de 'patch' para lei de Copyright, a incorporação de parte do discurso ético e a filosofia: compartilhar para ajudar; compartilhar para libertar-se", concluiu.

Foto: Camila Cinha/indicefoto


Tags deste artigo: software livre open source engenharia de software compartilhamento