Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Aracele Torres apresentou sua pesquisa de mestrado sobre a história do projeto GNU

6 de Julho de 2014, 23:31 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3 vezes

Aracele Torres é historiadora da Ciência e da Tecnologia, Doutoranda e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Produziu sua dissertação de mestrado sobre o Projeto GNU, cujo o título é "A tecnoutopia do software livre: uma história do projeto técnico e político do GNU". Conhecida na comunidade de Software Livre por sua colaboração ao projeto KDE onde atua nas áreas de tradução de software e promoção. 

Com o título "A história do GNU: 30 anos de criação do software livre" a palestra aconteceu no FISL15 às 14h do dia 09 de maio, na sala 41B. Aracele fez um relato histórico mostrando desde a criação da indústria do software, passando pela criação do projeto GNU, o nascimento da GPL, a chegada do Linux, a importância dos anos 2000 para o crescimento do Software Livre.

No final da sua apresentação, a palestrante comentou sobre a recente polêmica envolvendo a suposta morte do movimento software livre no Brasil e participação do Ubuntu neste processo. Baseada em seus estudos sobre os movimentos software livre e open source, ela disse:

"Na minha opinião eu acho que o Ubutu não é causa,  se tem um enfraquecimento deste movimento do software livre no Brasil ou em qualquer lugar, o Ubuntu é consequencia porque eu acho que é consequencia de um esforço do open source de deslegitimar o movimento free software, e o ubuntu é só uma consequencia disso, uma coisa muito maior, se é que o Ubuntu tem ou não tem a ver com isso. E como o próprio Stallman fala, depois de 98 se tornou mais difícil falar ou tentar fazer com que as pessoas usassem software livre justamente por esse esforço do movimento open source. Você tem uma série de empresas enormes investindo dinheiro pesado no pessoal, no Linux, no pessoal que defende open source, você tem pessoal batendo direto nessa tecla do open source e tudo mais. Então depois de 98 realmente ficou difícil falar."

Não deixe de assitir a gravação da palestra para conhecer a história rica destes 30 anos do GNU!

Vídeo


Fonte: http://softwarelivre.org/fisl15/noticias/aracele-torres-apresentou-sua-pesquisa-de-mestrado-sobre-a-historia-do-projeto-gnu

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.