Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Experiências bem sucedidas no uso de Software Livre em Projetos de Inclusão Digital

3 de Julho de 2013, 0:00 , por Rafaela Melo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 752 vezes
Traduções

A mesa de título “Software Livre na Educação, Comunicação e na Gestão”  reuniu representantes de três pólos Tecnológicos Marista (PMFTEC-CESMAR, CMID/Santa Maria e CRC Marista) para a socialização das diversas experiências desenvolvidas com uso de tecnologias sociais livres.

A Rede Marista de Solidariedade desenvolve diversos projetos de inclusão digital, com a promoção de cursos de formação, oficinas de capacitação e outras atividades ligadas a metarreciclagem, meta-arte, robótica livre, telecentros e outras ações e iniciativas. A Rede atua na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, realizando o atendimento contínuo a crianças, jovens e famílias por meio de projetos socioeducativos, desenvolve estratégias de incidência política e fomenta ações de educação à solidariedade em todas as suas frentes de atuação.

Das experiências compartilhadas pelos integrantes da mesa destacam-se o uso do Software PRISMA (Programa de Integração Social Marista) principal ferramenta de gestão sobre pessoas e famílias beneficiadas pelo programa social da instituição, a Fábrica de Software, o já conhecido Robótica Educacional, os Telecentros, ABC com Tecnologias Livres, o Projeto Alquímia e a Rádio Conexão Livre.



Sobre os Telecentros, o professor Algir Facco do CMID em Santa Maria, menciona que o projeto tem oportunizado o acesso às tecnologias para pessoas que por outras vias não o teriam “Nossa cidade tem 20 mil habitantes e desses apenas 3% tem acesso à internet e os telecentros são verdadeiros espaços da comunidade. Nós acreditamos na transformação de vidas através da Inclusão Digital”, afirma o Professor.

Conheça mais dos Projetos desenvolvidos pela Rede Marista na Mostra de Tecnologia Livres do Salão de Eventos da PUCRS. 

 


Tags deste artigo: rede marista de inclusão digital mostra de tecnologias livres software livre inclusão digital