Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias do FISL

3 de Julho de 2013, 0:00 , por Valessio Brito - | 2 pessoas seguindo este artigo.
O Fórum Internacional de Software Livre (FISL) acontece anualmente na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O FISL é considerado um dos maiores eventos do mundo na área por proporcionar uma discussão técnica, política e social sobre software livre de forma integrada. Reúne discussões, palestras, personalidades e novidades nacionais e internacionais do mundo do software livre.

Ministério das Comunicações lançou o concurso INOVApps

12 de Agosto de 2014, 10:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

No dia 01 Agosto 2014 o Ministério das Comunicações divulgou uma notícia sobre o Concurso INOVApps.

Segue abaixo uma descrição mais detalhada do concurso.

Dentre os objetivos da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos, promovida pelo Ministério das Comunicações, está o apoio ao desenvolvimento de aplicativos e conteúdos para dispositivos digitais. O objetivo é estimular pequenos desenvolvedores e empresas da área da economia criativa.

Essa ação que está alinhada à política nacional de uso de software livre e vem casada com a previsão de que smartphones beneficiados com isenção fiscal tenham um pacote mínimo de aplicativos nacionais embarcados.

Além disso, o governo identificou a necessidade de se gerar conteúdos para equipamentos de televisão digital. Com a transição da transmissão analógica para a digital, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai distribuir aparelhos, chamados set-top-box (que permitem a recepção da televisão digital terrestre), às famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

Na ação de fomento a aplicações, a principal medida em desenvolvimento é a promoção do Concurso INOVApps, que pretende premiar 25 aplicativos de utilidade pública e 25 jogos sérios para dispositivos móveis e smart TVs.

Concurso INOVapps

O Concurso INOVapps tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de aplicativos e jogos sérios de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas.

Estão habilitadas a participar do Concurso pessoas físicas e empresas. Na categoria pessoas físicas, enquadram-se autores ou desenvolvedores com no mínimo 18 anos de idade, brasileiros natos ou naturalizados. Na categoria empresas estruturadas, enquadram-se pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil classificadas como microempreendedor individual, micro, pequenas e médias empresas.

As propostas de projetos submetidas devem estar enquadradas em um dos seguintes temas:

  1. Direitos e Defesa do consumidor
  2. Educação / Ensino
  3. Saúde
  4. Mobilidade Urbana
  5. Segurança Pública
  6. Turismo e Grandes Eventos
  7. Gestão colaborativa de utilidade pública
  8. Tratamento de indicadores de políticas públicas (dados abertos)
  9. Difusão de campanhas de utilidade pública

O Concurso selecionará 25 projetos inéditos e originais de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis com prêmio no valor de R$ 80 mil para cada app selecionado; e outros 25 jogos sérios, com prêmio no valor de R$ 100 mil para cada jogo selecionado.

Os apps e os jogos podem ser desenvolvidos para Android, iOS, HTML 5, Windows Phone, BlackBerry e Ginga.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro de 2014.

Mais informações: http://www.comunicacoes.gov.br/inovapps

 



Fotos e vídeos do Software Livre na Campus Party Recife 3 #CPRecife3

12 de Agosto de 2014, 10:22, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A área de Software Livre na Campus Party Recife 3 que aconteceu de 23 a 27 de julho de 2014 promoveu cinco palestras e um painel no Palco Pitágoras, e três oficinas no espaço de Workhops. Além disso, Jon Maddog Hall fez duas palestras no Palco Principal.

Veja abaixo as fotos e os vídeos de algumas dessas atividades.

Você pode conferir a programação completa em:

http://slcampusparty.com.br/blog/palestras-e-oficinas-confirmadas-sl-cprecife3

Notas musicais com software livre

Vídeo:

Quatro anos de Revoltas Interconectadas – de Túnis ao Brasil

Fotos:

Vídeo:

Confecção de jornal utilizando software livre: o caso do jornal universitário O Estudante

Fotos:

Vídeo:

Criptomodeas podem ser livres? Possíveis futuros para o dinheiro

Vídeo:

O hoje e o amanhã do LibreOffice

Vídeo:

Você sabe o quanto é espionado? E como evitar?

