Ir para o conteúdo
fisl 13
25 a 28 de julho
de 2012
Centro de Eventos da PUCRS
Porto Alegre — Brasil
ou

Software Livre Brasil

Inscritos

Patrocinadores

Provas LPI

fisl13

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
 Voltar a Noticias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

GT Educação discute sobre o papel do professor na rede

27 de Julho de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1675 vezes
Traduções

 

A manhã do terceiro dia do fisl13 foi marcada pelos debates no GT Educação onde especialistas, professores e pesquisadores de vários lugares e instituições, debateram sobre a atuação dos profissionais da educação nos ambientes virtuais, sobre as políticas públicas de inclusão digital e as múltiplas possibilidades e desafios do uso Software Livre na Educação.

Na primeira mesa, os palestrantes Hugo Canali, Rafael Bergamaschi, Ana Beatriz Carvalho, Ana Matte e Wilkens Lenon, discutiram as possibilidades de interação dos professores no Portal do Professor Livre que está sendo construído pelo grupo Texto Livre, da UFMG. A questão central da mesa diz respeito ao como fazer o professor que está efetivamente em sala de aula se interessar por acessar, compartilhar e colaborar na rede, utilizando o Software Livre como meio.

Na mesa a seguir, os palestrantes Frederico Guimarães, Pablo Jacier Ercheverry e Laura Marotias, apresentaram a “LibrEdu: avanços na construção de uma rede latinoamericana de Educação.” Entre os objetivos da LibrEdu estão: discutir o acesso à conectividade baseada em padrões e softwares livres; capacitação dos educadores no/para o uso do software livre; estimular a liberação dos materiais produzidos pelos educadores sob uma licença livre; catalogar, agregar, disponibilizar, de forma off-line, recursos educacionais abertos.

A contribuição dos participantes nas duas mesas foi bastante interessante, reafirmando a necessidade de uma construção coletiva dos objetivos e princípios das ações para disseminação do uso do software livre nos diversos níveis da Educação.

 

Escrito por Rafaela Melo (UFRGS) e Ana Beatriz Gomes Carvalho (UFPE)