Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Impressão 3D 100% livre: Metamáquina 2

3 de Julho de 2013, 0:00 , por Leonardo Foletto - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 628 vezes
Traduções

 

Por Gabriel Fedel 

Felipe Sanches, hacker e ativista de software livre, apresentou parte de sua história e da história da metamáquina 3D, que precedeu a metamáquina 2. A metamáquina 3d foi um projeto que teve seu início com crowdfunding (arrecadou cerca de R$30 mil), e chegou a fabricar mais de 30 máquinas. Tal projeto tinha como principal ponto de inovação ser 100% em software e hardware livre e apresentou alguns pequenos problemas (como demora pra produzir) que motivou o início do projeto da metamáquina 2.

A metamaquina 2 nasceu para otimizar a produção da metamáquina 3d, porém acabou trazendo melhorias técnicas. Se baseou em outro projeto, a prusa air, que foi modificada em vários pontos para deixar o projeto melhor, e com capacidade de ser produzido mais rápido, usando o mínimo possível a impressão 3d para gerar peças.

Durante a apresentação, Sanches apresentou vários detalhes do projeto que foram inovados, melhorando suas antecessoras (metamaquina 3d e a prusa air). A composição da máquina envolve madeira cortada a laser, peças de plástico impressas, e uma placa baseada no arduíno, entre outras peças mecânicas.

Antes de abrir para perguntas, Felipe Sanches abriu o código da metamaquina 2 durante a palestra o que foi recebido por calorosas palmas! O código da metamaquina pode ser acessado atraveś do site github.com/metamaquina .