Foto:

Notícia no UOL:

Vídeo:

LibreOffice Writer com foco na área operacional

Mercado de Trabalho e Software Livre

Foto:

Vídeo:

Poupando dinheiro com Software Livre

Fotos:

Vídeo:

Ganhando desempenho em seu software

Fotos:

Vídeo:



 



Inscrições abertas para o II Encontro Nacional do LibreOffice

7 de Agosto de 2014, 14:11, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Comunidade LibreOffice do Brasil anuncia o II Encontro Nacional do LibreOffice, nos dias 26 e 27 de setembro de 2014, nas instalações do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo.

O Encontro Nacional é uma oportunidade para a comunidade brasileira de usuários e desenvolvedores do LibreOffice de interagirem e participarem de palestras e oficinas sobre o tema da Comunidade do LibreOffice, de software livre e do próprio software, em nível de usuário e em nível de desenvolvedor.

As oficinas do evento abordarão técnicas de utilização intermediária das aplicações do LibreOffice, em planilhas, editoração de textos, apresentações, desenhos e banco de dados. Será uma oportunidade para os interessados terem um primeiro contato com o universo do LibreOffice e começarem a utilização profissional das ferramentas.

As palestras abordarão os temas de desenvolvimento de software, padrões abertos de documentos e casos de sucesso na implantação do LibreOffice no setor publico e privado. Será uma boa oportunidade de conhecer dicas e soluções para os problemas e desafios de uma mudança de ferramenta de edição de documentos.

Para mais informações, acesse o site do encontro:

http://encontro.libreoffice.org



Ricolândia produz animação para a Comunidade LibreOffice Brasil

31 de Julho de 2014, 21:24, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Comunidade LibreOffice Brasil fez uma parceria com a empresa Ricolândia, sediada no Rio de Janeiro e desta parceria foi produzida uma animação sobre o LibreOffice. A animação teve o seu lançamento no Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ na segunda-feira (28/07/2014) e foi todo criado com ferramentas de código aberto.

A Comunidade LibreOffice Brasil agradece imensamente ao produtor da animação, Ricardo Graça que nos contemplou com este belíssimo trabalho.

Assista aqui:

Fonte:

Crédito: Ricolândia

Notícia publicada em: http://blog.pt-br.libreoffice.org/2014/07/29/animacao-sobre-o-libreoffice



TDC 2014 em Sao Paulo terá trilha de Software Livre

31 de Julho de 2014, 21:21, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Trilha Software Livre é destaque na TDC2014

Com temática sobre a forma natural de desenvolver software em ambientes de rede, programação atrai para troca de experiências na quarta-feira (6).

A edição 2014 da The Developer's Conference (TDC2014) acontece em São Paulo pelo sétimo ano consecutivo. Diversas "trilhas" traçam destinos de muito conteúdo e conhecimento para desenvolvedores de software, de 5 a 9 de agosto, na Universidade Anhembi Morumbi. A Trilha Software Livre traz uma série de palestras para troca de experiências e tem como tema "Software Livre é a Forma Natural de Desenvolver Software em um Ambiente de Rede. E Você, Vai Ficar de Fora?".

Na programação da quarta-feira (dia 6), às 10h10, destaque para a palestra internacional com o escritor e engenheiro de software, Joel Spolsky, "What do Programmers care about", que acontece no Stadium. Em sua fala, "com o que os programadores 'top' realmente se preocupam quando procuram por um emprego". Na sequencia, a desenvolvedora Hanneli Carolina Tavante fala sobre "Software Livre – Guia de sobrevivência".

No período da tarde, muito JavaLivre, PHP e assuntos como .Net e o Open Source serão apresentados na Trilha Software Livre. De 14h10 às 15 horas, o bacharel em Ciência da Computação, Vinícius Souza, conversa com os desenvolvedores sobre "Microsoft e Open Source – Por que e como contribuir?". Depois, de 15h40 às 16h30, "O papel do Código Aberto na Internet das Coisas" e o novo mundo de possibilidades tecnológicas é debatido por Jomar Silva, engenheiro eletrônico especialista em padrões abertos e Open Source. Também tem o debate "Software Livre e a Computação em Nuvem", com Bruno Souza (JavaMan) e o 'artesão' e consultor, Edson Yanaga.

Mais debates e discussão com os palestrantes acontecem de 16h40 às 17h30, com o engenheiro de software sênior da Red Hat, Rafael Benevides. Ao final do dia, palestra sobre o projeto Lucene/Sorl e o por quê do projeto Apache DeltaSpike estar bastante falado ultimamente.

