Ir para o conteúdo
29 JUN / 02 JUL 2011
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Agende-se para o fisl13! De 25 a 28/07/2012
ou

<a href='/fisl12/patrocinadores'><span>Patrocinadores</span></a>

<a href='/fisl12/mostra-de-solucoes-e-negocios-livres'><span>Mostra de Negócios Livres</span></a>

Transmissão

Tvsl_horizontal

Nossa Rede!

 Voltar a fisl12
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

16 de Fevereiro de 2011, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

UNESP - é a primeira universidade a aderir ao Protocolo Brasília

4 de Julho de 2011, 0:00, por Desconhecido

Dscf1043No dia 1 de julho de 2011 no 12º Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre-RS, a UNESP assinou o Protocolo Brasília e com isso adota o padrão aberto de documentos ODF com o uso preferencial de software livre dentro da instituição. Olivier Hallot da ALTA - Associação Libre de Tecnologias Abertas também aderiu ao protocolo.



Passado, presente e futuro da plataforma Android

3 de Julho de 2011, 0:00, por Desconhecido

RodrigoO sistema operacional móvel Android, usado em smartphones e tablets e desenvolvido pela Google, tem feito sucesso. Hoje mais aparelhos com ele são ativados do que iPhones, o que demonstra o poder de fogo da plataforma. O entusiasta de software livre Rodrigo Carvalho, na palestra Android, catedral de sucessos, veio ao fisl explicar a trajetória do sistema e o que devemos esperar para o seu futuro.



Universidade - Direito Autoral e Software Livre: tudo a ver

3 de Julho de 2011, 0:00, por Desconhecido
<p>O tema da palestra era “Universidade e Software Livre: a academia e o compartilhamento do conhecimento”, mas durante sua fala, Nelson Pretto colocou em pauta questões relacionadas à banda larga, direito autoral e ética hacker, e pôs lenha na fogueira das discussões sobre a Lei de Direito Autoral: “No governo Dilma, estamos tendo um retrocesso muito grande em relação ao que foi discutido e aprofundado na administração anterior. São discussões riquíssimas, que começaram há muito tempo, quando Gilberto Gil assumiu o Ministério da Cultura. A Lei já estava bem estruturada, mas agora, caminhamos para trás”, declarou.</p><div class="read-more"><a href="/fisl12/universidade-direito-autoral-e-software-livre-tudo-a-ver#comments_list"><span class='comment-count hide'>6</span><span class='comment-count-write-out'>6 comentários</span></a><a href="/fisl12/universidade-direito-autoral-e-software-livre-tudo-a-ver">Leia mais</a></div>


Hackers discutem a divulgação de informações de interesse público em palestra

2 de Julho de 2011, 0:00, por Desconhecido

A divulgação e o desenvolvimento de projetos tecnológicos voltados à difusão de informações de interesse público foi o tema central da palestra “Transparência Hacker: agregando e vizualizando dados de interesse público”, que ocorreu no último dia do fisl12. Os hackers Capi Etheriel e Pedro Markun relataram suas experiências na comunidade Transparência Hacker (THacker).



A morte da indústria do copyright

2 de Julho de 2011, 0:00, por Desconhecido

Azevedo“Quem aqui é pirata? Todos nós somos piratas!”. Foi assim que o especialista em segurança na rede Alberto J. Azevedo começou a palestra Nós somos todos Piratas! O capitalismo é selvagem na tarde de encerramento do fisl12. Azevedo citou estudos sobre o mercado da pirataria de músicas e filmes no mundo e criticou a indústria fonográfica e cinematográfica. Segundo ele, o vice-presidente executivo da MPAA (Associação Cinematográfica dos Estados Unidos, na sigla em inglês), Greg Frazier, teria dito que não estão interessados em democratizar a cultura. “Eles realmente não fazem nenhum esforço para isso”, afirmou.