Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Festival de Cultura e Economia Colaborativa oferecerá 50 horas de atividades gratuitas

8 de Julho de 2014, 23:52 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 12 vezes

Lançada a 1º edição do Festival de Cultura e Economia Colaborativa Sharefest. O evento é uma iniciativa da organização americana Shareable.net, e é organizado de maneira local e independente e tem cunho educativo. Serão oferecidas 50 horas e mais de 500 vagas em atividades gratuitas à comunidade de Porto Alegre tratando de temas como Sustentabilidade, Arte, Empreendedorismo Social, Mobilidade Urbana, entre outros.

Criado para celebrar e promover a colaboração local e o empoderamento social, o Festival trata de temas como compartilhamento de recursos, modelos sustentáveis para criação e distribuição de bens e serviços, educação e cooperação. O ShareFest Porto Alegre acontece no dia 19 de julho, das 10:00 às 21:30 horas, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Planejado, organizado e produzido por um grupo heterogêneo de pessoas ligadas às mais diversas áreas de interesse, o Festival angariou colaborações de empresas da iniciativa privada e de coletivos e cooperativas. Sem fins lucrativos, busca criar um dia em que as pessoas colaboram para que mais pessoas aprendam e descubram o poder da colaboração e do compartilhamento de recursos.

Para a organização do evento, o ShareFest contribui para Porto Alegre se tornar uma capital cada vez mais colaborativa. “O festival está sendo totalmente co-criado a partir da colaboração. Seja o conteúdo, sejam os recursos materiais necessários, tudo está sendo viabilizado e oferecido a partir da colaboração das pessoas, empresas, marcas, projetos, instituições e coletivos que acreditam na colaboração. O objetivo principal do evento é estimular a cultura e o trabalho colaborativo para transformar Porto Alegre em uma cidade inteligente, onde os recursos e espaços são compartilhados e na qual o bem estar das pessoas é a força motriz que se transforma em movimento e dita os rumos dos processos” comenta Philipe Martins que, ao lado de Alessandra Guglieri, são os conectores locais do Shareable e co-organizadores do festival em Porto Alegre.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES

As inscrições nas atividades poderão ser realizadas através da plataforma de aprendizagem colaborativa NósLab – um dos colaboradores do festival. A partir do dia 23 estarão disponíveis para inscrições as 10 primeiras atividades que compõe o festival, abertas a qualquer pessoa interessada pelos temas abordados. Outras atividades terão inscrições abertas no decorrer das próximas duas semanas.

As inscrições serão gratuitas, entretanto há a opção de colaboração financeira com o festival para custeio de insumos das atividades e dos recursos materiais necessários. Além disso, todos os participantes serão convidados a levar alimentos não perecíveis e roupas para repasse a instituição a ser definida.

A REDE DE CIDADES COLABORATIVAS E O SHAREABLE

A realização do ShareFest marca a entrada da capital gaúcha na Sharing Cities Network (Rede de Cidades Colaborativas), consolidando-a como a primeira cidade da América Latina a ingressar nesta rede composta por dezenas de centros urbanos e que conecta informações, projetos e pessoas espalhadas em por mais de 10 países e 4 continentes com o propósito de estimular a criação de sistemas mais colaborativos.

A SCN é criação pelo Shareable.net, organização criada em 2009 para servir como um hub de cidades colaborativas espalhadas pelo mundo, possibilitando o compartilhamento de dados e iniciativas focadas no desenvolvimento de um mundo melhor a partir da colaboração e empoderamento social.


Fonte: http://softwarelivre.org/fisl15/noticias/festival-de-cultura-e-economia-colaborativa-oferecera-50-horas-de-atividades-gratuitas

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.