Na coordenação da Trilha Software Livre, o presidente do SouJava, Bruno Souza; e os desenvolvedores Priscila Mayumi Sato e Otávio Gonçalves de Santana. "Com tantas facetas do Software Livre, essa trilha irá focar no desenvolvedor de software. Como e por que se envolver com software livre, exemplos de projetos e histórias de brasileiros que participam de projetos reais e as principais questões práticas do dia a dia do desenvolvedor livre", explicam eles.

Os organizadores esperam a participação dos desenvolvedores de todo o país para melhorarem a aprendizagem e o ensino e se tornarem cada vez mais profissionais.

Serviço:

The Developer's Conference (TDC2014) – Edição São Paulo 2014

05 a 09 de Agosto, de 8 às 19 horas

Universidade Anhembi Morumbi, Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

Mais Informações:

http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2014/saopaulo/trilha-software-livre



The Document Foundation anuncia o lançamento do LibreOffice 4.3

31 de Julho de 2014, 21:19, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

  • Melhor interoperabilidade de arquivos OOXML e suporte a arquivos legados do Mac.
  • Melhor gerenciamento de comentários e trabalho com planilhas mais intuitivo.
  • Modelos 3D no Impress, e aspecto natural no MacOS X

Berlim, 30 de julho de 2014 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.3, o oitavo lançamento da suíte office livre após o nascimento do projeto em setembro de 2010, e do esforço combinado de milhares de voluntários e centenas de desenvolvedores. O programa chegou a um nível de maturidade que o torna adequado para todo tipo de instalação, especialmente com o suporte e orientação de empresas especializadas no software.

O LibreOffice 4.3 oferece um vasto número de melhorias e novas funcionalidades:

Interoperabilidade de Documentos: suporte ao OOXML Strict, melhorias na parte gráfica do OOXML (DrawingML, fontes temáticas, preservação dos estilos de desenho e atributos), incorporação de arquivos OOXML dentro de outro arquivo OOXML, suporte a 30 novas funções do Excel, suporte a planilhas e banco de dados do MSWorks, e formatos de arquivos legados do Mac, tais como o ClarisWorks, ClarisResolve, MacWorks, SuperPaint, e muito mais.

Gerenciamento de comentários: Os comentários podem agora serem impressos na margem do documento e podem ser formatados, bem como podem ser exportados e importados – em documentos ODF, DOC, OOXML e RTF, para aumentar a produtividade e atingir uma colaboração mais efetiva.

Planilhas mais intuitivas: O Calc permite agora executar muitas tarefas mais intuitivamente, graças ao destaque inteligente das células nas fórmulas, a exibição do número de linhas e colunas selecionadas na barra de status, a capacidade de inciar a edição de uma célula com o conteúdo da célula acima, e os modelos de conversão de texto selecionáveis pelo usuário.

Modelos 3D no Impress: Temos suporte para modelos 3D animados no novo padrão aberto glTF, bem como o suporte inicial a arquivos Collada e kmz disponíveis no Google Warehouse, para acrescentar um visual novo e animações nas palestras (por enquanto o suporte deste recurso é no Windows e no Linux).
Visual natural no MacOS X: O plano de fundo das barras de ferramentas são agora calculadas nativamente no OSX, o que oferece um visual natural muito aguardado nesta plataforma.

O LibreOffice 4.3 também suporta parágrafos “monstros”, que excedem 65,000 caracteres (um exemplo de um bug antigo de 11 anos que finalmente pode ser resolvido com a modernização do código fonte do LibreOffice).

Além disso, a acessibilidade melhorou definitivamente e se tornou padrão com a incorporação definitiva do framework IBM’s iAccessible2. A lista completa de novidades e melhorias está nesta página: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.3/pt-br

"O projeto LibreOffice mostra que uma grande comunidade de software livre pode viver e crescer vigorosamente sem a tutela de um fabricante de software, para libertar os computadores e seus usuários.” afirmou Thorsten Behrens, Presidente da The Document Foundation. “Não existe hoje melhor suíte office que o LibreOffice, em termos de recursos, interoperabilidade, suporte a padrões abertos de documentos e independência. Depois de muitos anos, o LibreOffice traz o controle do seu PC de volta a seus usuários".

Conforme os relatórios do serviço de varredura estática de código Coverity Scan, a qualidade do código fonte do LibreOffice melhorou dramaticamente desde 2012, ano em que começou a analisar o código, caindo de 1,11 defeitos por 1000 linhas de código (acima da média da indústria de software), para a liderança de 0,13 defeitos por 1000 linhas (mais informações em http://softwareintegrity.coverity.com/register-for-libreoffice-scan-report.html). O LibreOffice é constituido por mais de 9 milhões de linhas de código.

