Ir para o conteúdo
29 JUN / 02 JUL 2011
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Agende-se para o fisl13! De 25 a 28/07/2012
ou

Patrocinadores

Transmissão

Tvsl_horizontal

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

OpenLeaks pela liberdade da informação

30 de Junho de 2011 , por Desconhecido - 1Um comentário
Visualizado 692 vezes
Traduções

1938423-2881-atm14Daniel Domscheit-Berg apresentou, na tarde desta sexta-feira, os objetivos e métodos que estão presentes em sua nova iniciativa, o OpenLeaks. Após abandonar o WikiLeaks por não concordar com os rumos adotados pela direção da organização, Daniel decidiu iniciar seu próprio website para apoiar a divulgação de informações confidenciais.

O OpenLeaks planeja oferecer um tratamento qualificado as informações recebidas por meio de vazamento. Através de um processamento, que inclui edição dos documentos, busca torná-los mais claros e objetivos. A função do site é de apenas receber as informações e encaminhá-las para ONGs, grupos ativistas, mídia e redes de investigação que possam fazer uma melhor utilização do material. O foco não está em expor em suas páginas os vazamentos, e sim, fornecer suporte para que outros o façam.

“Queremos fazer a informação chegar cada vez mais perto de onde realmente fará a diferença”, afirmou.

O site, que atualmente está em fase de testes, será lançado oficialmente em agosto. Os parceiros que receberão prioridade no recebimento de dados serão escolhidos através de votação pública.A ideia é retirar da osbcuridade os meios de comunicação engajados em denúnciar através de informações anônimas confiáveis, promovendo união com outros grupos do segmento.

“Queremos sair de toda essa agitação e evitar distrações, nosso objetivo é ser reconhecido como uma organização séria e não ser relacionado com entretenimento”, projetou.

O especialista alemão em ciências da computação ressaltou que uma das principais preocupações do projeto é manter o anonimato das fontes de informação. Para isso, é necessário o surgimento de um maior número de iniciativas similares ao OpenLeaks, aumentando assim o fluxo de dados e tornando a censura mais difícil.

“Vemos muitos problemas no mundo. Temos que nos engajar para resolvê-los. O futuro exige que nos levantemos pelo que acreditamos”, concluiu.

O fisl12 acontece de 29 de junho a 2 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre, Brasil, RS.


1Um comentário

  • D8020341db1bb23395eb92381d82fe22?only_path=false&size=50&d=wavatar0101 Dígitos
    2 de Agosto de 2011, 16:00

    Iniciativa inspiradora

    A iniciativa do Openleaks é inspiradora. As informações que o OpenLeaks publicar serão muito importantes para tomarmos melhores decisões e nos engajarmos na resolução de muitos problemas.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.