Nesta quarta-feira (21), a Procempa apresenta no Centro de Eventos da Pucrs, na Capital, para os participantes do Fórum Internacional Software Livre, a palestra Porto Alegre Móvel e Livre – O projeto de m-Gov da prefeitura.

O evento, que ocorre a partir das 11h, terá como palestrantes o gerente de Tecnologia e Serviços, Eberli Cabistani Riella, o designer e gestor de projetos, Marcelo Roennau Lemos, e o desenvolvedor da divisão de Internet e Governo Eletrônico, Jossiano Noimann Leal.

A palestra tem como objetivo apresentar para o público a solução de Mobile Government da administração pública, que permite que usuários de dispositivos móveis acessem as informações e serviços públicos municipais de onde e quando desejarem.

O projeto, que já recebeu dois prêmios nacionais, como o Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, oferece para os dispositivos móveis o acesso a informações da prefeitura, como notícias, consulta a processos e autenticidade de certidões. O conteúdo pode ser obtido através de aparelhos como PDAs, Pocket PCs, celulares smartphones ou mesmo tocadores de MP3 (tais como o Ipod Touch).  

Para garantir a mobilidade, o conteúdo foi redimensionado, apresentando informações essenciais em interfaces limpas e adaptadas ao tamanho reduzido das telas. A opção é econômica para os usuários, à medida que reduz o tráfego de dados. Segundo o gerente responsável pelo projeto, Eberli Cabistani Riella, a Procempa foi uma das primeiras empresas a investir no mercado móvel, com um projeto planejado ainda em 2005.

Fonte Jornal do Comércio