Os detalhes técnicos deste lançamento podem ser consultados nas seguintes páginas: https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.0/RC1 (RC1), https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.0/RC2 (RC2) e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.0/RC3 (RC3).

Baixe já o LibreOffice

O LibreOffice 4.3.0 e LibreOffice 4.2.6 estão disponíveis no link: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja .

Extensões e modelos para complementar a instalação do software e acrescentar funcionalidades específicas estão disponíveis aqui: http://extensions.libreoffice.org.

Os usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem dar apoio à Document Foundation com doações no sitio http://donate.libreoffice.org. Os valores arrecadados serão usados para crescer o projeto a nível global e local.

Link para o blog da Document Foundation: http://blog.documentfoundation.org

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Desde Janeiro de 2014, a TDF tem 190 membros e mais de 3000 voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contato para Imprensa

  • Eliane Domingos de Sousa (sediado no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3)
  • E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org
  • Skype: elianedomingos
  • Florian Effenberger (sediado em Munique, Alemanha, UTC+1)
  • Fone: +49 8341 99660880 – Celular: +49 151 14424108
  • E-mail: floeff@documentfoundation.org
  • Charles H. Schulz (sediado em Paris, França, UTC+1)
  • Celular: +33 6 98655424 – E-mail:
  • charles.schulz@documentfoundation.org
  • Italo Vignoli (sediado em Milão, Italia, UTC+1)
  • Celular: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
  • Skype: italovignoli – Gtalk: italo.vignoli@gmail.com

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Fonte: Blog LibreOffice Brasil



ASL participou do programa Conexão Futura sobre Marco Civil

21 de Julho de 2014, 13:55, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O programa Conexão Futura do Canal Futura exibido no dia 2 de julho de 2014 e apresentado por Cristiano Reckziegel trouxe a discussão sobre o Marco Civil da Internet.

Participaram do debate Marco Sinhoreli, representante da Associação Software Livre.Org e diretor nacional do Cloud Security Alliance; Patrícia Queiroz, especialista no Direito da Internet e professora de Direito Civil da Faculdade Mackenzie Rio; Juliana Nolasco, diretora- executiva do Instituto de Tecnologia Social (ITS); e, por telefone, Tarcísio Meneghetti, professor de Direito Empresarial na Universidade do Vale do Itajaí (SC).

O debate foi focado em três pontos principais do Marco Civil:

  • Neutralidade da rede
  • Privacidade na web
  • Registros de acessos

Vale a pena assistir para conhecer um pouco mais sobre quais mudanças o ‪Marco Civil‬ traz para a vida do cidadão comum que usa a rede mundial de computadores.



Empresas e entidades começam a assinar o Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre

17 de Julho de 2014, 22:43, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Associação Software Livre.Org teve a iniciativa de criar o Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre para os interessados em divulgar o código-fonte de seus softwares e ao final do FISL15 divulgou as primeiras empresas e entidades que assinaram o documento. São elas:

  • Software Greve - utilizado para inscrição de participantes no FISL: assinado por Ricardo Fritsch, Coordenador da Associação Software Livre.Org.
  • Software Papers - utilizado no controle de palestras e oficinas no FISL: assinado por Ricardo Fritsch, Coordenador da Associação Software Livre.Org.
  • Software Adempiere BR - solução de gestão integrada: assinado por Rafael Peregrino da Silva.
  • Software Ceos - utilizado em licenciamento ambiental: assinado por Fabricio Reis da Silva.
  • Banco de Árvores - utilizado no levantamento colaborativo de espécies: assinado Fabricio Reis da Silva.

O Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre diz o seguinte:

Considerando:

  1. O Manifesto GNU, que foi escrito por Richard Stallman e publicado em março de 1985 no Dr. Dobb's Journal of Software Tools como uma explicação e definição do objetivo do Projeto GNU, e uma convocação para apoio e participação;
  2. O Movimento mundial que tornou o Software livre um fenômeno comercial a partir do final dos anos 90 e desde então sua participação na Indústria de TI tem crescido em ritmo constante, consolidando o Software Livre como um modelo de negócios;
  3. A missâo da Associaçáo Software Livre, de difundir o software livre e seus princípios, propiciando espaço de discussão, apoio, organização e visibilidade a modelos, sistemas, iniciativas e resultados que promovam o conhecimento compartilhado para o desenvolvimento humano;
  4. A circunstância especial deste grande encontro que é o Fórum Internacional Software Livre.

