Ir para o conteúdo
29 JUN / 02 JUL 2011
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Agende-se para o fisl13! De 25 a 28/07/2012
ou

<a href='/fisl12/patrocinadores'><span>Patrocinadores</span></a>

<a href='/fisl12/mostra-de-solucoes-e-negocios-livres'><span>Mostra de Negócios Livres</span></a>

Transmissão

Nossa Rede!

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Porto Alegre: uma cidade livre

1 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 22 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1015 vezes
Traduções

SadyO uso da internet e do software livre como um meio para que o cidadão seja um agente transformador da sociedade foi tema de debate realizado nesta sexta-feira (1º de julho), durante o fisl12. Mediados pelo embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, representantes governamentais falaram sobre Porto Alegre como um exemplo da construção de Cidades Livres.

Porto Alegre respira a democracia digital. No ano em que a Organizações das Nações Unidas (ONU) definiu que a internet deve ser um direito fundamental, a capital gaúcha se destaca no Brasil por promover a inclusão digital há quase 30 anos. Newton Braga Rosa, coordenador do InovaPoa, destacou o fato de o município ter sido o berço do Fórum Social Mundial e promover o próprio fisl há 12 anos.

Para o secretário da Governança da Prefeitura local, Cézar Busatto, com a inclusão digital “cada cidadão é um governante da cidade como um todo”. Uma ferramenta que já está sendo utilizada nesse sentido é o site PortoAlegre.cc, uma rede social que depende essencialmente da colaboração cidadã para a melhoria da cidade.

O presidente Procempa, André Imar, acredita que a sociedade deve preservar dois bens: a vida e a liberdade, que é a razão da existência do fisl. “Para que essa liberdade ocorra, os ambientes têm que cobrar espaços para que essa democracia ocorra”. Enquanto ele vê Porto Alegre como um exemplo de democracia digital, considera inadmissível o cerceamento da internet em outras regiões do país.


Tags deste artigo: portoalegre.cc sady jacques fisl fisl12
Fonte: Marjorie Luz

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.