Ir para o conteúdo
29 JUN / 02 JUL 2011
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Agende-se para o fisl13! De 25 a 28/07/2012
ou

<a href='/fisl12/patrocinadores'><span>Patrocinadores</span></a>

<a href='/fisl12/mostra-de-solucoes-e-negocios-livres'><span>Mostra de Negócios Livres</span></a>

Transmissão

Nossa Rede!

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

O nascimento do Linux

11 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3873 vezes
Traduções

Maddog2_smallO sempre animado, John “Maddog” Hall, fez um apanhado da história da computação, e em especial do Linux, em sua palestra no fisl12 chamada de Happy Bithday, Linux. Presidente fundador da Linux Internacional, tem mais de 40 anos na indústria de Software, tendo vivenciado a origem do projeto ao lado de Linus Torvalds.

Os computadores, entre 1943 e 1977, eram extremamente grandes, caros e raros. Os poucos softwares que existiam eram, em sua maioria, de código aberto. Com o passar dos anos a indústria da computação resolveu começar a lucrar e “fidelizar” os usuários através da criação de sistemas operacionais pagos, que passaram a obrigar a utilização de determinados programas. “Eu estava lá e foi exatamente isso que aconteceu”, garante.

O Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds, do Departamento de Ciência e Comunicação da Universidade de Helsink, Filândia. O processo foi realizado com a colaboração de diversos parceiros independentes através da Usenet (sistema de listas de discussão do início da internet).

No ano de 1991, o estudante finlandês ganhou um computador Intel 386 como presente de natal. Notou que o sistema operacional presente não utilizava de maneira adequada toda a capacidade do equipamento: foi o início do desenvolvimento do que é conhecido hoje como um dos símbolos do software livre.

John Maddog, que já era um profissional da área da tecnologia, ao saber da iniciativa, arrecadou cinco mil dólares para levar Torvalds aos Estados Unidos. Ao conhecer os planos do talentoso jovem teve a certeza do sucesso que estava por vir. “O Linux é inevitável”, provetizou ainda no ano de 1994.


Tags deste artigo: maddog fisl fisl12 linux

3434 comentários