Declaro, perante o público (físico e virtual) presente ao 15 Fórum Internacional Software Livre, que:

Eu, ___, CPF ___ RG ___, natural de ___ e residente em ___ em consonância com os propósitos referidos e a proveitando a circunstância especial deste momento, declaro meu compromisso público de tornar SOFTWARE LIVRE o código referente à solução/aplicaçăo/sistema doravante conhecido como ___, publicando-o da forma adequada, sob licenças reconhecidas e em repositórios livres, seguindo todos os ritos formais necessários para tal.

Estou de acordo que estes procedimentos deverão ser encaminhados e concluídos antes do próximo FISL, quando somente então será comunicada em cerimônia es pecial, a condição efetiva de lançamento no FISL, do código em questão, oportunidade em que receberei placa alusiva.

 

Fabrício Reis assinando o Termo.

 

Rafael Peregrino da Silva assinando o Termo.

 

Se você também tem interesse em assinar o Termo, entre em contato com a ASL para receber mais detalhes através do email: asl@asl.org.br



Slackware Linux completa 21 anos - queremos a comunidade no FISL16

16 de Julho de 2014, 11:45, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Há exatos 21 anos, Patrick Patrick Volkerding lançava a primeira versão da distribuição Linux mais antiga que ainda continua em evidência nos dias atuais. Seu objetivo era produzir um sistema baseado na simplicidade e estabilidade.

Sua principal peculiaridade é a de ser um sistema com poucas ferramentas de configuração com interface gráfica. Hoje existem ferramentas que o tornem mais simples, mas a necessidade de conhecimentos específicos para tirar o melhor proveito de suas potencialidades faz com seja mais popular entre os usuários avançados do Linux.

Saiba mais sobre o projeto no site oficial.

Desde 2012 não temos a participação de nenhum grupo Slackware na área de Grupo de Usuários do FISL.

Desejamos muito que no FISL16 os usuários do Slackware voltem a participar de forma organizada e possam ter a sua representatividade marcante no evento. E que voltem também a dar palestras sobre essa histórica distro GNu/Linux.



Eliane Domingos apresentou as novidades do LibreOffice

15 de Julho de 2014, 14:03, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Eliane Domingos é empresária, presta serviços de Consultoria e Treinamento, com especialidade nas ferramentas LibreOffice e Ubuntu. Foi eleita recentemente membro do Conselho Diretor da TDF (The Document Foundation) na função de Vice-presidente. Conhecida na comunidade de Software Livre principalmente por sua dedicação ao LibreOffice, atua entre outras coisas como organizadora do Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ e editora da Revista LibreOffice Magazine.

No FISL15, a Eliane iniciou sua palestra às 10h na sala 41C às 10h com o título "O hoje e o amanhã do LibreOffice, novidades de lançamento da versão 4.2" falando  sobre as novidades desta versão da suíte de escritórios como a nova tela de abertura da suíte, o aumento da interoperabilidade dos formatos proprietários docx e xlsx, e posibilidade de colocar borda no caractere. Na sequência ela apresentou as outras novidades específicas do Writer, do Calc e do Impress.

A Eliane também falou sobre as muitas novidades prometidas para a versão 4.3. Vale a pena assistir a gravação para conhecer todas as melhoras que estão por vir.

Ao final, a Eliane aproveitou para falar sobre uma importante ajuda que os usuários comuns podem prestar para o LibreOfffice que consiste em reportar bugs.

"...a gente sempre pede ajuda, a gente tem aqui pouquíssima gente no Brasil que nos ajuda nessa questão de teste, aliás eu só escuto muito chororô, reclama-se muito né, mas na hora de relatar, reportar um problema é dificílimo tá? A gente sabe muito bem que existe a chamada barreira do idioma, a gente entende isso mas a gente da comunidade, a gente diz oh fulano, se você encontrou um problema traga esse tema pra gente, a gente abre o reporter pra vocês e leva para os desenvolvedores, e aí a gente vê. Vai entrar em uma fila de espera tá gente? Porque os pedidos são imensos, eu acho que muitas vezes os desenvolvedores são aqueles gênios Aladim que as pessoas acham que esfregam a lâmpada e aí o desenvolvedor vai atender o pedido. Nós temos uma fila de espera tá gente?"

Assista o vídeo aqui.